Imagem: Google
Inovação
Inovação Uma palavra com significado importantíssimo para a sociedade. Em tempos de recessão, de desemprego, de competitividade buscar o diferencial é, de fato, um divisor de águas.
Em qualquer área de atuação estar aberto as mudanças e buscar o novo nos mantém vivos e no jogo. Mas, percebo que muitos acreditam que para ter sucesso é preciso criar algo novo, inusitado, nunca visto ou apresentado a sociedade antes; engano! Não vamos criar a roda novamente, precisamos apenas inová-la e assim colher os frutos das melhorias.
A inovação é um processo criativo e inspirador. O serviço de táxi sempre existiu, porém alguém inovou o setor de transporte com um novo serviço, chamado Uber. O sucesso da Avon se devia a sua força de vendas porta a porta; lembro-me quando chegava a vendedora com a revistinha e as mulheres faziam seus pedidos e aguardavam ansiosamente pela chegada do produto. Hoje, as vendas são on line, pelas redes sociais e com um portfólio imenso para escolher que produtos e de qual empresa comprar. São as inovações de mercado que acontecem diariamente diante de nossos olhos.
Os smartphones foram criados? Ou, houve uma junção de alguns equipamentos em um único aparelho condensando várias funcionalidades disponíveis na palma da mão? Telefone, gravador de voz, máquina fotográfica, câmera de vídeo, walkman, lanternas, agenda, calculadora, despertador, relógio, cronômetro, álbuns de fotos, etc... nada foi criado, apenas inovado - um modo diferente, racional e econômico de acessar o objeto de desejo em questão, rs.
Então nobre leitor (a), criar algo novo é maravilhoso, porém inovar algo que já existe pode lhe trazer ótimos dividendos. É preciso quebrar os paradigmas atuais e partir para a inovação seja em um serviço, comércio, confecção de um produto, na educação, onde for possível. O importante é dar asas a imaginação, acreditar no projeto e partir para a ação.
Alvaniza Macedo
05/02/2020
05/02/2020