Esqueça o leão da receita federal

Está se aproximando o final do ano e é bom começar a juntar os documentos para elaboração da Declaração do Imposto de renda de 2021.

Mas por que a pressa? Simples meu caro. Você já ouviu falar do Tiranossauro Rex ? isso mesmo, aquele dinossauro o maior e mais temido de todos. Pois é, T-Rex é o nome do super computador, que pesa uma tonelada, da Receita Federal, o Dino para os íntimos.

Segundo dizem, esse computador, além de acompanhar o que você está digitando ainda vê a sua imagem e, pela sua expressão facial, pode até ler os seus pensamentos. Se é verdade ou não, é bom ficar esperto.

O fato é que, a partir de 2019, os programas de declaração do Imposto de renda da pessoa física, do Carnê leão, da Declaração do ITR etc. se atualizam automaticamente a partir da conexão com a Receita.

Isso quer dizer que quando você abre um desses programas já se conecta automaticamente ao T-Rex, e na medida em que vai digitando, os dados vão sendo gravados diretamente na memória do Dino.

Por exemplo, se você, ao preencher a sua declaração, digitar um carro, casa, apartamento, pagamento, recebimento ou outra informação e depois apagar, esses dados já digitados, ficarão retidos na Receita e poderão ser usados para posterior confronto.

Para evitar que informações ou dados sejam repassados para a Receita antes da conclusão da sua declaração, é recomendável que, antes de começar e durante todo o preenchimento, o seu computador esteja desconectado da internet.

Uma vez concluída a declaração, feita a revisão e confirmados os dados, você se conecta a internet e envia a declaração para a Receita Federal.

Jhon Macker
Enviado por Jhon Macker em 11/11/2020
Código do texto: T7109455
Classificação de conteúdo: seguro