O PRÉ-SAL PERTENCE AO ESTADO BRASILEIRO E AO POVO BRASILEIRO

Ao longo do litoral do Brasil, em virtude de suas riquezas minerais e biológicas, além de sua importância estratégica e econômica, está uma área marítima conhecida por Amazônia Azul. Nessa área, que faz parte dos limites das zonas marítimas sob a jurisdição e soberania brasileira, encontra-se o Pré-Sal, descoberto em 2007, situado numa área de aproximadamente 149 mil Km².

São reservas que se formaram há cerca de 100 milhões de anos com a decomposição de materiais orgânicos. É uma camada de reserva de petróleo localizada em águas profundas e ultraprofundas do mar territorial brasileiro, abaixo de uma camada de sal, chegando à espessura de 2.000m. Em 2008, a Petrobrás deu início à exploração da camada pré-sal na Bacia de Campos -RJ, por intermédio da plataforma P-34. De lá para cá, a exploração tem aumentado, agora também na bacia de Santos- SP.

Representa importante descoberta na indústria de petróleo mundial, além de elevar o país à quase autossuficiência com relação à produção de petróleo e gás natural, despertando a cobiça e interesse de outras nações. Manter a segurança de toda essa área requer constante atualização e investimentos em tecnologias. O Brasil, por intermédio das Forças Armadas, em especial destaque a Marinha do Brasil, tem o papel constitucional de proteger todo o mar territorial, dissuadindo quaisquer outros interesses conflitantes com os do país.

Após a descoberta de campos de petróleo na plataforma continental brasileira, e a imensidão do pré-sal que compõe 800 km de extensão e 200 km de largura, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, muitos países voltaram seus olhos para o Brasil, em especial os Estados Unidos, até por que eles não são signatários da Convenção da ONU( Organização das Nações Unidas) sobre o Direito do Mar e nunca reconheceram as 200 milhas brasileiras. Assim, o pré-sal estaria em águas internacionais.

É visivelmente importante que o Brasil defenda a Amazônia Azul e o Pré-Sal como forma de manter a soberania do país.

O Pré-Sal pertence ao Estado brasileiro e ao povo brasileiro e é nosso dever contribuir de todas as formas legais para seu uso inteligente e pacífico, bem como sua exploração eficaz em prol do desenvolvimento de uma sociedade livre e democrática.

Obs: Algumas informações foram retiradas do site do Portal Brasil, Página das Forças Armadas e CEMBRA.

DEUS É BOM!!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 15/10/2016
Código do texto: T5792692
Classificação de conteúdo: seguro