A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 10ª e última parte). - 44ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 10ª e última parte).

44ª parte.

TRADIÇÃO – (latim traditione). 1. Ato de transmitir ou entregar. 2. Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 3. Notícia de um feito antigo transmitido desse modo. 4. Doutrinas, costumes, etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 5. Conjunto de usos, idéias e valores morais transmitidos de geração em geração. 6. Memória, recordação, símbolo. 7. Direito. Ação pela qual se faz a entrega real ou fictícia da coisa que é objeto de um contrato. 8. Direito. Modo derivado de adquirir o domínio da coisa móvel, pela sua transferência, do poder do alienante para o do adquirente. 9. RELIGIÃO católica. A palavara de DEUS não escrita, transmitida de viva voz à Igreja, e vinda de geração em geração até hoje, pela voz da Igreja, nos seus ensinamentos, nas suas orações e na sua disciplina. (página 1726).

10. Tradição de disciplina: a que tem relação com certas disciplinas e ritos como a missa, os sacramentos, as orações, as práticas puramente disciplinares. Tradição de FÉ: v. tradição doutrinal. Tradição doutrinal: tradição em que se baseia a RELIGIÃO e os dogmas. Tradição escrita: testemunho que, sobre um ponto importante, confirmam os livros sucessivamente publicados. Tradição oral: a que só consta pelo que se diz, não estando consignada em documentos escritos. Tradições nacionais: os grandes fastos da história de um país. (página 1726).

Transcendência – (latim transcendentia). 1. Qualidade de transcendente; excelência, grandeza, superioridade. 2. Agudeza, sutileza de inteligência; penetração, sagacidade. 3. Grande importância: A transcendência da teoria da relatividade. 4. Qualidade que um objeto tem de exceder as fronteiras da própria classe ou do próprio âmbito. 5. Filosofia. Sistema filosófico baseado na revelação DIVINA. (página 1729).

Transcendental – (transcendente + al). 1. O mesmo que transcendente. 2. Que pertence à razão pura, anteriormente a toda experiência. 3. Filosofia. Atributos muito gerais que ultrapassam as categorias de Aristóteles, como: ser, coisa, algo, etc. (página 1729).

Transcendente – (latim transcendente). 1. Que transcende; muito elevado, sublime, superior. 2. Metafísico. 3. Agudo, penetrante, perspicaz. 4. Que está acima das ideias e conhecimentos ordinários. 5. Que transcende do sujeito para alguma coisa fora dele. 6. Diz-se na anatomia que estuda as leis gerais do organismo. (página 1729).

UNIVERSAL – 1. Geral, total. 2. Comum a todos. 3. Que abrange todas as coisas; que se estende a tudo. 4. Que provém de todos; que é efeito de todos. 5. Que tem o caráter de generalidade absoluta. 6. Composto de elementos tirados de várias fontes; variado, eclético. 7. Católico, ecumênico. 8. Aquilo que é geral, total. 9. Filosofia. Termo da Escolástica, com que se designava a idéia geral de uma espécie de seres, abstraindo da existência realizada individualmente. 10. Direito. Determinado conjunto de coisas similares, formando um todo suscetível de ser apreçado, constituindo um ser jurídico, coletivo, independente de seus componentes. (página 1780).

UNIVERSO – (latim universu). 1. Universal, geral, todo, inteiro. 2. Conjunto de todas as realidades CRIADAS; mundo. 3. Conjunto de todos os sóis, planetas, satélites, astros e asteróides do espaço; COSMOS. 4. A terra habitável: o planeta Terra. 5. Toda a sociedade; todo o gênero humano. 6. Um todo composto de partes, harmonicamente dispostas. UNIVERSO em expansão, Física: expressão designativa do aumento, pelo menos aparente, das distâncias que separam os corpos no UNIVERSO. UNIVERSO-ilha, Astronomia: galáxia, que não seja o sistema da Via Láctea; supergaláxia. (página 1780).

Hoje, 23 de maio de 2016, como quase sempre acontece, meu telefone celular com os seus maravilhosos quinhentos botões, tocou exatamente às cinco horas e 30 minutos. Era o despertador moderno e modernoso. Como o celular estava a três metros de minha cama, tive de levantar-me para desligá-lo.

Inicialmente pensei em desligá-lo apertando os quinhentos botões com um único dedo da mão direita, sem olhar o visor, visto que não tinha nenhum compromisso muito importante marcado para hoje.

Não me perguntem como eu consigo realizar tal proeza, ou seja, desligar quinhentos botões com um único dedo em frações de segundos. Às vezes eu acho que sou biônico, e portanto acho que sou dotado de inteligência artificial. Paradoxalmente o meu dedo mágico – ou seria melhor dizer “milagroso”? – é anatomicamente e fisiologicamente natural.

Meu sexto, sétimo e oitavo sentidos me avisaram: - Use o sentido da visão! Olhe o visor! Os leitores acham que eu poderia desobedecer os avisos dos demais sentidos?...

Olhei o visor e lá estava escrito: O UNIVERSO criado por DEUS. (9779) 2468753174318642. Volte a escrever! BOM DIA! O UNIVERSO desligou o celular! De onde foi a ligação?...

Observação do escriba: Tendo em vista outras atribuições, o presente artigo começou a ser escrito na manhã do dia 23/05/2016, porém, não faço a mínima ideia de quando ele será concluído.

Antecipadamente peço desculpas à Professora e Escritora Divina de Jesus Scarpim por transcrever uma parte de um dos seus artigos, escrito em seis (6) de maio de 2015, sobre Educação, cujo título é: “Erro de Avaliação”.

O artigo em questão é dividido em partes. Tem uma Apresentação; Da CIÊNCIA; Da Educação; Da Realidade; A ideia e a Conclusão.

A parte que mais chamou a atenção do escriba foi a parte sobre CIÊNCIA e TECNOLOGIA. E, dentro da CIÊNCIA, a parte que mais me interessa, naturalmente, é a Medicina. Vamos adiante.

APRESENTAÇÃO.

(...) “Começarei dizendo o óbvio a respeito dos AVANÇOS CIENTÍFICOS, relacionando aquilo que é fato, que todos sabemos e que entristece, sempre, os que pensam nisso”. (...).

Da CIÊNCIA.

(...) “É fato que os incríveis AVANÇOS TECNOLÓGICOS deram – e ainda dão – muita ESPERANÇA de um MUNDO MELHOR. Mas é fato também que por conta da ÍNDOLE EGOÍSTA e da oniprepotência nata do ANIMAL HUMANO, as TECNOLOGIAS sempre criam ou potencializam mortes, sofrimentos e dores”. (...).

(...) “AS MARAVILHAS da MEDICINA – ao mesmo tempo em que SALVAM VIDAS – criam MEIOS de SEGREGAÇÃO porque são acessíveis apenas A QUEM TEM DINHEIRO para usá-las”. (...).

(...) “Substâncias nocivas são continuamente lançadas na água, no ar e no solo e se tornam responsáveis pelo surgimento e pelo aumento de DOENÇAS de TODOS os TIPOS, que os AVANÇOS da MEDICINA combatem SEMPRE SELECIONANDO, PELO DINHEIRO, os que PODEM e os que NÃO PODEM ser curados”. (...).

(...) “Os absurdamente fabulosos avanços dos meios de comunicação conseguiram “diminuir o tamanho do mundo” permitindo conversas e trazendo notícias em tempo real. Conseguiram apresentar programas, jogos e filmes com imagens em alta definição e som cristalino e fantasticamente potente.” (...)

(...) “A mídia pouco ou nada contribui para melhorar e democratizar a educação; pouco ou nada faz para divulgar CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS; pouco ou nada contribui para aumentar o respeito pelo outro que ficou mais próximo; pouco ou nada contribui para potencializar a consciência ÉTICA e MORAL das pessoas; pouco ou nada contribui para diminuir os preconceitos e a segregação”. (...).

(...) Vemos o tempo todo, nas grandes redes de televisão e em todas as grandes mídias, programas e matérias variadas que desinformam, que divulgam PSEUDOCIÊNCIA como se fosse CIÊNCIA, que “ensinam” a falta de ÉTICA, que promovem a ideia de que “bom mesmo é se dar bem não importa à custa de quem”. (...).

O modesto escriba concorda com tudo ou quase tudo o que foi escrito pela professora. Como estamos nos aproximando das festas juninas, apenas, e tão somente apenas, vou colocar mais lenha na fogueira, para o fogo ficar mais alto e mais quente.

O jogo vai ser duro! Nos últimos artigos temos tratado de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, clonagem, clone, genética, etc. Estamos diante de ficção CIENTÍFICA, de CIÊNCIA ou de PSEUDOCIÊNCIA?

Vamos colocar na ponta do lápis a relação custo-benefício. Quanto está custando à humanidade estas pesquisas? Bilhões ou trilhões de dólares? Quais os verdadeiros benefícios e quem serão os verdadeiros beneficiados?

Faço questão de repetir o que a professora escreveu: “AS MARAVILHAS da MEDICINA – ao mesmo tempo em que SALVAM VIDAS – criam MEIOS de SEGREGAÇÃO porque são acessíveis apenas A QUEM TEM DINHEIRO para usá-las”.

A indústria cinematográfica, a indústria televisiva e as suas diversificadas ramificações, cada dia que passa torna-se cada vez mais imbecilizada, imbecilizante e imbecilizadora.

Tomando como exemplo inicial o “campo” RELIGIOSO, como é que uma pessoa perde o seu precioso tempo, assistindo às pregações de um pseudobispo chamado Edir Macedo.

O tal do pseudobispo tem os cabelos de charlatão, a barba de charlatão, o bigode de charlatão, as orelhas de charlatão, os olhos de charlatão, a boca de charlatão e a voz de charlatão. Mas, para ser um verdadeiro charlatão é preciso que ele tenha um pescoço. Segundo o meu sentido da visão ele não tem pescoço. Ou então estou precisando me consultar com um oftalmologista.

E, apesar de tanta charlatanice, o número de igrejas pertencentes à ele crescem vertiginosamente.

E cada dia que passa o charlatão fica mais rico às custas do famoso dízimo ou coisa parecida. Ele e/ou as igrejas dele pagam impostos? Com a palavra a Receita Federal e outros órgãos fiscalizadores.

Aos leitores mais curiosos recomendo assistir o que diz o Professor Olavo de Carvalho sobre o pseudobispo Edir Macedo.

Em relação ao “campo” CIENTÍFICO também recomendo aos leitores mais curiosos a assistir o que diz o Professor Olavo de Carvalho sobre o DOUTOR Dráuzio Varella, um “garoto” propaganda da Rede Globo de Televisão, de outros jornalões e de revistas.

Ainda sobre o “campo” CIENTÍFICO, os meios de comunicação de massa, além de passarem informações duvidosas, errôneas e/ou incompletas, enchem as pessoas de falsas esperanças.

Os programas matutinos “Mais Você” e “Bem Estar” da Rede Globo, que aparentemente tratam de assuntos supostamente CIENTÍFICOS é de uma autêntica inutilidade pública.

Os programas também matutinos “Você em Dia” e “Hoje em Dia” da Rede Record, em termos de assuntos CIENTÍFICOS, também não falam coisa com coisa. É um lixo de “CIÊNCIAS” inúteis.

Na verdade quem sai lucrando são os médicos e outros profissionais da área da saúde, que fazem propaganda deles e dos seus negócios (hospitais, clínicas, etc.), nos referidos programas televisivos.

De mais a mais aproveitam-se de certas descobertas CIENTÍFICAS e/ou PSEUDOCIENTÍFICAS, para criarem e faturarem audiências, através, por exemplo, da TELEDRAMATURGIA.

Em uma pesquisa rápida que realizamos na Wikipédia, fizemos o seguinte levantamento em relação às Redes Globo e Record no que diz respeito à Medicina na Ficção e Telenovelas Médicas. Mais uma vez iremos colocar os dados por ordem alfabética.

01 - Alto Astral.

02 - Amor à Vida.

03 - Barriga de Aluguel.

04 - De Corpo e Alma.

05 - Escrito nas Estrelas.

06 - Mutantes: Promessas de Amor.

07 - O Clone.

08 - O Dono do Mundo.

09 - Os Mutantes: Caminhos do Coração.

E agora por ordem cronológica:

1ª - A mais antiga das telenovelas médicas é “Barriga de Aluguel”, da Rede Globo, que começou em 1990 e terminou em 1991, que fala sobre “Maternidade de Substituição”. Falaremos mais sobre ela no final do artigo, embora transcorridos 26 anos após a sua produção.

2ª – A telenovela médica “O Dono do Mundo” da Rede Globo, começou em 1991 e terminou em 1992 e em sua trama envolve cirurgias plásticas, cirurgiões plásticos e clínicas de cirurgias plásticas, aparecendo bisturi “cortante” e até suicídio. Cirurgias plásticas, no sentido estético, é direcionada para celebridades, famosos e ricos. Não tem nada a ver com SAÚDE PÚBLICA.

3ª – A telenovela médica “De Corpo e Alma”, da Rede Globo, começou em 1992 e terminou em 1993. No enredo aparece transplante de coração, hospitais de alta complexidade, etc. Ou seja, propaganda de cirurgiões cardíacos.

4ª – A telenovela médica “O Clone”, da Rede Globo, começou em 2001 e terminou em 2002 e aborda a temática da clonagem. Trata-se de um tema recente e extremamente complexo da medicina. Não tem nada a haver com SANEAMENTO BÁSICO.

5ª – A telenovela médica “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, da Rede Record, começou em 2008 e terminou em 2009. No seu enredo fala de vampiros, felinos, serpentes, lobisomens, abduções, alienígenas, mutantes do bem, do mal e reptilianos, elixir da juventude e rejuvenescimento, irmãs gêmeas, laboratórios, médicos e médicas. Como dissemos, trata-se de uma telenovela médica e aborda também o tema LGBT. Não tenho certeza mais acho que foi escrita para os jovens telespectadores marcianos. A conferir.

6ª – A telenovela médica “Mutantes: Promessas de Amor”, da Rede Record, teve início em 2009 e terminou também em 2009. Na sua trama aparecem clínicas médicas, vampiros e mutantes. Mais uma telenovela para os jovens e velhos marcianos assistirem. Também a conferir.

7ª – A telenovela médica “Escrito nas Estrelas”, da Rede Globo, teve início em 2010 e terminou em 2010. Fala em plano físico e espiritual e debate alguns aspectos da CIÊNCIA genética. A temática é espiritualista e “CIENTÍFICA”. No enredo aparecem médicos, estudante de medicina, estudante de psicologia, uma Clínica de Fertilização Humana chamada Clínica de Reprodução Assistida, videntes, vozes de espíritos, espírito de luz, morte, pessoa em coma prolongado, sêmen congelado, inseminação artificial. Enfim é uma mistureba de telenovela médica com a temática espírita, e de permeio entra a inseminação artificial e a genética. Não tem nada a haver com a coleta e a reciclagem do lixo urbano.

8ª – A telenovela médica “Amor à Vida”, da Rede Globo, começou em 2013 e terminou em 2014. O enredo envolve hospital, clínico geral, pediatra, etc. Além de assuntos médicos também focaliza a temática LGBT. Não tem nada a haver, por exemplo, com campanhas de vacinação.

9ª – A telenovela médica “Alto Astral”, da Rede Globo de Televisão, teve início em 2014 e terminou em 2015. No enredo aparece hospital, cirurgiões, um clínico geral que também é médium, etc. Além da abordagem médica, focaliza a temática espírita. Não aparece nada sobre MOSQUITOS e nem sobre MICROCEFALIA.

BARRIGA DE ALUGUEL (telenovela).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

BARRIGA DE ALUGUEL é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas entre 20 de agosto de 1990 e 31 de maio de 1991, em 243 capítulos, substituindo Gente Fina e sendo substituída por Salomé.

Foi a 40ª "novela das seis" exibida pela emissora.

Escrita por Glória Perez, com colaboração de Leila Míccolis, com a direção de Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Sílvio de Francisco, contou com a direção geral e núcleo de Wolf Maya.

O tema central era a BARRIGA DE ALUGUEL, expressão popular para a MATERNIDADE de SUBSTITUIÇÃO.

Contou com as atuações de Cláudia Abreu, Cássia Kis, Victor Fasano, Humberto Martins, Jairo Mattos, Sônia Guedes, Vera Holtz e Leonardo Villar, entre outros atores e atrizes.

PRODUÇÃO.

A novela originalmente foi escrita em março de 1984, entretanto, a trama que foi considerada "forte" e de "ficção científica" foi engavetada por seis anos.

A autora Glória Perez, decidiu então, levar o projeto da novela para a Manchete, mas o setor de teledramaturgia da Globo não liberou a sinopse.

A autora, na Rede Manchete, escreveu uma outra novela: Carmem.

Em janeiro de 1990, volta para a Globo, e desta vez, a sinopse da novela é aprovada e seria exibida no horário das 20 horas, devido a seu tema polêmico.

Esteve prevista para substituir Roque Santeiro, em 1986, porém foi substituída por Selva de Pedra.

Em 1989, foi novamente cotada para ir ao ar às 20 horas, sucedendo a O Salvador da Pátria, mas em vez disso, o vice-presidente das Organizações Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, suspendeu a produção da novela, pois alegou que queria acabar com os excessos dramáticos no horário.

Em seu lugar, foi exibida a novela Tieta, que, mesmo assim, se consagrou como um dramalhão, que remetia ao sucesso de Roque Santeiro, novelas "das oito", cujo foco principal são temas polêmicos mais realistas.

Foi a última novela de Ivon Cury e Paulo Villaça e teve o título provisório de Novos Tempos.

EXIBIÇÃO.

Foi reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo entre 5 de julho a 5 de novembro de 1993, em 90 capítulos, substituindo Sinhá Moça e sendo substituída por Direito de Amar.

Foi reapresentada na íntegra pelo Canal Viva entre 1º de dezembro de 2011 a 6 de novembro de 2012, em 243 capítulos, substituindo O Rei do Gado e sendo substituída por Renascer, às 16 horas e 30 minutos.

EXIBIÇÃO INTERNACIONAL.

BARRIGA de ALUGUEL foi exibida em mais de 30 países, entre eles Alemanha, Bélgica, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Moçambique, Peru, Rússia, Suíça, Turquia, entre outros.

ENREDO. (1ª versão).

O casal Ana e Zeca deseja muito ter um filho.

Depois de várias tentativas frustradas de engravidar, Ana recebe do Dr. Álvaro Barone, um renomado médico, uma triste notícia: ela não pode ter filhos.

Dr. Álvaro Barone, então, diz ao casal que há uma maneira de realizar esse sonho: contratar uma BARRIGA de ALUGUEL.

CLARA é uma MOÇA POBRE, moradora de Inhaúma, que trabalha de DIA como BALCONISTA e de NOITE como DANÇARINA do Café Copacabana, e vê uma chance de melhorar de vida ALUGANDO seu ÚTERO para Ana e Zeca.

Em troca de 30 mil dólares, CLARA aceita EMPRESTAR seu ÚTERO para a EXPERIÊNCIA.

Só que, durante a GESTAÇÃO, CLARA é tomada pelo sentimento da MATERNIDADE e, após um complicado PARTO que a deixa ESTÉRIL, CLARA se recusa a entregar a CRIANÇA, fugindo com o BEBÊ.

Tem início, então, uma BATALHA na JUSTIÇA pela GUARDA do MENINO.

Ana afirma que é a MÃE, argumentando, em seu favor, a HERANÇA GENÉTICA, uma vez que o ÓVULO era seu e o ESPERMATOZÓIDE era de seu MARIDO, e que CLARA apenas EMPRESTOU a BARRIGA.

Já CLARA diz que ela é a MÃE do BEBÊ, pois ele foi GERADO em sua BARRIGA e foi ela quem deu à LUZ.

ELENCO PRINCIPAL e de APOIO.

01 - Cláudia Abreu – CLARA RIBEIRO. (Aluga a Barriga, ou seja o ÚTERO).

02 – Cássia Kiss – ANA LÚCIA PARANHOS de ALENCAR. (Doa o ÓVULO)

03 – Victor Fasano – JOSÉ CARLOS de ALENCAR, o Zeca, marido de Ana Lúcia (Doa o ESPERMATOZÓIDE).

04 – Humberto Martins – João dos Santos - caminhoneiro rude e namorado bronco de Clara RIBEIRO).

05 – Leonardo Villar – Ezequiel RIBEIRO (um sapateiro, “fanático” religioso e pai de Clara RIBEIRO).

07 – Lady Francisco – Yara (ex-prostituta e amiga de CLARA).

06 – Jairo Mattos – Dr. Tadeu Junqueira Lima. (chegou a ser namorado de CLARA).

07 – Sônia Guedes – Ambrosina dos Santos.

08 – Vera Holtz – Dos Anjos.

09 – En Johnson – Lulu.

10 – Nicole Puzzi – Dra. Luísa Coller.

11 – Denise Fraga – Rita Garcez (Ritinha, amiga de CLARA).

12 – Wolf Maya – Paulo César. (principal diretor da telenovela).

13 – Daniela Perez – Clotilde (Clô) – (filha da autora da telenovela, Glória Perez)

14 – Mário Lago – Dr. Molina (um médico humanista e velho).

15 – Beatriz Segall – Dra. Penépole Brown. (uma pesquisadora).

16 – Adriano Reys – Dr. Álvaro BARONE. (médico famoso e inescrupuloso).

17 – Reneé de Vielmond – Aída BARONE.

18 – Emiliano Queiroz – Dr. BARROSO.

19 – Bruno Gagliasso – Filho de Dr. BARROSO.

20 – Lúcia Alves – Moema PARANHOS.

21 – Sura Berditchevsky – Raquel RIBEIRO.

22 – Tereza Seiblitz – Laura Maria BARONE.

23 – Carlos Koeber – Ramiro de ALENCAR.

24 – Ilka Soares – Milena de ALENCAR (Mimi).

25 – Mary Daniel – Vovó Lola PARANHOS.

26 – Jonas Mello – Delegado José de Oliveira.

27 – Renato Rabello – Pitty PARANHOS.

28 – Cynthia Maranhão – Mariana PARANHOS.

29 – Caio Junqueira – Tatau PARANHOS.

30 – Ivan Mesquita – Oficial de Justiça.

31 – Ivon Cury – Promotor.

32 – Moacyr Deriquém – Juiz.

33 – Nelson Dantas – Psicanalista.

34 – Neuza Amaral – Juíza.

35 – Newton Martins – Delegado.

36 – Paulo Villaça – Desembargador.

SINOPSE. (2ª versão).

ANA e ZECA formam um CASAL BEM SUCEDIDO, que ostenta uma vida tranquila e organizada, vivendo inclusive das GLÓRIAS de ANA, uma FAMOSA jogadora de VÔLEI.

Mas, para completar a felicidade dos dois, falta um filho, que o casal é impossibilitado de ter.

Oferecem então uma PEQUENA FORTUNA para a MULHER que ALUGAR a BARRIGA para que o FILHO seja GERADO.

A MÃE de ALUGUEL é CLARA, uma JOVEM que vive em dificuldades constantes, FINANCEIRA e EMOCIONALMENTE.

CLARA esconde de todos a sua decisão de ALUGAR a BARRIGA, inclusive do PAI, EZEQUIEL, um “fanático” RELIGIOSO.

A GRAVIDEZ de CLARA é motivo suficiente para que sua vida mude drasticamente.

Ela mora com YARA, uma EX-PROSTITUTA, e é alvo do amor do EX-NAMORADO, JOÃO, um CAMINHONEIRO rude.

Mesmo ainda amando CLARA, João se une a RITINHA, a melhor amiga de CLARA.

As coisas se complicam à medida que a GRAVIDEZ de CLARA avança.

ANA sabe que terá um FILHO com seus traços GENÉTICOS, mas não sente seu corpo se transformando, não vive a sensação de MATERNIDADE.

Com CLARA acontece o oposto.

Mas como espera um FILHO que não é seu, vive o conflito de ter de se distanciar EMOCIONALMENTE da CRIANÇA que CRESCE DENTRO DELA.

Enquanto isso, ZECA, marido de ANA, desenvolve fantasias a respeito de CLARA e acaba tendo um envolvimento com a MOÇA.

No hospital, a GRAVIDEZ de CLARA é acompanhada de perto por MISS PENÉPOLE BROWN, uma pesquisadora CIENTÍFICA de ideias inovadoras, que contrastam com a linha tradicional do Dr. MOLINA, seu velho amigo.

O Dr. MOLINA protege o jovem MÉDICO TADEU, que namora LAURA, filha de um de seus maiores opositores no HOSPITAL, o Dr. ÁLVARO BARONE, um MÉDICO INESCRUPULOSO.

O Dr. BARONE é casado com AÍDA, mas tem um caso velado com a MÉDICA LUÍSA, que desenvolve com seu amado uma relação doentia.

Para piorar a situação, AÍDA acaba se apaixonando pelo MÉDICO TADEU e passa a disputá-lo COM A FILHA LAURA.

Observações do escriba:

1ª - Sendo uma telenovela médica, o cenário central da telenovela é o hospital, onde é realizada as experiências com o bebê de proveta, o acompanhamento da gestação e finalmente o parto. Os dois mentores principais da experiência são o Dr. Barone e a Dra. Miss Brown. Naturalmente conta com a participação de outros médicos. É onde se desenvolve a parte principal da temática médica e CIENTÍFICA.

2ª - Gloria Perez recorreu à assessoria de três juízes e pediu-lhes que deixassem uma brecha nas sentenças, para justificar, no roteiro, o encaminhamento do processo em três instâncias da Justiça, e com isto, provocar suspense, prolongar a novela, aumentar a audiência e obter maiores lucros através dos diversos patrocinadores. Nesta parte, o cenário principal é ambientado em tribunais.

3ª - A Barriga de Aluguel, a Maternidade de Substituição ou o Contrato de Gestação, como parece ser conhecido atualmente no meio jurídico o tema, veio para ficar.

4ª - No entanto, os casos de infertilidade, tanto nas mulheres como nos homens, ou mesmo em casais, constituem exceções, e não a regra. Ainda assim, continuam a proliferar com certa intensidade, em ambientes luxuosos, as sofisticadas Clínicas de Fertilização. Evidentemente o custo de tais empreendimentos é muito alto, para beneficiar um pequeno grupo, dotado de boa situação financeira.

5ª – No caso da novela “Barriga de Aluguel”, de um lado um casal famoso e rico, porém incapaz de gerar um filho biologicamente normal. Ou seja, com relação sexual, com a união de um espermatozóide e um óvulo (a fecundação), a nidação, a continuidade da gestação (geralmente nove meses) e finalmente o nascimento da criança.

6ª - Do outro lado uma jovem saudável, entretanto pobre, mas passando por dificuldades financeiras e emocionais. Acontece que o seu corpo, através do seu útero, foi capaz de receber um corpo estranho (a célula ovo do casal), ter um bom desenvolvimento embrionário, ultrapassar a fase fetal, completar nove meses de gestação, suportar as dores do parto e finalmente dar à luz um filho saudável. Neste caso, a jovem recebeu uma pequena fortuna do casal endinheirado.

7ª – Dizem alguns “sábios” de plantão, que a prostituição é a mais antiga das profissões. Prostituição nunca foi profissão. A não ser na cabeça de doentes mentais. Se o “elemento” for um homem, podem ter certeza de que a doença mental é muito mais grave.

8ª – Momentaneamente, deixaremos de lado a CIÊNCIA e a RELIGIÃO. Do ponto de vista FILOSÓFICO, a “Barriga de Aluguel”, ou, se preferirem, a “Maternidade de Substituição”, poderia ser considerada como uma “prostituição artificial”, praticada por médicos e médicas geneticistas? Com a palavra os leitores.

9ª – No caso da telenovela médica “Barriga de Aluguel”, o médico denominado Dr. Álvaro Barone, não passa de um doutorzinho sem escrúpulos, que por dinheiro, (imagina-se que neste caso deve estar envolvido uma dinheirama, embora na novela não fale quanto ele recebeu), em nome de uma CIÊNCIA, ou melhor dizendo, de uma PSEUDOCIÊNCIA, não teria ele praticado um ato médico que poderia ser enquadrado como prostituição artificial? Novamente com a palavra os leitores.

10ª – A novela abordou a luta entre os ricos e os pobres. Um casal poderoso e uma jovem pobre. E, em nome do AVANÇO CIENTÍFICO, estão envolvidos médicos sem escrúpulos comerciais. A dinheirama, mais uma vez falou mais alto. Tanto que, no final da novela, a própria Justiça, parece ter dado ganho de causa ao famoso e endinheirado casal. Eu falo parece porque eu não assisti a novela. Apenas, para me inteirar um pouco sobre o assunto, nos últimos dias, li a sinopse e assisti algumas poucas partes da referida telenovela.

11ª – Para mim o final da novela deveria ser assim: O famoso e afortunado casal adotaria uma criança!

12ª – A telenovela médica “Barriga de Aluguel” ou “Útero de Aluguel”, certamente não é “UMA DAS MARAVILHAS DA MEDICINA”.

13ª – Sobre as CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, acho que encerramos o assunto.

14ª – Mesmo porque, estamos muito mais interessados em pesquisar outros tipos de células, muito menos dispendiosas e muito mais benéficas: OS MACRÓFAGOS.

Audiência.

O primeiro capítulo da novela, obteve 39 pontos de média.

Já seu último capítulo registrou 50 pontos de média.

Fechou com uma média geral de 37 pontos.

Categorias:

• Telenovelas da Rede Globo.

• Vale a Pena Ver de Novo.

• Telenovelas do Viva.

• Programas de televisão do Brasil que estrearam em 1990.

• Programas de televisão do Brasil encerrados em 1991.

• Telenovelas ambientadas na cidade do Rio de Janeiro.

• Telenovelas médicas.

• Telenovelas da década de 1990.

• Telenovelas em português.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quinta-feira, 26 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1726, 1729 e 1780 – (III volume). (3) – Transcrição parcial do artigo “Erro de Avaliação”, (Educação) da Professora e Escritora Divina de Jesus Scarpim, publicado no Recanto das Letras em 06 de maio de 2015. (4) - Wikipédia. (5) – Outras fontes.