A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 9ª parte). - 43ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 9ª parte).

43ª parte.

TEOSOFIA – (teo + sofia). 1. Sabedoria DIVINA. 2. Teoria FILOSÓFICA que admite o conhecimento de DEUS e das leis do UNIVERSO pela revelação mística, manifestada pela própria alma do indivíduo; iluminismo. 3. Conjunto de doutrinas FILOSÓFICAS que conciliam a RAZÃO e a FÉ, de tal maneira que se estabelece perfeita harmonia nos pontos de coincidência das RELIGIÕES, seitas e escolas FILOSÓFICAS. (página 1684).

TOLERÂNCIA – (latim tolerantia). 1. Qualidade de tolerante. 2. Ato ou efeito de tolerar, de admitir, de aquiescer. 3. Direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas. 4. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas. 5. Disfarce ou dissimulação a respeito de uma coisa proibida. 6. Permissão concedida ao estudante militar, para frequentar a cadeira ou disciplina em que foi reprovado. 7. Pequenas diferenças para mais ou para menos, legalmente permitidas no peso ou no título das moedas. 8. SOCIOLOGIA. Atitude social de quem reconhece aos outros o direito de manifestar diferenças de conduta e de opinião, mesmo sem aprová-las. (página 1712).

9. Tolerância civil. Permissão concedida pelo governo para uso de cultos que não são do Estado. 10. Tolerância eclesiástica. O mesmo que tolerância TEOLÓGICA. 11. Tolerância medicamentosa. Aptidão para suportar doses exageradas de uma substância, ou suportá-la por muito tempo. 12. Tolerância política. Atitude do governo ou partido político que admite a existência de outros partidos que não concordem com seus princípios. 13. Tolerância religiosa. Atitude governamental em que se concede plena liberdade de culto. 14. Tolerância TEOLÓGICA. Condescendência em consentir todas as opiniões que não são abertamente contrárias à doutrina da Igreja. (página 1712).

GÊMEOS.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: Um retrato de duas IRMÃS GÊMEAS UNIVITELINAS”.

Chama-se GÊMEOS ou GÉMEOS a DOIS ou MAIS IRMÃOS que nascem de UMA MESMA GESTAÇÃO da MÃE, PODENDO SER IDÊNTICOS OU NÃO.

Por extensão, as CRIANÇAS nascidas de PARTOS triplos, quádruplos ou mais também são chamadas de GÊMEOS.

Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma GRAVIDEZ dentre cada 85 seja GEMELAR.

GÊMEOS DIZIGÓTICOS.

Os GÊMEOS DIZIGÓTICOS ou FRATERNOS, são formados a partir de DOIS ÓVULOS.

Nesse caso são produzidos DOIS OVÓCITOS e esses são FECUNDADOS por DOIS ESPERMATOZÓIDES, formando assim, DOIS EMBRIÕES.

Quase sempre são formados em PLACENTAS DIFERENTES e NÃO DIVIDEM O SACO AMNIÓTICO.

Os GÊMEOS FRATERNOS não se assemelham muito entre si, podem ter ou não o mesmo FATOR SANGUÍNEO e podem ser do MESMO SEXO ou não.

Também são conhecidos como GÊMEOS DIFERENTES.

Na verdade são DOIS IRMÃOS COMUNS que tiveram GESTAÇÃO COINCIDENTE.

Representam 66% de todas as GESTAÇÕES GEMELARES, e neste tipo de GESTAÇÃO, um terço tem SEXOS DIFERENTES, enquanto dois terços o MESMO SEXO.

Um em cada um milhão de GÊMEOS deste tipo têm CORES DIFERENTES, mesmo sendo do MESMO PAI.

É possível GÊMEOS FRATERNOS TEREM PAIS DIFERENTES, este fenômeno é conhecido como SUPERFECUNDAÇÃO HETEROPATERNAL.

Sua ocorrência é possível se a MULHER liberar DOIS ÓVULOS durante o MESMO CICLO e AMBOS forem FERTILIZADOS por DOIS HOMENS DIFERENTES, como resultado de RELAÇÕES SEXUAIS num INTERVALO MENOR que 48 HORAS, caso em que a MULHER poderá ENGRAVIDAR de AMBOS os HOMENS.

IRMAÕS nascidos da MESMA GRAVIDEZ e desenvolvidos a partir de DOIS ÓVULOS que foram LIBERADOS do OVÁRIO SIMULTANEAMENTE e FERTILIZADOS na MESMA RELAÇÃO SEXUAL, porém podem ser CONCEBIDOS de CÓPULAS DISTINTAS, mas daquela MESMA OVULAÇÃO DUPLA.

Podem ter ou não o MESMO SEXO, se diferenciam tanto FISICAMENTE como em sua CONSTITUIÇÃO GENÉTICA e possuem DUAS PLACENTAS e DUAS MEMBRANAS INDEPENDENTES e bem diferenciadas.

Podem ser FILHOS de PAIS DIFERENTES.

A frequência dos GÊMEOS DIZIGÓTICOS varia de acordo com a origem étnica (máxima incidência nas populações negras, mínima nas asiáticas e intermediária nas brancas), a idade materna (máxima quando a mãe tem de 35 a 39 anos) e a GENÉTICA, com uma maior incidência da LINHA GENÉTICA MATERNA que da PATERNA, ainda que os pais possam transmitir a predisposição à DUPLA OVULAÇÃO a seus filhos.

Em geral, a proporção global é de dois terços de GÊMEOS DIZIGÓTICOS para um de MONOZIGÓTICOS (ou seja, os GÊMEOS IDÊNTICOS).

A terminologia BIVITELINO caiu, pois CONCEPTOS HUMANOS não possuem VITELO VERDADEIRO, o termo mais apropriado seria DIZIGÓTICO.

GÊMEOS MONOZIGÓTICOS.

Quando UM ÓVULO é produzido e FECUNDADO por UM SÓ ESPERMATOZÓIDE e se divide em DUAS CULTURAS de CÉLULAS COMPLETAS, origina os GÊMEOS MONOZIGÓTICOS ou IDÊNTICOS, os quais possuem o mesmo GENOMA.

Apenas um terço das GESTAÇÕES são de GÊMEOS UNIVITELINOS.

Apesar de serem considerados CLONES e possuírem O MESMO DNA, GÊMEOS IDÊNTICOS não possuem AS MESMAS IMPRESSÕES DIGITAIS devido a que, mesmo num pequeno espaço dentro do ÚTERO MATERNO, eles têm contatos com partes diferentes desse ambiente.

Observações do escriba:

1ª – Gêmeos UNIVITELINOS, Gêmeos MONOZIGÓTICOS ou Gêmeos IDÊNTICOS, são expressões sinônimas. Os Gêmeos UNIVITELINOS são sempre do mesmo sexo. Ou seja, ou nascem dois meninos gêmeos ou nascem duas meninas gêmeas.

2ª - O fato acontece quando um único OVÓCITO (ou ÓVULO) é FECUNDADO por um único ESPERMATOZÓIDE. O GAMETA MASCULINO (o ESPERMATOZÓIDE), une-se ao GAMETA FEMININO (o OVÓCITO ou ÓVULO), daí surgindo o ÔVO ou ZIGOTO.

3ª - Aproximadamente 30 HORAS após a FECUNDAÇÃO, o ZIGOTO completa sua primeira divisão, originando DOIS BLASTÔMEROS. Na espécie humana, as MITOSES sucessivas, que caracterizam a FASE de SEGMENTAÇÃO, não ocorrem de maneira sincrônica. “Os dois BLASTÔMEROS são geneticamente iguais”. (a).

4ª - Um dos dois BLASTÔMEROS iniciais é ligeiramente maior que o outro e divide-se antes, de modo que é possível existir um estágio TRICELULAR. O estágio de QUATRO BLASTÔMEROS é atingido 40 a 50 HORAS após a FECUNDAÇÃO. (a-1).

5ª – No início do QUARTO DIA, ocorrem 12 a 16 BLASTÔMEROS; dizemos que está formada a MÓRULA, a qual se apresenta como uma bola maciça, formada por CÉLULAS arredondadas e iguais. (a-2).

6ª – Ao redor do QUINTO DIA após a FECUNDAÇÃO, aparece um espaço no interior da MÓRULA, com consequente deslocamento dos BLASTÔMEROS para uma posição periférica. O deslocamento dos BLASTÔMEROS não se faz de maneira regular, ficando num dos pólos, o qual é referido como pólo EMBRIONÁRIO, um conjunto de CÉLULAS que fazem saliência para o interior da cavidade recém-formada. (a-3).

7ª – Forma-se assim uma estrutura que recebe o nome de BLASTOCISTO, que em corte, é semelhante a um anel com a pedra voltada para dentro. (a-4).

8ª – O BLASTOCISTO, não só na espécie humana, mas nos mamíferos em geral, corresponde à fase de BLÁSTULA. (a-5).

9ª – Apresenta-se formado por duas porções: o TROFOBLASTO, representado por uma capa periférica de CÉLULAS achatadas e o EMBRIOBLASTO (ou massa CELULAR interna), constituído pelo conjunto de CÉLULAS que fica no pólo EMBRIONÁRIO. (a-6).

10ª – Até esta fase praticamente não há crescimento, tendo o BLASTOCISTO um diâmetro equivalente ao do OVÓCITO. (a-7).

11ª – O trânsito pela TROMPA de FALÓPIO leva de três a quatro dias e se dá graças ao batimento ciliar e movimentos peristálticos deste órgão. (a-8).

12ª – Durante esse período os BASTÔMEROS em divisão são nutridos principalmente através das secreções existentes na trompa, visto que, suas reservas nutritivas (vitelo) são mínimas. (a-9).

13ª – A zona pelúcida mantém-se íntegra durante a FASE de SEGMENTAÇÃO, começando a desaparecer quando se forma o BLASTOCISTO. Quando este chega à CAVIDADE UTERINA, a zona pelúcida já regrediu completamente. (a-10).

14ª – IMPLANTAÇÃO – Ao redor do SEXTO DIA de desenvolvimento, o BLASTOCISTO, através de seu pólo EMBRIONÁRIO, acola-se à MUCOSA UTERINA, iniciando a implantação. (a-11).

15ª – Após a relação sexual entre um homem e uma mulher, se ela estiver no período fértil, a FECUNDAÇÃO poderá ocorrer entre o terceiro e quarto dia, e ela ocorre normalmente, na TROMPA de FALÓPIO. A IMPLANTAÇÃO ou NIDAÇÃO ocorre no sexto dia do desenvolvimento embrionário, na MUCOSA UTERINA, conhecida por ENDOMÉTRIO.

16ª – Na 3ª observação dissemos que aproximadamente 30 HORAS após a FECUNDAÇÃO, o ZIGOTO completa sua primeira divisão, originando dois BLASTÔMEROS. Na espécie humana, as MITOSES sucessivas, que caracterizam a FASE de SEGMENTAÇÃO, não ocorrem de maneira sincrônica. “Os dois BLASTÔMEROS são geneticamente iguais”.

17ª – Quem acrescentou a frase “Os dois BLASTÔMEROS são geneticamente iguais” fui eu. É a única maneira que eu encontrei de tentar entender e explicar a continuidade da EMBRIOGÊNESE UNIVITELINA. E deve ser a partir deste momento que os dois BLASTÔMEROS se separam dando origem a dois futuros EMBRIÕES geneticamente iguais. Até a presente data, parece-me que a MEDICINA não tem uma explicação exata sobre o que acontece nesta fase da EMBRIOGÊNESE.

18ª – Retornando a falar sobre os GÊMEOS IDÊNTICOS, na verdade eles não são totalmente IDÊNTICOS por causa das IMPRESSÕES DIGITAIS. Portanto, segundo estudos mais ou menos recentes, os GÊMEOS podem ser até IDÊNTICOS, mas, as IMPRESSÕES DIGITAIS são DIFERENTES.

19ª – Sobre IDENTIDADE fica aqui mais uma dúvida! Os Gêmeos IDÊNTICOS são IDÊNTICOS? Ou os Gêmeos IDÊNTICOS não são IDÊNTICOS? IDENTIFICAÇÃO é IDENTIFICAÇÃO!

20ª – IMPRESSÃO DIGITAL.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: Datilograma, ou IMPRESSÃO DIGITAL, registrado em papel”.

IMPRESSÃO DIGITAL (tecnicamente datilograma ou dermatoglifo) é o desenho formado pelas PAPILAS (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa.

As IMPRESSÕES DIGITAIS são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre GÊMEOS UNIVITELINOS.

Tal característica, chamada UNICIDADE, as faz serem utilizadas como forma de IDENTIFICAÇÃO de pessoas há séculos.

As PAPILAS são formadas durante a GESTAÇÃO e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.

Esta propriedade é conhecida como IMUTABILIDADE.

A IMPRESSÃO DIGITAL apresenta pontos característicos e formações que permitem a um perito ou um PAPILOSCOPISTA IDENTIFICAR uma pessoa de forma bastante confiável.

Tal comparação é também feita por sistemas COMPUTADORIZADOS, os chamados sistemas AFIS (Automated Fingerprint IDENTIFICATION System, Sistema de IDENTIFICAÇÃO Automatizada de IMPRESSÃO DIGITAL).

Algumas pessoas, contudo, apresentam as pontas dos dedos lisas, o que caracteriza a chamada Síndrome de Nagali.

Nestes casos, a IDENTIFICAÇÃO é feita pela ÍRIS ou outra forma de IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA adequada.

Em 2006, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Haifa, em Israel, anunciaram ter descoberto que tal síndrome é decorrente do mal funcionamento de uma proteína conhecida como queratina 14.

A utilização de IMPRESSÕES DIGITAIS para IDENTIFICAR pessoas existe desde a Antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China, com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais.

O primeiro sistema de IDENTIFICAÇÃO por IMPRESSÕES DIGITAIS foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores.

A primeira utilização de uma IMPRESSÃO DIGITAL para prender e condenar um criminoso ocorreu na França, em 1902.

As IMPRESSÕES DIGITAIS são usadas para CARTEIRAS de IDENTIDADE.

PONTOS CARACTERÍSTICOS.

Designam-se por "pontos característicos" as particularidades PAPILARES que, quando vistas pormenorizadamente oferecem as marcas no seu curso pelo DATILOGRAMA NATURAL e pela sua IMPRESSÃO.

Estas particularidades são as convergências, desvios, planuras, interrupções, fragmentos, etc., das cristas e dos sulcos.

“Foto: Arco".

“Foto: Presilha Interna”.

“Foto: Ticilo”.

CRISTAS PAPILARES.

São os relevos epidérmicos situados na palma das mãos e na planta dos pés.

São glândulas de secreção de suor situadas na derme.

Constam de um tubo situado no tecido celular subcutâneo, formado por um glomérulo glandular com um canal retilíneo, que atravessa a derme, para rematar na capa córnea da epiderme, concretamente no poro, que é um orifício situado nos lados das CRISTAS PAPILARES, e pelo qual se expulsa o suor ou outras secreções.

Uma vez que o suor sai para o exterior, derrama-se pelas CRISTAS e mistura-se com a gordura natural da pele, dando lugar a que quando se toque ou manipule um objeto apto para a retenção de pegadas, estas fiquem IMPRESSAS no mesmo.

“Foto: IDENTIFICAÇÃO pela IMPRESSÃO DIGITAL.

SULCOS INTERPAPILARES.

São as depressões que separam as CRISTAS PAPILARES.

DESENHOS PAPILARES.

São formados pelas CISTAS PAPILARES e SULCOS INTERPAPILARES.

Está demonstrado CIENTIFICAMENTE, e comprovado pela EXPERIÊNCIA, que são PERENES, IMUTÁVEIS e DIVERSIFORMES:

São PERENES, porque desde que se formam no SEXTO MÊS da VIDA INTRAUTERINA, permanecem invariáveis em número, situação, forma e direção até que a putrefação cadavérica destrua a pele.

São IMUTÁVEIS, já que as CRISTAS PAPILARES não podem modificar-se FISIOLOGICAMENTE. Se houver um traumatismo pouco profundo, regeneram-se, e se é profundo, as CRISTAS não reaparecem com forma distinta da que tinham. Apenas a parte afetada pelo traumatismo fica invadida por um desenho próprio da cicatrização.

São DIVERSIFORMES, pois ainda NÃO FORAM ENCONTRADAS DUAS IMPRESSÕES DIGITAIS IDÊNTICAS produzidas por dedos diferentes.

Ver também.

• Dermatoglifia.

Categorias:

• Anatomia.

• Biometria.

GÊMEOS XIPÓFAGOS (SIAMESES).

Os GÊMEOS XIPÓFAGOS ou SIAMESES são MONOZIGÓTICOS, ou seja, formados a partir do mesmo ZIGOTO.

Porém, nesse caso, o DISCO EMBRIONÁRIO não chega a se dividir por COMPLETO, produzindo GÊMEOS que estarão ligados por UMA PARTE DO CORPO, ou têm uma parte do corpo comum aos dois.

O EMBRIÃO de GÊMEOS XIPÓFAGOS é, então, constituído de apenas UMA MASSA CELULAR, sendo desenvolvido na MESMA PLACENTA, com o MESMO SACO AMNIÓTICO.

Estima-se que dentre 40 GESTAÇÕES GEMELARES MONOZIGÓTICAS, uma resulta em GÊMEOS interligados por não separação completa.

Num outro tipo de GÊMEOS XIPÓFAGOS (hoje sabidamente mais comum) a união acontece depois, ou seja, são GÊMEOS IDÊNTICOS SEPARADOS que se unem em alguma fase da GESTAÇÃO por partes semelhantes: cabeça com cabeça; abdômen com abdômen; nádegas com nádegas, etc.

Ao ver-se alguma notícia de GÊMEOS que foram "separados" por CIRURGIA, trata-se quase sempre de um caso desses.

O termo "SIAMESES" originou-se de uma famosa ocorrência registrada desse fenômeno: os GÊMEOS Chang e Eng, que nasceram no Sião, atual Tailândia, em 1811, colados pelo ombro.

Eles casaram, tiveram 22 filhos e permaneceram unidos até o fim de seus dias, tendo FALECIDO com um intervalo de três horas um do outro.

CURIOSIDADES.

O maior grau de GEMELIDADE em que todos os bebês nasceram e se conservaram vivos é OITO (ÓCTUPLOS).

No mundo inteiro, até agora foram registrados apenas DOIS GRUPOS DE ÓCTUPLOS.

O primeiro caso ocorreu em dezembro de 1998 no Texas, EUA, e o outro em janeiro de 2009 na Califórnia.

No primeiro caso, sobreviveram sete crianças e no segundo, as oito crianças.

As GRAVIDEZES de MAIS de DOIS CONCEPTOS representam 1% de todas as GESTAÇÕES GEMELARES.

Podem ser IDÊNTICOS, FRATERNOS ou uma combinação dos dois tipos, meninos ou meninas.

GÊMEOS FAMOSOS.

• Mary Kate e Ashley Olsen;

• Camilla Rosso e Rebecca Rosso;

• Siva Kaneswaran e Kunar Kaneswaran;

• Kathryn Prescott e Megan Prescott;

• Dylan Sprouse e Cole Sprouse;

• Tia Mowry e Tamera Mowry;

• Aaron Ashmore e Shawn Ashmore;

• Bill Kaulitz e Tom Kaulitz;

• Tegan Quin e Sara Quin;

• Jessica Origliasso e Lisa Origliasso;

• Lech Kaczynski e Jaroslaw Kaczynski;

• James Phelps e Oliver Phelps;

• Ashton Kutcher e Michael Kutcher;

• Gisele Bündchen e Patrícia Bündchen;

• Scarlett Johansson e Hunter Johansson;

• Kiefer Sutherland e Rachel Sutherland;

• Linda Hamilton e Leslie Hamilton Gearren;

• Gabriela Spanic e Daniela Spanic;

• Benji Madden e Joel Madden;

• Elvis Presley e Jesse Presley;

• Alanis Morissette e Wade Morissette;

• Isabella Rossellini e Ingrid Rossellini;

• Kim Deal e Kelley Deal;

• Ronald de Boer e Frank de Boer;

• Maurice Gibb e Robin Gibb;

• Bia e Branca Feres;

• Nicholas Brendon e Kelly Donovan;

• CHICO CARUSO e PAULO CARUSO;

• Vin Diesel e Paul Vincent;

• Julio César Dely Valdés e Jorge Dely Valdés;

• Minotauro e Minotouro;

• Jason London e Jeremy London;

• Aaron Carter e Angel Carter;

• Mario Andretti e Aldo Andretti;

• Drew Scott e Jonathan Scott;

• Max Carver e Charlie Carver;

• Bob Bryan e Mike Bryan;

• Flávio Mendonça e Gustavo Mendonça;

• Luciano Szafir e Patrícia Szafir;

• Samantha Ronson e Charlotte Ronson:

• Renata Vasconcellos e Lanza Mazza:

• Giselle Batista e Michelle Batista:

• Julieta Venegas e Ivonne Venegas;

• Eva Green e Joy Green;

• Pepê e Neném;

• Príncipes VICENTE da DINAMARCA e JOSEFINA da DINAMARCA.;

• JAIME, PRÍNCIPE HERDEIRO DE MÔNACO e PRINCESA GABRIELA, CONDESSA de CARLADÈS.

Observações do escriba:

1ª – No Brasil uma das mais ilustres personalidades que deu luz a trigêmeos foi Fátima Bernardes.

2ª – Como todos devem saber, ela e o marido, William Bonner, trabalham na Rede Globo de Televisão.

3ª – No dia 21 de outubro de 1997, Fátima Bernardes deu à luz aos trigêmeos Beatriz, Laura e Vinícius (por ordem alfabética). Duas meninas e um menino.

4ª – Por ordem de nascimento não faço a mínima idéia de quem nasceu primeiro. Não faz parte das nossas pesquisas.

5ª – Outro fato curioso é que Fátima Bernardes é canhota. Assunto que também não faz parte das nossas pesquisas por enquanto.

6ª – Eu, no caso o escriba e minha esposa Sílvia somos dextros. Meu filho Victor e minha filha Jéssica são canhotos. Talvez algum dia eu me interesse em estudar o (s) motivo (s) de tal “discrepância”.

7ª - No momento minha prioridade é estudar as CÉLULAS, principalmente os MACRÓFAGOS, que são capazes de ativar intensamente o nosso SISTEMA IMUNOLÓGICO, através da prática da AUTO-HEMOTERAPIA (AHT).

8ª – Os estudos sobre GÊMEOS precederam os estudos sobre a GENÉTICA.

9ª – Existem coisas que na atualidade me interessam muito mais e me preocupam muito mais do que a panaceia da GENÉTICA. Exemplos: Saneamento básico, coleta e reciclagem de lixo, mobilidade urbana, preservação da natureza, diminuição da produção de drogas ilícitas, diminuição na produção de armas, planos de urbanização das cidades, construção de mais praças nas cidades, diminuir a violência urbana, diminuir os acidentes de trânsito, etc.

10ª – Lembrando aos leitores que o mês de maio é considerado o mês amarelo (parece-me que a cor é esta), uma alerta contra os acidentes no trânsito. Dizem que a iniciativa é da ONU. PÔRRA! Com meio século de atraso!

Ver também.

• Nascimento Múltiplo.

Referências.

1. Grávida de quadrigêmeos, mulher vira atração em Taubaté.

2. SUPERFECUNDAÇÃO HETEROPATERNAL - GÊMEOS de PAIS DIFERENTES.

3. «Descobriu em tribunal que tem gêmeos de pais diferentes».

4. Óctuplos comemoram aniversário de 10 anos nos EUA.

5. «Mulher dá à luz óctuplos na Califórnia».

Categorias:

• GÊMEOS.

• Reprodução.

• Embriologia.

• GENÉTICA.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 22 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1684 e 1712 – (III volume). (3) – Wikipédia. (4) – Da letra (a) até (a-11) – Livro – Fundamentos de Embriologia Humana – Dr. Luiz Carlos U. Junqueira, Professor de Histologia e Embriologia da USP e Dr. Douglas Zago, Professor de Histologia e Embriologia da USP. – Editora Guanabara Koogan – 1972 – páginas 17, 18 e 19. – (255 páginas). (5) – Outras fontes.