HUMANIDADE FANTASMAGÓRICA PERANTE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O aquecimento global é o aumento da temperatura média da Terra, ele é produzido pelos gases que se acumulam na atmosfera. Esses gases, como o dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e outros são os fatores que acarretam o efeito estufa. Eles são, maiormente, produzidos por empresas e pela queima de combustíveis liberada pelos veículos.

Há pouco tempo, o Brasil sofreu com queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. Ademais, outros países também padeceram com desastres, destaca-se o furacão Dorian nas Ilhas Ábaco e Grande Bahama e o ciclone Fani que tocou a terra na Índia Oriental e Bangladesh.

Recentemente, a Austrália está sendo o palco das atenções ao redor do mundo. Desde meados de setembro de 2019, ela vem sendo abalada por incêndios florestais em larga escala. Segundo o Governo Australiano, esses são alguns números resultantes do desastre no país divulgados até na última terça-feira de janeiro (07):

8,4 milhões de hectares de matas nativas, florestas e parques queimados;

Até 1.25 bilhão de animas nativos mortos ou feridos pelo fogo;

1/3 da população de coalas dizimada pelos incêndios apenas em Nova Gales do Sul;

Mais de 2 mil casas perdidas além de 25 pessoas mortas incluindo bombeiros e voluntários

Não há mais dúvida de que o homem é responsável pelas alterações que o clima do planeta vem enfrentando desde a Revolução Industrial. Lamentavelmente, mesmo sabendo da culpa, acabamos por não aceita-la como se o problema não existisse ou que ele fosse apenas das entidades que regulam o clima. Tratamos aqui, de mudança de atitudes simples do nosso dia a dia como: reciclagem, economia de água, ida ao trabalho, se possível, a pé ou de bicicleta, consumo de alimentos orgânicos, regulagem do termostato das geladeiras, reaproveitamento da água da chuva, configuração da impressora frente e verso, cuidado com as bitucas de cigarro, entre outros. Medidas simples, mas com gigantesco ganho ao planeta.

Vale ressaltar que, o sol não conseguiria aquecer a Terra sem a presença do efeito estufa. A temperatura média do planeta ficaria muito mais fria. Sendo assim, o problema não é o efeito estufa, mas sim sua elevação.

Não basta apenas nos solidarizarmos com a imagem de um Canguru carbonizado em uma cerca. É emocionante? Sim, e como é, entretanto o montante de animais mortos passa de 1 bilhão. Vale ressaltar, ainda, que a busca incessante e frenética por riquezas materiais é um dos fortes entraves na redenção do planeta. Empresas e governos têm grande parcela de toda culpa. Há um processo burocrático deplorável para se marcar as reuniões das cúpulas envolvidas e, ao final, de cada encontro, só resta frustração. Ainda, nos resta a fé de que nunca mais o sol fique vermelho ou, que, seja difícil diferenciar a fumaça das nuvens. Esperança? Sim, ela é o que nos resta.