Meu antigo Whatsapp

Entre os anos 1960 e 1970, a telecomunicação brasileira consistia na telegrafia e radiotelegrafia, ainda com restrição da telefonia em algumas regiões. Não custa lembrar a façanha do Marechal Cândido Rondon, que construiu milhares de quilômetros de linhas telegráficas na região amazônica, tendo merecido o título de “Patrono das Comunicações” e o nome de um estado em sua homenagem: Rondônia.

A radiotelegrafia já foi um avanço da telegrafia, dispensando a linha telegráfica, utilizando-se das ondas hertzianas do rádio, nosso antigo “hi-fi”. Considerando que a transmissão ainda era através do código Morse, necessário se fazia a participação de um profissional da área, o Radiotelegrafista. Não havia a interferência da justiça para bloquear o serviço, como ocorre eventualmente com o Whatsapp, mas o profissional tinha o dever de guardar o sigilo das comunicações, sob pena de ter suspensa a sua carteira de habilitação radiotelegráfica, por ser ele o intérprete do código Morse.

Na empresa em que trabalhei nessa profissão durante 18 anos, achava o máximo dizer que tínhamos comunição direta com cinco capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, além de algumas cidades de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, onde a empresa tinha seus escritórios de representação ou diretorias regionais. Fui, então, o tradutor do “Whatsapp”. Bastou surgir o telex para que eu me sentisse “uma carta fora do baralho”, tendo de partir para outra profissão. Precisamente no ano de 1980, dei um adeus à empresa anterior, ingressando noutra por meio de concurso público, onde passei a exercer uma função completamente diferente. Hoje, com o advento da internet, aquela profissão foi completamente extinta. Infelizmente, alguns colegas, que não se prepararam para a mudança, penduraram as chuteiras já naquela época. Enquanto isso, este sertanejo do Vale do São Francisco seguiu a filosofia do filósofo Heráclito: “Na vida a única coisa que é constante é a própria mudança”. Mudei do antigo para o atual Whatsapp.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 21/07/2016
Código do texto: T5704549
Classificação de conteúdo: seguro