CHEGOU A ERA DOS CARROS VOADORES!

Cresci ouvindo de parentes próximos que, pelos idos de 1945, ao término da Segunda Guerra Mundial meu avô materno quase teve sua vida ceifada. Não que ele tivesse participado do conflito. Morava nos confins do mundo, aonde os efeitos do combate, talvez, nunca chegassem. Grande foi o medo e ofegante foi a correria ao ter visto pela primeira vez um objeto estranho e barulhento sobrevoando o céu daquele reduto. Para meu avô aquilo era o prenúncio do fim do mundo, para os mais experientes era simplesmente mais um fruto da revolução tecnológica. Ora, o primeiro voo do primeiro avião, o 14-Bis, aconteceu em Paris, na França, em 23 de outubro de 1906, chamando a atenção de todo o mundo, ao saber que o homem podia voar, e menos de cinco anos após o primeiro voo da máquina de Alberto Santos Dumont, inventor brasileiro, a Itália já fazia uso do novo e revolucionário aparato aéreo no transporte e lançamento de bombas de guerra. Hoje, passadas apenas onze décadas, o avião se tornou, para a humanidade, um meio aéreo comum e necessário ao mesmo tempo.

Diante disso, já imaginou quão bom seria a criação de carros voadores para alguém que quisesse ficar livre dos congestionamentos e engarrafamentos provocados pelo excesso de carros nas ruas das metrópoles? Se depender das fábricas de automóveis a nova tecnologia poderá fazer parte do nosso cotidiano muito em breve!

Ora, o fato é que há muito, a tecnologia vem influenciando quase todas as áreas e atividades desenvolvidas pelo ser humano em qualquer lugar do mundo, até mesmo aquelas mais simples realizadas no dia a dia. Daí, de modo geral, ser a tecnologia um produto da ciência e da engenharia, um conhecimento capaz de transformar o meio e permitir a invenção e produção de objetos fabricados para suprir as necessidades. Assim, um artefato tecnológico surge quando há uma necessidade específica de satisfação ou quando há uma necessidade de resolução de algum problema. Os engarrafamentos é um dentre muitos e, pensando nisso, diversas empresas já trabalham no desenvolvimento de protótipos de carros voadores, os quais, depois de prontos, testados e aprovados passarão a fazer parte do nosso mundo real, inclusive alguns criadores mais ousados planejam testar seu protótipo ainda neste ano! O projeto é tão ousado que a intenção é que os carros voadores sejam autopilotos e que as pessoas reservem o veículo através de um aplicativo, por meio do celular.

Mas, afinal, quais seriam os benefícios e malefícios dessa nova criação? Bem, se a tecnologia, por si só, não pode ser nem bom nem ruim, a utilidade dos seus frutos vai depender de quem os usam e para quais fins, ou seja, se ela pode ser usada para melhorar a produtividade do trabalho humano, reduzir o esforço físico e aumentar a qualidade de vida da população, ou possa causar diferenças sociais, poluir o meio ambiente e causar desemprego, todavia, no caso específico dos carros voadores, serão elétricos e vão utilizar as vias aéreas isso vai evitar a poluição e ajudar a reduzir os custos de infraestrutura das cidades, uma vez que, por meio do voo, não é preciso investir tanto em vias terrestres, pontes e viadutos. Já em relação a se os riscos de acidentes e colisões que geram prejuízos, lesões corporais e mortes vão diminuírem, somente vamos saber depois que os aparelhos forem colocados definitivamente em uso.

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 10/06/2017
Código do texto: T6023601
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.