II MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL

Colégios Aécio Oliveira de Andrade, Damiana da Cunha e Castro Alves

Mostra Científica e Cultural pode ser definida como uma iniciativa com fins voltados à estimulação e à divulgação da produção de trabalhos científicos, culturais, inovações tecnológicas e metodológicas com poder capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma ou várias áreas do conhecimento por meio da realização de eventos denominados Feiras de Ciências ou Mostras Científicas, nas quais agrupam participantes que trazem, mostram e explanam seus trabalhos pessoalmente utilizando recursos diversos como imagem, vídeo, som, desenhos, textos etc. para ilustrar a apresentação ao público presente. Pode também ser definida como um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos e projetos técnico-científicos elaborados por alunos e servidores das escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes municipal, estadual e particular.

Nessa linha das escolas públicas destaca-se no ano em curso, precisamente no último dia 4 de novembro, no Estacionamento Marron, do Shopping Passeio das Águas, região norte da Capital, a II Mostra Científica e Cultural dos colégios estaduais Aécio Oliveira de Andrade, Damiana da Cunha e Castro Alves.

O evento foi promovido pelos professores das escolas para os alunos dos três turnos das diversas modalidades de ensino. De professores de ensino público para alunos de ensino público de forma gratuita! Esses professores conseguiram montar 48 barracas com experimentos que variavam desde bobina de Tesla a simulador de voo, além de muitos outros experimentos. Foram mais de mil e quinhentos alunos envolvidos na mostra. Um espaço para palestras, com temas diversos, e um palco para as apresentações culturais, tais como música, dança, Kung fu foram montados, além de um planetário inflável e mais, muito mais...

O público adorou, pois todos estão ávidos pelo conhecimento formal, informal, não formal.

Esses professores provaram que sempre é possível fazer Mais. Mostraram que não devemos desistir do caminho da formação de professores. O que foi realizado ali é digno de louvor. Vocês não arrumam desculpas e não desistem de fazer o que deve ser feito mesmo sendo atacados diariamente em suas profissões.

Alunos, professores e público presente sintam-se aplaudidos pelo espetáculo. Parabéns a todos os envolvidos e obrigado ao Shopping Passeio das Águas pelo espaço.

Escritor

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 08/11/2016
Reeditado em 23/11/2016
Código do texto: T5817436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.