POR QUE AS DOENÇAS EXISTEM?
POR QUE AS DOENÇAS EXISTEM?
Sempre ouvi dizer que ficar doente é algo negativo e com certeza é, porem como temos a habito de enxergar o lado negativo de tudo não somos capazes de enxergar os sinais que o nosso corpo envia. Quando não nos hidratamos corretamente o cérebro envia sinais de desidratação, quando nos machucamos ele envia sinais de dor. Seja qual for o problema o corpo dar sinais de alerta.
Quando percebemos que há algo errado, significa que o corpo está lhe enviando uma mensagem e precisamos agir para neutralizar o problema, o consumo excessivo de açúcar pode acarretar em diabetes, o consumo desenfreado de sal pode acarretar em hipertensão, a falta de atividade física pode acarretar em sedentarismo. Nesses casos temos duas opções: procurar ajuda médica ou negligenciar, se tratarmos os sinais com descaso as chances para resolver os problemas serão remotas, pois com o tempo a doença vai progredir e os danos serão irreversíveis.
Não espere o corpo enviar sinais para depois agir, pois com a evolução da comunicação temos diversos canais que falam sobre saúde e bem estar, comece a cuidar melhor de você, pois com o avanço da idade exigiremos mais do corpo para realizar as atividades básicas, é triste ser um jovem sedentário e pior um idoso acamado. Se você for ao médico e estiver com a pressão alta ele vai lhe receitar um remédio, porem o medicamento não é a cura é um paliativo, a cura está na mudança de habito alimentar, pratica de atividade física. Viver tomando remédios e sinal que você ficara cada vez mais doente, porem de forma lenta, com o tempo não existirá remédio que traga de volta a sua saúde.
O mesmo problema acontece com o meio ambiente, por que existem baratas, ratos, vírus? Eles existem, porque o meio ambiente está nos enviado um sinal de alerta que ele encontra-se em desequilíbrio e precisamos agir para solucionar os problemas. Devemos enxergar o problema na sua totalidade, pois não adianta jogar remédio para matar ratos e baratas, pois o problema real muitas vezes encontra-se na falta de coleta de lixo, falta de saneamento básico, poluição dos rios. A natureza é sábia e envia sinais para resolver os problemas, os insetos, roedores, vírus não são os culpados, pois eles estão no seu ambiente que para eles é saudável, nós que estamos errados por negligenciar mais uma vez os sinais que a natureza envia.
“Chamamos de desequilíbrio ambiental quando a natureza encontra-se fora do seu estagio natural, porém a palavra correta deveria ser desequilíbrio humano, porque nós que estamos causando os danos ao meio ambiente, não foi à natureza que poluiu os rios, o ar e a terra”.
Portanto devemos ficar atentos com os sinais do corpo humano e do meio ambiente, pois as doenças não podem ser tratadas como algo negativo e sim como uma oportunidade de melhoria.
É de extrema importância ter uma vida equilibrada bem como enxergar os problemas de forma realista dessa forma seremos capazes de salvar o planeta e a vida dos seres humanos.
O ser humano tem diversas oportunidades para recomeçar, porem cada recomeço tem uma consequência, pois ficamos adoecidos e com menos vitalidade para reagir.