De repente falamos de matéria, que quimicamente é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço, portanto tem volume.
A Química é uma ciência que estuda a Matéria e a suas transformações, vejamos um exemplo bem prático: Você coloca milho acrescenta um pouco de óleo e sal numa panela, a tampa, coloca no fogo e vai agitando de vez em quando, e o milho se transforma na pipoca branquinha que conhecemos e comemos assistindo um filminho.
Ou seja ocorreu uma transformação química, uma reação química onde o milho amarelo e duro, e se transformou numa pipoquinha branca e gostosa.
Além do conceito de matéria, e de volume, dentro da Ciência Química, existem ainda os átomos - que os gregos 450 anos antes de Cristo, Demócrito e Leucipo, ao investigarem do que seria feito a matéria, conta-se que pegaram um pedaço de âmbar, uma pedra semi preciosa, e a partiram em vários pedaços, chegando ao ponto de não mais conseguirem dividir, daí deram o nome que utilizamos de forma didática até os dias atuais: o átomo. Esse constituído de 3 partículas fundamentais os prótons (+) e os nêutrons(-+) no núcleo, onde dá a questão da massa atômica, e os elétrons(-), partículas da eletrosfera. Duas regiões bastantes distintas do átomo: Núcleo e eletreosfera.
No núcleo atômico calculamos a massa do átomo e sabemos que o número atômico é de acordo com o número de prótons que cada átomo possui, seria como se fosse a identidade do átomo, cada um têm a sua. Lembro que um átomo eletricamente neutro, possui o mesmo número de cargas positivas em seu núcleo, e de negativas em sua eletrosfera.
Na eletrosfera, se estuda a questão de energia, onde essa microscopicamente e teoricamente é constituída por n camadas ou níveis energéticos e que cada um suporta um número máximo de elétros em cada camada.
Química não é difícil, depende de sua leitura, de sua imaginação para se assegurar, que tudo que hoje conhcemos vieram de partículas infinitamente prquenas, talvez, no meu conceito cientifico alquimista, somos um aglomerado de energia, pois a cada novo estudo da Física Quântica vemos isso, a cada estudo da Química notamos cada vez mais a presença de Deus, é só vermos a questão descoberta em 2013,Bóson de HIggs
Vivamos as ciências com amor.
Lembrando ainda que a Química se divide em InorgânicaFísico-Química e Orgânica, para questões didáticas, pois num laboratório as três são analisadas de forma única, a questão da físico - química, depende da pressão, temperatura, e outros. Já a orgênica que antes se acreditava que só o ser vivo era capaz de sintetizar(produzir) a uréia, isso caiu por terra quando num aquecimento de um sal, substância inorgânica, se produziu a ureia.
Então, espero que a partir de hoje você leitor, veja a Química de um modo diferente, abrangente, e que saiba que a Química é uma Ciência Maravilhosa. 
Escritora formada em Química pela Faculdades Integradas Ibirapuera (UNIB) : Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro.
Ofereço esse pequeno artigo aos meus colegas da Disciplina de Química, aos meus mestres, em especial Carlos Carmello O Puddles e Yvone Musa Espiridião, a professora Joana D'Arc, e a todos que busca as ciências químicas para a questão ambiental, como meu amigo Adilson Mikami. 
São Paulo, 28 de janeiro de 2018.

Experiência da escrita desde 1988 em sala de aula.
Molécula da água.
 
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 28/01/2018
Reeditado em 28/01/2018
Código do texto: T6238555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.