Os jovens de 2020

Ah! Espantou-se com o ano do título. Explicarei. Os jovens, de forma acelerada, vivem à frente de seu tempo (e principalmente do nosso). Seja por causa da expansão da internet, seja pelo atual contexto social; a verdade é que quem nasceu dos anos 2000 para cá diferenciam-se e muito dos jovens que nasceram em 1990. A pequena distância de dez anos não reflete a grande lacuna cultural entre esses “mundos”.

A tecnologia passou de uso opcional para ferramenta fundamental. Quem de 16 anos, hoje, não tem redes sociais? Redes no plural, uma para cada “necessidade”. É O Zap, o Face, O Snap, O Insta... Assim mesmo com abreviação ou adaptação, pois são mais que plataformas de comunicação, são verdadeiros amigos personalizados.

O tempo é muito mais relativo agora. Nem Einstein acreditaria. Um dia para a geração Flash – menção ao personagem dos quadrinhos que tem como habilidade a velocidade – é, sem dúvida, um ano para os adultos mais tradicionais. Os Flashs vivem intensamente, tanto na vida real quanto principalmente na dimensão virtual. Inúmeras postagens diárias: são fotos postadas no Instagran que vinculam-se ao Facebook, são os famosos vídeos de “longa duração” de 10 segundos postados no Snapchat e assim por diante.

Os jovens flash reinventaram até a língua. Abreviando palavras – o que era antes: você e também; hoje é: vc e tb, intensificaram o uso de expressões estrangeiras e inseriram os emotions.

O Google é um caso à parte. Se deseja aprender a falar hebraico... é só realizar uma busca e pronto. Se quer saber da vida do artista que é fã... buscar, ler e pronto. Precisa de uma foto para a capa do trabalho da escola... a solução vem em poucos clicks.

Quase esqueci! O importantíssimo Youtube. Lembra da busca pelo curso de hebraico? Claro que encontrará por lá alguém ensinando, gratuitamente, em vídeos. Quer aprender a tocar piano? Encontrará uma pessoa ensinando. É adolescente e está com a cabeça cheia de curiosidade sobre sexo... De humorista de stand up a sessões do Congresso Nacional essa extraordinária plataforma multimídia tem.

Estamos no tempo da velocidade da luz e não podemos nos perder. Amigos, por incrível que pareça, o dia ainda tem 24 horas. Galeraa! Priorizem os estudos e utilizem a tecnologia para a evolução intelectual. Fica a dica: façam da tecnologia uma aliada.

Termino por aqui! Serei breve e ligeiro. Quero que os vocês leem o texto e não pensem que é um livro (rsrs). Ah! Por favor, comentem - com palavras ou emotions.

W Fortunato
Enviado por W Fortunato em 02/09/2016
Código do texto: T5748404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.