A Vodka e a Tabela Periódica.

Parecem coisas tão diferentes, não é mesmo ? Mas, nem tanto assim ...

A Vodka nada mais é do que água com álcool, na proporção de 40% de álcool para 60% de água. Parece simples, mas não é , pois foi preciso um ano e meio de tentativas de um dos maiores cientistas do mundo, o professor da Universidade de São Petersburgo, Dmitri Mendeleev . Sim, esse mesmo que organizou a famosa Tabela Periódica dos Elementos Químicos, usada até hoje nos colégios . Foi no ano de 1893.

Apesar de parecer uma simples mistura, ele precisou de muito tempo estudando a composição, propriedades moleculares e pesos relativos.

A palavra Vodka significa " aguinha", e a intenção do professor era para anestésico e desinfetante, mas acabou tomando outro rumo, inesperado, talvez pelo intenso frio do norte da Rússia. E como essa combinação não se congela , parecia a bebida ideal para os russos.

Costumo ter no meu barzinho, geralmente aquela "Orloff" , que faz uma caipirinha muito boa, e apesar de não ser um consumidor habitual, é assim que a consumo, como coquetel, nunca pura , acho muito forte. Não a guardo no freezer, não vejo necessidade, a minha caipirinha já leva bastante gelo.

Este tema me ocorreu assistindo um programa esportivo na Fox, onde um russo fazia seus comentários num português razoável, falando sobre os costumes do país da Copa, e dava algumas dicas a quem irá viajar pela ocasião do evento, até que um internauta perguntou se a vodka russa era tão boa assim, e ele respondeu que todas são ótimas, e contou esta curiosidade sobre a descoberta da bebida.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 08/03/2018
Código do texto: T6273767
Classificação de conteúdo: seguro