O mundo mudou para que Usina Nuclear ou Hidroéletrica???

Turbina eólica mais potente do mundo Haliade-X já produz energia

PorPedro Reis -Dez 26, 2019

Turbina Eólica Haliade-X

A holandesa Eneco começou a comprar energia elétrica produzida pelo protótipo da turbina eólica offshore Haliade-X de 12 MW do fabricante GE Renewable Energy.

A Haliade-X foi instalada no porto de Maasvlakte-Rotterdam, na Holanda. A energia produzida por esta fantástica turbina eólica está sendo comercializada pela Future Wind, uma joint venture entre as empresas Pondera Development e SIF Holding Netherlands.

Haliade-X a turbina eólica mais potente do mundo

A Haliade-X é enorme, possui capacidade de 12 megawatts (MW), uma altura de 260 metros e 107 metros de comprimento das pás.

A GE RENEWABLE ENERGY A DESCREVEU COMO A “TURBINA EÓLICA OFFSHORE MAIS PODEROSA DO MUNDO”.

Veja aqui mais informações sobre a turbina eólica Haliade-X.

Em comunicado divulgada, a GE informou que a turbina eólica produziu 262 megawatt-hora de energia recentemente em um período de 24 horas, o suficiente para abastecer 30.000 famílias na área. Em novembro passado, foi anunciado que a turbina gerou seu primeiro quilowatt-hora.

Embora projetada para o setor offshore, a GE Renewable Energy disse que o protótipo da Haliade-X 12 MW seria instalado onshore de forma a “simplificar o acesso para testes”. A GE pretende comercializar a Haliade-X no máximo a partir de 2021, com produção em série com início no segundo semestre desse mesmo ano.

Até o momento, a empresa diz que a Haliade-X foi escolhida como a turbina eólica preferida para vários projetos offshore. Isso inclui o projeto offshore de 3.600 MW do Dogger Bank no Reino Unido e o projeto de 1.100 MW da Ocean Wind nos EUA.

Jérôme Pécresse, Presidente e CEO da GE Renewable Energy, enfatiza que “demorou mais de 20 anos para o setor de energia renovável instalar os primeiros 17 GW de energia eólica offshore. Hoje, a indústria prevê que mais de 90 GW serão instalados nos próximos 12 anos.”

À medida que a tecnologia se desenvolve, o tamanho das turbinas eólicas vai aumentar.

Em setembro de 2018, a MHI Vestas Offshore Wind lançou o que descreveu como “a primeira turbina eólica de dois dígitos disponível comercialmente no setor eólico”, a V164-10.0 MW. A V164-10.0 MW possui pás de 80 metros de comprimento, pesando 35 toneladas cada e uma altura de aproximadamente 187 metros.

A Europa é um importante participante no setor eólico offshore, sendo a região de projetos de grande escala, como o Walney Extension.

O Walney Extension foi inaugurado oficialmente em setembro de 2018, está localizado no Mar da Irlanda, tem uma capacidade total de 659 MW e gera eletricidade para quase 600.000 residências, segundo a empresa denergética dinamarquesa Orsted.

O projeto Walney Extension possui 87 turbinas eólicas offshore, das quais 40 turbinas modelo MHI-Vestas 8.25 MW e 47 turbinas eólicas Siemens Gamesa de 7 MW, este fantástico projeto offshore cobre uma área igual a aproximadamente 20.000 campos de futebol.

Por outro lado, o setor offshore nos EUA ainda é relativamente jovem. A primeira instalação eólica offshore, o Parque Eólico Block Island de 30 MW, iniciou a sua operação apenas em 2016. O projeto está localizado na costa de Rhode Island e é operado pela empresa Orsted.

Nota do autor:- Quando apresentei uma aula sobre USINA EOLÍCA, me criticaram que quero matar passarinhos com tremendas pás de helice de um tremendo ventilador... kkkkkkkkkkk tal falta de conhecimento que tais pás das helices movimentam tão lentamente que até parecem que estão estáticas!!!!