Estudo sobre FAKENEWS 1

“A divulgação do verdadeiro e do falso (Fakenews) on line/ “The spread of true and false news online“

Investigamos a difusão diferencial de todas as notícias verdadeiras e falsas verificadas distribuídas no Twitter de 2006 a 2017. Os dados incluem ~ 126.000 histórias twittadas por

~ 3 milhões de pessoas mais de 4,5 milhões de vezes. Classificamos as notícias como verdadeiras ou falsas, usando informações de seis organizações independentes de verificação de fatos que exibiram concordância de 95 a 98% nas classificações. A falsidade difundiu-se significativamente mais longe, mais rápido, mais profundo e mais amplamente do que a verdade em todas as categorias de informações, e os efeitos foram mais pronunciados nas notícias políticas falsas do que nas notícias falsas sobre terrorismo, desastres naturais, ciência, lendas urbanas ou informações financeiras. Descobrimos que as notícias falsas eram mais novas que as verdadeiras, o que sugere que as pessoas tinham maior probabilidade de compartilhar informações novas. Enquanto histórias falsas inspiraram medo, repulsa e surpresa nas respostas, histórias verdadeiras inspiraram antecipação, tristeza, alegria e confiança. Ao contrário da sabedoria convencional, os robôs aceleraram a disseminação

de notícias verdadeiras e falsas na mesma proporção, o que implica que as notícias falsas se espalham mais do que a verdade porque os seres humanos, não os robôs, têm maior probabilidade de espalhá-la.

FONTE: SOCIAL SCIENCE

“The spread of true and false news online“

Soroush Vosoughi,1 Deb Roy,1 Sinan Aral2

Eliane Thompson
Enviado por Eliane Thompson em 04/08/2020
Código do texto: T7025997
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