A TECNOLOGIA E SUAS REVOLUÇÕES

Não é nenhum exagero em afirmar que a tecnologia, conjunto de conhecimentos técnicos, acompanha o homem desde os primórdios da humanidade. Se pensarmos, por exemplo, na descoberta e domínio sobre o fogo, na invenção da roda e na fabricação de instrumentos pontiagudos a partir de gravetos ou pedras para a caça e para a própria defesa fica evidente que todos esses instrumentos podem ser considerados frutos tecnológicos, ¬à sua época, haja vista que, a partir do momento em que o homem primitivo passa a dominar o fogo, por conseguinte, atinge também o artifício da produção de utensílios e da confecção de armas via fundição de metais descobertos em forma bruta. Verdade é que desde as primícias do ser humano, ainda que num processo inicialmente a passos lentos, o homem vem inventando e aperfeiçoando aparatos sem ao menos perceber que os resultados de suas criações são, de fato, produtos da tecnologia.

Não consigo enxergar por outra ótica, ora, é evidente que a tecnologia que acompanha o homem desde sua criação alcançaria os mais diversos campos, como alimentício, têxteis, habitacional, protetivo, relacional, social, natural, informativo, esportivo, musical, planetário, astronômico, geográfico, histórico, matemático, agrícola, escrita, elétrico, eletrônico, automático e se revolucionaria aperfeiçoando aparatos outrora criados e inventaria novos instrumentos e novas formas para satisfazer o ser. E, assim foi inventada, no século XVIII, a máquina a vapor; no século XIX, os trilhos de ferros; bem como, já no século XX, a descoberta, manejo e utilização da eletricidade, do petróleo, do automóvel e do avião. Nesses mesmos parâmetros terrestres e aéreos tecnológicos surgem e sofre evolução a navegação aquática e subaquática, de modo que, com o domínio das técnicas de manuseio dos metais, ia aos poucos, revolucionando a tecnologia para a transformação da vida em todo o planeta.

Com o passar dos tempos a tecnologia sofreu tantas revoluções que na atualidade se tornou tão comum e natural falar em globalização, evolução da genética, das comunicações (telefonia fixa e móvel, fibra óptica, internet), da robótica, da nanotecnologia, da inteligência artificial, da imagem teletransportada, etc., de forma que, modernamente, as revoluções tecnológicas vem manifestando na velocidade da luz, dada a eficiência de a própria tecnologia apadrinhar a origem de outras novas tecnologias ainda mais avançadas.

Por fim, a revolução tecnológica, pode também ser ligeiramente conceituada como as descobertas, invenções e criações do homem, capaz de refletir, intensamente nos conhecimentos, na cultura, nos costumes e nos métodos da humanidade e no meio ambiente.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 10/06/2017
Código do texto: T6023603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.