Rabat: líderes militares americanos e africanos reunidos sobre a "Segurança da Informação"

Os trabalhos de um simpósio realizado, quinta-feira passada, em Rabat, Marrocos, envolvendo o comando militar dos Estados Unidos na África “AFRICOM” objetivando o fluxo das comunicações, de sistemas de informação e cibersegurança, contando com a participação de Marrocos e de vários países africanos.

Tal seminário, organizado pelas Forças Armadas Reais Marroquinas "Africa Endeavor 2021", de 16 a 19 deste mês de agosto, cuja participação foi de vários militares de 20 países africanos através de videocomunicação.

Tal simpósio anual sobre comunicações pela qual participam altos funcionários do comando militar dos EUA na África, cuja discussão concentra sobre as oportunidades para melhorar o treinamento, as capacidades de comunicação das forças armadas e capacitar a interoperabilidade das operações multinacionais.

Sobre este assunto, o Tenente Coronel Adel Al-Alali, da Inspeção do Corpo de Sinalização do Alto Comando das Forças Armadas Reais sublinhou que este simpósio anual se insere no quadro de uma estreita cooperação entre o Reino de Marrocos e os Estados Unidos da América, tendo em vista a implementação das instruções do Rei Mohammed VI, Comandante Supremo e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Reais.

Para o experto militar Al Alali, numa nota junto ao jornal Hespress, tal simpósio se insere na dinâmica excepcional da frutuosa cooperação entre o Reino de Marrocos e os Estados Unidos da América, tendo por objetivo desenvolver a interoperabilidade dos sistemas de informação e comunicação das forças armadas dos países africanos, aumentando a capacidade da segurança cibernética.

Tal militar marroquino referiu ao dizer que este seminário, organizado no pleno respeito das medidas cautelares exigidas, indicando que os expertos marroquinos e estrangeiros têm procedido a uma série de apresentações sobre a interoperabilidade e cibersegurança dos sistemas militares de informação e comunicação.

Por sua vez, o Coronel Jesse Phillips, diretor de sistemas de comando e controle, dos sistemas de comunicação e informação do Comando dos Estados Unidos na África esclareceu que esta importante reunião anual se concentra em temas como comunicações e segurança cibernética.

Nesse sentido, Phillips destacou que o simpósio se concentrou em ajudar os parceiros a aprimorar as capacidades de defesa, além de aprimorar a interoperabilidade dos sistemas; como um meio fundamental para permitir as parcerias militares alcançar o sucesso em toda a África, mantendo a segurança e estabilidade na região.

Num comunicado junto à imprensa, o oficial militar dos EUA declarou saudar as táticas, treinamento, operações e sistemas com os militares dos EUA e parceiros em toda a África, tendo em vista melhorar a capacidade das organizações militares, bem como a Força de Reserva Africana liderada pela União Africana , podendo participar em missões humanitárias, de socorro em situações de desastres e manutenção da paz.

No mesmo comunicado, o Coronel Phillips acrescentou que Marrocos é um líder regional no domínio da segurança, contribuindo no alcance da segurança no resto do continente através da formação e das operações de manutenção da paz na qual participa.

O Diretor de Comando do Controle, das Comunicações e dos Sistemas de Informação do Comando dos EUA na África saudou ainda "a relação dos Estados Unidos com o Marrocos que é a mais longa da história do nosso país,  cuja parceria considerada exemplar",  o Marrocos tem permitido neste encontro revisar o seu papel de liderança na manutenção da segurança regional.

Tal comunicado de imprensa do Comando dos EUA para a África (AFRICOM) considerou que a realização do simpósio Africa Endeavor tem acontecido menos de dois meses após o fim das manobras do Leão Africano. O primeiro e maior exercício militar anual de liderança no continente africano, tais manobras e exercícios constituem elementos essenciais da parceria de segurança vital e de longa data entre os Estados Unidos e o Reino de Marrocos.

“Enquanto os Estados Unidos e Marrocos celebram mais de 200 anos de amizade, o Reino Unido continua sendo uma valiosa fonte de segurança que apóia um continente africano, de modo seguro e protegido”, esclareceu o comunicado do militar AFRICOM.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 20/08/2021
Código do texto: T7324562
Classificação de conteúdo: seguro