Ilustração: Recorte capa livro Didática geral através de módulos instrucionais. Angela Reis/Vera Joullié - Editora Vozes
SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

Módulo instrucional é uma unidade de ensino (conjunto de atividades planejadas) que propõe ao aluno, em termos comportamentais, os objetivos a serem atingidos e variadas atividades  para alcançar esses objetivos.
 
Suas características principais são a linguagem metódica e didática, a  utilização de quadros-resumo, mapas mentais e glossários, a prática imediata da teoria mediante exercícios e outras atividades, as instruções passo a passo, a disposição de notas e lembretes à margem do texto expositivo, o uso de personagens.

TÉCNICAS APLICÁVEIS AO ENSINO MODULAR

Nesses módulos instrucionais, podem ser examinadas também outras técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem, como estas:
 
Atividades práticas,
Dicas e técnicas Úteis
Leitura dirigida
Atividades em grupo
Linkoteca (indicação de sites interessantes)
NETAtividades (pesquisa ou leitura dirigida na WEB)
 
No quadro abaixo, são descritas algumas dessas técnicas e o seu uso prático.

TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA MÓDULOS INSTRUCIONAIS A DISTÂNCIA, COM RECURSOS ELETRÔNICOS
 E-Biblioteca
 
- Disponibilização de apostilas eletrônicas e E-Books de interesse
- Sites Comentados
- Comentários sobre sites interessantes para estudo e/ou pesquisa
- Linkoteca
- Coletânea de links sobre determinados temas e/ou acesso comentado a textos eletrônicos de interesse

 
 Link Eletrônico para Artigos

     Link que leva a artigos relacionados com a matéria em estudo

 WebQuest

 
É uma metodogia para aprendizagem na internet criada pelo educador americano Bernie Dodge. É, em suma, uma página da Internet que propõe um problema para aluno buscar a(s) solução (ões).
 
A metodologia não exige o conhecimento de conteúdos programáticos, mas sim incentiva a criatividade, a pesquisa e o raciocínio do aluno, fazendo com que ele interaja com novas informações disponíveis em meio eletrônico.
 
Pode-se dizer que se trata de uma pedagogia de projetos: uma tarefa é proposta para que um objetivo seja atingido, mediante o recurso da ferramenta eletrônica.
 
Uma WebQuest de  curto prazo pode levar uma semana para ser concluída; a de longo prazo, de uma semana até um mês ou mais.
 
 IntraQuest

 
A metodologia da WebQuest pode ser adotada em qualquer área do conhecimento, inclusive em treinamentos internos às instituições. Com efeito, basta imaginar os dados/informações disponíveis nas intranets para se montar um exercício interessante. Com certeza, lá estão:

     - Manuais de procedimentos
     - Instruções sobre produtos, vendas, marketing
     - Código de ética
     - Planejamento estratégico
     - Informações sobre produtos
     - Direitos e deveres dos funcionários
     - E muitas outras informações estratégicas...

É só usar criatividade, um bom planejamento e pode-se desenvolver uma IntraQuest.

 
 

O ENSINO POR MÓDULOS INSTRUCIONAIS

Modernamente há uma ênfase na necessidade de se usarem estratégias que levem o maior número possível de alunos a atingir altos níveis de desempenho, evitando-se assim o fracasso e mediocridade.

Em 1968, Benjamin S. Bloom (1968), fundamentando-se no modelo de Carrol, publicou o seu já famoso artigo Aprendizagem para o Domínio, declarando que 90 a 95% dos alunos têm possibilidade de aprender tudo o que lhes ensinamos, desde que lhes ofereçamos condições para tal.

No início dessa década [1970], surgiu nos Estados Unidos um movimento chamado Ensino Baseado na Competência, que é identificado como uma estratégia de ensino individualizado. Utiliza variadas técnicas de ensino, desde as tradicionais aulas expositivas ou leituras em livro-texto até as formas mais sofisticadas de instrução individualizada e autodirigida, com o uso de vídeoteipe, computadores, etc. Como ponto de partida é necessário estabelecer quais as competências desejadas para que os alunos atinjam, para depois então planejar o modo de fazer com que cada aluno as alcance.

O Ensino Baseado na Competência fundamenta-se nos seguintes pressupostos (Howsan 1971.a):
  • toda aprendizagem é individual;
  • o indivíduo, assim como qualquer sistema, é orientado por metas a serem atingidas;
  • o processo de aprendizagem se torna mais fácil quando o aluno sabe precisamente o que se espera dele;
  • o conhecimento preciso dos resultados também favorece a aprendizagem;
  • é mais provável que o aluno faça o que se espera dele e o que ele deseja para si próprio se lhe for entregue a responsabilidade pelas tarefas de aprendizagem.
O ensino baseado na competência é uma das formas de se concretizar a aprendizagem para o domínio, preconizada por Bloom. O ensino baseado na competência geralmente utiliza o "módulo instrucional" como seu material de ensino.

Arends (1973) e seus companheiros dizem que "um módulo instrucional é um conjunto de atividades planejadas para facilitar o alcance de um objetivo ou conjunto de objetivos".

Podemos dizer que um módulo é uma unidade de ensino que propõe ao aluno, em termos comportamentais, os objetivos a serem atingidos e variadas atividades para alcançar esses objetivos.

Os módulos de que trata este trabalho compõem-se das seguintes partes:
  • A. Introdução: dá ao aluno uma visão geral do que será tratado no módulo.
    B. Objetivos: comunicam ao aluno, em termos comportamentais, o que ele será capaz de fazer ao final do estudo do módulo.
    C. Pré-teste: verifica se o aluno já possui os comportamentos finais, isto é, se sabe aquilo que lhe será ensinado através do módulo.
    D. Pré-requisito: indica o que o aluno deverá saber para iniciar o estudo do módulo.
    E. Atividades: são meios sugeridos ao aluno para que possa alcançar os objetivos. São optativas.
    F. Avaliação: compõe-se de duas partes. A 1a., que chamamos de pós-teste, mede exatamente os objetivos propostos, ao nível das três primeiras categorias do domínio cognitivo da Taxionomia de Bloom (conhecimento, compreensão e aplicação). A 2a. parte, denominada, "Trabalho para o domínio 100", verifica a aprendizagem a nível de [sic] de "síntese", de acordo com Bloom. Este trabalho é optativo, podendo o aluno optar por não fazê-lo. O pós-teste vale 90% da nota do módulo e o trabalho para domínio 100% vale 10%.
    G. Fluxograma: é a descrição gráfica dos procedimentos previstos para o módulo.
(Fonte: Zélia Domingues Mediano.
Módulos Instrucionais para Medida de
Avaliação em Educação – Ed. F. Alves, RJ, 1977.)

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MODELO DA ESTRUTURA DE UM MÓDULO INSTRUCIONAL APLICADO A DISTÂNCIA 

1. TEMA: Fonemas e Letras
2. PRÉ-REQUISITO: Nenhum
3. FINALIDADES DO MÓDULO: Este instrumento tem por principal finalidade o desenvolvimento de técnicas de leitura para compreensão de textos e o estudo dos fonemas, letras, grupos vocálicos e sílabas das palavras.
4. OBJETIVOS DE ENSINO: Ao término do estudo dos anexos que compõem este instrumento, você será capaz de:
    1. Identificar, com a utilização do dicionário, o significado das palavras destacadas no texto dado;
    2. responder a questões de compreensão relativas a textos dados;
    3. reconhecer, nas palavras, consoantes, vogais, semivogais e dígrafos;
    4. reconhecer, nas palavras, os encontros vocálicos;
    5. classificar, nas palavras, os encontros vocálicos;
    6. aplicar regras de separação silábica.
5. PRÉ-AVALIAÇÃO: Antes de iniciar as atividades deste módulo, realize a pré-avaliação. Se você acertar 80% das questões propostas, estará  dispensado de estudar o assunto tratado neste instrumento. Se, no entanto, seu rendimento for interior ao estipulado, leia com cuidado os anexos e faça os exercícios.
6. ATIVIDADE DE ENSINO: Leia os ANEXOS que compõem este módulo e faça as atividades neles propostas.
  • ANEXO A: Leitura e compreensão de textos
    ANEXO B: Fonemas e letras
    ANEXO C: Sílabas e encontros vocálicos
7. PÓS -AVALIAÇÃO: Após realizar as atividades, reveja os objetivos aprentados. Se se sentir seguro nos objetivos traçados, faça a pós-avaliação.
Se o seu rendimento for igual ou superior a 80%, passe para o módulo seguinte. Se não, realize as Atividades de Reestudo e refaça a pós-avaliação.
8. ATIVIDADES DE REESTUDO: Apresentamos-lhe, após os anexos, um roteiro de reestudo do assunto. Leia-o com cuidado e siga os passos nele propostos.
9. ATIVIDADE OPTATIVA: Como atividade optativa, apresentamos-lhe uma divertida crônica de Luís Fernando Veríssimo, a respeito das letras.
Vale a pena lê-la.
(Fonte: Squarisi, Dad Abi Chahine
Comunicação e expressão. Brasília:
Banco Central, 1988- Módulo 1.)

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METODOLOGIA PARA CURSOS A DISTÂNCIA COM MONITORIA

O curso será ministrado na plataforma Tal.

As aulas serão aplicadas a distância, por meio dos seguintes recursos

 
Tutoria a distância: apoio on-line de instrutores
Monitoria local: apoio local em atividades de: dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, realização de exercícios
Roteiro de Autoaprendizagem a distância: descrição de atividades de leitura, pesquisa e prática do conteúdo ministrado
Apostilas de Conteúdo: material resumido, com visão prática, exemplos do universo do treinando, utilização de personagens, escrito em linguagem didática, leve e dinâmica.
Material Complementar: sugestão de materiais e atividades para estudo complementar dos temas (artigos, livros, sites, e-books, etc.)
Atividades Práticas: aplicação das seguintes atividades, em cada caso:
  • atividades on-line: fórum de discussão, troca de informações e experiências, envio de sugestões, estudo de casos etc., envolvendo...
  • trabalho em grupo: entre todos os supervisores de equipe da unidade
  • trabalho com o grupo: participação do supervisor e os membros de sua equipe 

 
ACGuima
Enviado por ACGuima em 02/12/2020
Código do texto: T7125718
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