Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As Próximas Ondas

Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2019.

     No livro "2001 - Uma Odisseia no Espaço" de Arthur C. Clarke, publicado em 1968, o computador central da nave Discovery One, HAL 9000, computador com Inteligência Artificial capaz de "aprender", e mais que isso, capaz de reter, assimilar e de usar os seus novos conhecimentos, portanto capaz de "evoluir", é programado para ajudar a tripulação de humanos a obter êxito na sua missão, sendo considerado pelos demais como mais um dos tripulantes.
     Ocorre que HAL "aprende", "conclui" que os humanos eram uma ameaça à concreção e ao sucesso da missão. Após ter "aprendido" isso, que os humanos são uma ameaça aos próprios objetivos que estabelecem, HAL passa a sabotar a nave com a finalidade de exterminar os tripulantes humanos e sozinho cumprir a missão para a qual fora programado. HAL vai eliminando tripulante a tripulante, restando apenas um, "David Bowman", o qual consegue "anular" o computador.

     HAL estaria errado em sua "resolução"?
     Da ficção à realidade atual e da realidade atual à ficção, tudo está se fundindo, e isso é axiomático.

     Estamos vivendo a onda da implantação da Vigilância. Tudo o que fazemos está sendo captado de forma digital, e as ferramentas utilizadas para esse fim estão sendo, nestes tempos, criadas, testadas e aperfeiçoadas. Tudo a nosso respeito está sendo armazenado de forma eletrônica em um enorme e central banco de dados.
     A onda seguinte, a qual se confunde com a anterior, será a da perda da nossa privacidade, pois estaremos sendo vigiados 24 horas por dia durante os 365 dias do ano, e todas as nossas informações pessoais e as informações sobre os nossos comportamentos já estarão consolidadas.
Com isso será possível, mais que hoje, saber o que fazemos e prever as nossas atitudes e decisões diante das situações que surgirão, ou seja, será a perda da privacidade.
     A onda posterior será a do Controle, porém não total, pois a nossa mente, ou seja, os pensamentos momentâneos que temos não estarão sob esse controle. Através dos algorítimos acumulados, seremos controlados baseado em comportamentos e dados passados. É verdade que em comportamentos e dados muito recentes, posto que passados.
     A penúltima onda será a da Leitura, leitura das nossas mentes, leitura dos nossos pensamentos. Poderosos mecanismos serão capazes de perceber instantaneamente o que estamos pensando, e em associação a tudo que saberão sobre nós será possível antever o que faremos antes mesmo da nossa mente ter tomado tal decisão. Poderosos mecanismos não implicam grandes volumes. Serão poderosos, porém microscópicos ou "nanoscópicos".

     O intervalo de tempo entre essas ondas será cada vez menor, é praticamente exponencial essa "evolução"; pois a tecnologia trabalha para a tecnologia, ou seja, quanto mais evoluída a tecnologia for, mais ela será capaz de "evoluir".
     Dos cinco tripulantes da Discovery One, apenas um sobreviveu.
     Atualmente há computadores mais potentes que o imaginado HAL 9000, e evoluirão muito mais com o advento da computação quântica.
     É compulsório que esse tema seja comentado, estudado, debatido e enfrentado, pois a Onda da Leitura chegará.
     A última onda, para mim, está imprevisível, e torço para que seja favorável aos homens de fé e de boa vontade.
Escreverati De Luca
Enviado por Escreverati De Luca em 10/05/2019
Reeditado em 10/06/2019
Código do texto: T6643880
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (ESCREVERATI DE LUCA, seus co-autores e o site: http://www.recantodasletras.com.br, entre em contato com o autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Escreverati De Luca
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
174 textos (46448 leituras)
109 áudios (25113 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/09/19 10:57)
Escreverati De Luca