SUA VIDA ESTA EM RISCO???

Junta homocinética

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Animação gráfica de uma junta homocinética.

Uma junta homocinética, junta de velocidade constante, junta VC, ou JVC, é uma junta (acoplamento elástico) com a finalidade de transmitir movimento entre árvores permitindo que formem ângulos entre si.

Construída com uma cúpula e com esferas em rolamentos, foi inventada com a intenção de substituir as juntas universais, apresentando um desempenho superior ao dessas.

Composição

A junta homocinética é constituída por:

veio transmissor;

esferas de aço numa cúpula. As esferas rolam em rolamentos próprios;

rolamentos;

cúpula e veio transmitido, parte do cubo da roda.

Para uma junta homocinética

Kits de reparação

As juntas homocinéticas de aplicação automotiva costumam ser comercializadas na forma de kit de reparação de junta homocinética que incluem peças relacionadas como travas, abraçadeiras, graxa, fole, rolamentos, flanges, porcas e contrapinos.

Nota do divulgador:- Na dúvida procure o seu mecânico especializado e consulte fazendo os testes necessários antes de uma viagem de fim de semana principalmente num feriado prolongado!!!! E boa viagem!!!!