Ciência x Religião
Ciência x Religião
Publicado pela manhã, 12 de novembro de 2014, quarta-feira, no site beta.jornaldedebates.com.br
Qual será a linha tênue que separa religião de ciência? É correto a clonagem humana? Até aonde a ciência pode avançar mantendo-se ética? São várias as perguntas, e é a pergunta que nos impulsiona. Ciência e religião não são opostos, mas complementos. Caminham juntas de mãos dadas. O físico Albert Einstein disse certa vez: "A religião sem ciência é cega, a ciência sem religião é paralítica!" Um estado laico não é um estado ateu, mas que respeita toda a diversidade religiosa. Quem se favorece com a política do estado laico é o cristianismo, que, por exemplo, se expandi sem a interferência e perseguição de um estado autoritário.
Disse certa vez, em outro texto meu, que as religiões são meios de transporte indo todos ao mesmo lugar, e que o cristianismo é o avião das religiões. Se na idade média europeia era herético negar o espírito, hoje, no meio acadêmico, em muitos lugares, parece ser herético afirmar o espírito. A humanidade saiu de uma extremidade e foi a outra, como um pêndulo. No mais, deixo espaço aberto para esse diálogo, esse debate de ciência x religião.
Dica: se você clicar em algum link aqui no site do jornal de debates e não entrar a página, você apaga no endereço eletrônico, na parte do site, apaga o nome "uol", e acrescenta no início, antes do "jornaldedebates.com.br e etc", acrescenta antes o nome "beta." e clica em enter. Não esqueça do ponto "." depois do "beta". fica: "beta.jornaldedebates.com.br/tal e tal..."
Publicado pela manhã, 12 de novembro de 2014, no site beta.jornaldedebates.com.br
autor: Victor da Silva Pinheiro
www.recantodasletras.com.br/autores/vspinheiro