"Tecnologia da Informação!"
Há uma década, o CIO (de Chief Information Officer, em inglês) estava preocupado principalmente com infraestrutura de TI.(Tecnologia da informação). Hoje ele enfrenta outros desafios adicionais, ou seja, os desejos dos usuários, as tendências tecnológicas que exigem atualizações constantes e, principalmente, os anseios das empresas para que a TI contribua com os resultados do negócio.
Boa parte da razão para essa mudança do papel do gestor de TI é que a tecnologia deixou de estar somente nas mãos do pessoal especializado, passando a fazer parte do dia a dia também dos usuários finais. Mobilidade, computação em nuvem, hardwares cada vez mais baratos e questões de segurança têm aumentado. Mas o relacionamento com o CEO e a diretoria de negócios também mudou.
Os gestores de TI passaram a fazer parte da tomada de decisões de negócio, sentando-se junto ao conselho administrativo e traçando estratégias para apoiar tecnologicamente os anseios corporativos.
Há uma década, o CIO (de Chief Information Officer, em inglês) estava preocupado principalmente com infraestrutura de TI.(Tecnologia da informação). Hoje ele enfrenta outros desafios adicionais, ou seja, os desejos dos usuários, as tendências tecnológicas que exigem atualizações constantes e, principalmente, os anseios das empresas para que a TI contribua com os resultados do negócio.
Boa parte da razão para essa mudança do papel do gestor de TI é que a tecnologia deixou de estar somente nas mãos do pessoal especializado, passando a fazer parte do dia a dia também dos usuários finais. Mobilidade, computação em nuvem, hardwares cada vez mais baratos e questões de segurança têm aumentado. Mas o relacionamento com o CEO e a diretoria de negócios também mudou.
Os gestores de TI passaram a fazer parte da tomada de decisões de negócio, sentando-se junto ao conselho administrativo e traçando estratégias para apoiar tecnologicamente os anseios corporativos.