As Forças Armadas Reais marroquinas tornam inofensivos os "radares inimigos" pelo sistema eletrônico "Coral"

As Forças Armadas Reais marroquinas são cada vez mais equipados com equipamentos de guerra, como os lançadores de mísseis americanos “HIMARS”, uma opção que visa a fortalecer a defesa militar, adquirindo o sistema de guerra eletrônico “Koral” da Aselsan, característica do gigante, pertencente a indústria de defesa turca.

De acordo com o site Global Defense Corp., especializado em negócios militares, o Marrocos ia receber um aparelho de guerra eletrônica KORAL, 2023 e 2024 da indústria Aselsan, gigante da indústria de defesa turca, sendo parte de um contrato assinado, junho passado no valor de cerca de 42 milhões de euros.

O aparelho Coral é um sistema de guerra eletrônico portátil do solo. Tal sistema foi desenvolvido no sentido de bloquear e enganar radares inimigos. Cujo arsenal projetado e fabricado pela Aselsan, empresa turca, cujos sistemas eletrônicos são para as Forças Armadas turcas; desenvolvido no âmbito do Ground-Based Jamming System Project, projetado em 2009.

O sistema KORAL detém capacidade de interceptar, analisar e até localizar sinais de radar convencionais e complexos. Tal aparelho de guerra eletrônica KORAL tem a capacidade de bloquear, enganar e até mesmo impedir o funcionamento de radares hostis.

A este respeito, Mohamed Benhamou, especialista em segurança e assuntos militares considerou que “as Forças Armadas Reais com este equipamento, pronto para enfrentar todos os perigos e ameaças externas, no quadro de uma estratégia militar abrangente, visando a desenvolver as capacidades e competências do combate em favor dos membros das forças; capazes de repelir todos os tipos de ameaças. ”

Sr Benhamou explicou, numa nota junto ao Hespress, que "o recente acordo militar veio à luz da orientação das Forças Armadas Reais, no sentido de fazer face às ameaças emergentes que se tornaram um verdadeiro desafio para a segurança pública", anotando que "há um desenvolvimento de equipamentos arsenais, correspondendo as ameaças tradicionais e assimétricas. "

O experto militar sublinhou que “a instabilidade da segurança no Norte de África e no Sahel preocupa a comunidade internacional, cujas Forças Armadas Reais aumentam a vigilância e eficácia dos equipamento militar e do combate”, tornando o “Marrocos cada vez mais orientado na política de defesa”.

“Tais oponentes do Marrocos na região buscam a arrastar a região na violência e na instabilidade”, sublinhou Benhamou, anotando que “o reino aspira fortalecer o sistema de defesa, por meio de uma estratégia militar abrangente, através de diferentes aparelhos arsenais, mecanismos e dispositivos de combate”.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário, Rabat, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 19/07/2021
Código do texto: T7302831
Classificação de conteúdo: seguro