A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 5ª parte). - 39ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 5ª parte).

39ª parte.

REVELAÇÃO – (revelar + ação). 1. Ação ou efeito de revelar ou revelar-se. 2. A própria coisa revelada. 3. Ato de mostrar-se ou patentear-se. 4. Manifestação, prova, testemunho. 5. Declaração ou divulgação de coisa que estava em segredo ou era ignorada. 6. Denúncia. 7. Conhecimento súbito; inspiração. 8. Teologia. Conjunto de verdades sobrenaturais manifestadas por DEUS ao homem através da inspiração e iluminação ou pelo ensino oral, comunicado aos patriarcas, profetas, apóstolos e santos. (página 1513).

SAGRAÇÃO – (latim sacratione). 1. Ato ou efeito de sagrar. 2. Ato, cerimônia RELIGIOSA, pela qual se consagra um rei, um bispo, etc. 3. Consagração que sugere como que um respeito RELIGIOSO. (página 1545).

SAGRADA-FAMÍLIA – 1. Quadro, painel ou trio de imagens que representa a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus; santa-família. (página 1545).

SAGRADO – (p. de sagrar). 1. Que recebeu a sagração; que se sagrou. 2. Relativo, inerente, pertencente, dedicado a DEUS, a uma DIVINDADE ou a um desígnio RELIGIOSO: A Escritura Sagrada. 3. Digno de veneração ou respeito RELIGIOSO pela associação com DEUS ou com as coisas DIVINAS; santo, santificado: O sagrado coração de Jesus. 4. Pertencente à RELIGIÃO ou ao culto RELIGIOSO, ou relacionado com eles: Música sagrada. 5. Que recebeu um caráter de santidade, mediante certas cerimônias RELIGIOSAS. 6. Que, pelas suas qualidades ou destino, merece respeito profundo e veneração absoluta; venerável. 7. Diz-se de uma coisa em que não se deve mexer ou tocar. 8. Que não se deve infringir; inviolável. 9. Aquilo que é sagrado. 10. O que foi consagrado pelas cerimônias do culto. 11. Lugar vedado a profanações. 12. Lugar privilegiado. (página 1545).

13. Sacratíssimo e sagradíssimo – Sacratíssima fórmula: palavras que o sacerdote pronuncia quando consagra a hóstia, na parte da missa chamada consagração. Sacratíssimas espécies, Teologia: hóstias consagradas, durante a missa, ou conservadas no sacrário. Sacratíssimas Letras: A Bíblia; A Escritura Sagrada. Antônimo. – Profano. (página 1545).

SECTÁRIO – (latim sectariu). 1. Pertencente ou relativo à seita. 2. Membro ou aderente de uma seita RELIGIOSA. 3. Pessoa que segue outra no seu modo de pensar, ou lhe obedece cegamente; partidário, sequaz. 4. Membro de um partido, que o segue e defende com faccionismo. 5. Partidário apaixonado, intransigente, faccioso. Antônimo. Adversário. (página 1569).

SECTARISMO – (sectário + ismo). Espírito sectário; paixão de partido, de seita. (página 1569).

POTÊNCIA CELULAR.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS PLURIPOTENTES têm origem no EMBRIOBLASTO, dentro do BLASTOCISTO.

As CÉLULAS-TRONCO podem dar origem a qualquer TECIDO do CORPO, exceto a PLACENTA.

Apenas as CÉLULAS da MÓRULA são TOTIPOTENTES, podendo dar origem a qualquer TECIDO do CORPO e da PLACENTA.

Na BIOLOGIA CELULAR, a POTÊNCIA de uma CÉLULA especifica o seu POTENCIAL de DIFERENCIAÇÃO, ou POTENCIAL de se DIVIDIR e produzir diferentes tipos de CÉLULAS DIFERENCIADAS.

TOTIPOTÊNCIA.

A TOTIPOTÊNCIA é a capacidade de UMA ÚNICA CÉLULA, geralmente uma CÉLULA-TRONCO, se dividir e produzir todas as CÉLULAS diferenciadas no ORGANISMO, incluindo os TECIDOS EXTRA-EMBRIONÁRIOS.

As CÉLULAS TOTIPOTENTES incluem os ESPOROS e os ZIGOTOS. Em alguns organismos, CÉLULAS podem DIFERENCIAR-SE e manter a TOTIPOTÊNCIA.

Por exemplo, uma estaquia ou callus pode ser usado para fazer crescer uma planta inteira.

O DESENVOLVIMENTO HUMANO começa quando um ESPERMATOZÓIDE FERTILIZA o ÓVULO e cria UMA ÚNICA CÉLULA TOTIPOTENTE, o ZIGOTO.

Nas primeiras horas após a FERTILIZAÇÃO, esta CÉLULA se divide em CÉLULAS TOTIPOTENTES IDÊNTICAS, que mais tarde podem se DIFERENCIAR em qualquer um dos TRÊS TIPOS de FOLHETO EMBRIONÁRIO HUMANO (ENDODERME, MESODERME e ECTODERME) e em células das camadas da PLACENTA (citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto).

Após atingir o ESTÁGIO das 16 CÉLULAS, as CÉLULAS TOTIPOTENTES da MÓRULA DIFERENCIAM-SE em CÉLULAS que eventualmente se tornam no EMBRIOBLASTO ou no trofoblasto.

Aproximadamente QUATRO DIAS após a FERTILIZAÇÃO e após vários ciclos de divisão CELULAR, estas CÉLULAS TOTIPOTENTES começam a especializar-se.

O EMBRIOBLASTO, a ORIGEM das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, é PLURIPOTENTE e não TOTIPOTENTE.

PLURIPOTÊNCIA.

“Foto: CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS.

A: Colônias de CÉLULAS que ainda não se DIFERENCIARAM.

B: CÉLULAS NERVOSAS”.

Ver artigo principal: CÉLULA-TRONCO.

Na BIOLOGIA CELULAR, a PLURIPOTÊNCIA (do latim plurimus, que significa MUITO, e potens, que significa POSSUIR PODER) refere-se a uma CÉLULA-TRONCO que possui o potencial de se diferenciar em qualquer um dos três tipos de folheto embrionário humano: endoderme (que origina o trato gastrointestinal e os pulmões), mesoderme (que origina os músculos, ossos, sangue e sistema urogenital) e ECTODERME (que origina os tecidos epidermais e SISTEMA NERVOSO).

CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTES podem dar origem a qualquer tipo de CÉLULA fetal ou adulta, mas não podem por si próprias desenvolver-se em um organismo fetal ou adulto porque não possuem a capacidade de criar TECIDO EXTRA-EMBRIONÁRIO, como a PLACENTA.

PLURIPOTÊNCIA INDUZIDA.

Ver artigo principal: CÉLULA-TRONCO PLURIPOTENTE INDUZIDA.

As CÉLULAS-TRONCO pluripotentes induzidas são um tipo de CÉLULAS-TRONCO pluripotentes artificialmente derivadas de CÉLULAS não-pluripotentes, tipicamente de uma CÉLULA SOMÁTICA adulta, induzindo uma manifestação "forçada" de certos GENES.

MULTIPOTÊNCIA.

Ver também: CÉLULA PROGENITORA.

CÉLULAS progenitoras multipotentes são capazes de se diferenciar em um número limitado de outros tipos de CÉLULAS. Um exemplo de CÉLULA-TRONCO multipotente é a CÉLULA HEMATOPOIÉTICA — uma CÉLULA-TRONCO do SANGUE que pode se desenvolver em diversos tipos de CÉLULAS SANGUÍNEAS, mas não pode se desenvolver em neurônios ou noutros tipos de CÉLULAS.

No final da longa série de divisões CELULARES que formam o embrião estão CÉLULAS que terminaram o seu processo de diferenciação, ou que se considera que se comprometeram permanentemente a um tipo específico de função.

Outro exemplo são as CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMATOSAS, que se podem diferenciar em osteoblastos, condrócitos e adipócitos.

CIENTISTAS há muito tempo defendiam a tese de que CÉLULAS diferenciadas não podem ser alteradas ou induzidas a comportarem-se de qualquer outra maneira além da qual a que naturalmente se comprometeram.

Novas pesquisas, entretanto, questionam esta suposição.

Em recentes experiências com CÉLULAS-TRONCO, CIENTISTAS foram capazes de persuadir CÉLULAS-TRONCO SANGUÍNEAS a comportarem-se como NEURÔNIOS, um processo conhecido como TRANSDIFERENCIAÇÃO.

Os CIENTISTAS agora acreditam que a pesquisa das CÉLULAS-TRONCO poderia revelar muito mais informações vitais sobre os nossos corpos do que era anteriormente conhecido.

Existem também em andamento PESQUISAS para avaliar a possibilidade de transformar CÉLULAS MULTIPOTENTES em CÉLULAS PLURIPOTENTES.

A PLURIPOTÊNCIA INDUZIDA de CÉLULAS SOMÁTICAS em CÉLULAS iPS foi originalmente saudada como o fim do controverso uso de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS.

No entanto, as CÉLULAS iPS são altamente TUMORIGÊNICAS, e apesar dos progressos verificados nunca foram aprovadas para pesquisa clínica nos Estados Unidos.

Recentemente foi determinado que a expressão somática de FATORES de TRANSCRIÇÃO COMBINADOS pode induzir diretamente outros destinos definidos para as CÉLULAS SOMÁTICAS.

Os investigadores identificaram três FATORES de TRANSCRIÇÃO específicos que podem induzir em ratos a conversão de FIBROBLASTOS em neurônios totalmente funcionais.

Este resultado desafia a natureza terminal da diferenciação CELULAR e a integridade do compromisso com a LINHAGEM, e implica que com as ferramentas adequadas TODAS AS CÉLULAS SÃO TOTIPOTENTES e podem formar qualquer tipo de TECIDO.

OLIGOPOTÊNCIA.

A oligopotência é a capacidade das CÉLULAS PROGENITORAS se diferenciarem em diferentes tipos de CÉLULAS dentro de uma única LINHAGEM. Exemplos de CÉLULAS-TRONCO oligopotentes são as CÉLULAS-TRONCO linfóides e mielóides.

Exemplos de CÉLULAS progenitoras são as CÉLULAS-TRONCO vasculares, que possuem a capacidade de dar origem a CÉLULAS do endotélio ou do músculo liso.

UNIPOTÊNCIA.

Uma CÉLULA unipotente é uma CÉLULA-TRONCO que possui a capacidade de se diferenciar em somente um tipo de CÉLULA.

Atualmente não é claro se existem de fato CÉLULAS-TRONCO verdadeiramente unipotentes.

Os hepatoblastos, que se diferenciam em hepatócitos (que constituem a maior parte do fígado) e colangiócitos (CÉLULAS epiteliais do canal biliar), são bipotentes.

Um sinônimo muito aproximado para "CÉLULA unipotente" é CÉLULA precursora,

Ver também.

• EMBRIOLOGIA.

Observação do escriba: Na Wikipédia estão disponíveis nove referências e uma ligação externa.

Categorias:

• BIOLOGIA CELULAR.

• CÉLULAS-TRONCO.

CÉLULA-TRONCO PLURIPOTENTE INDUZIDA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: Um esquema de geração de CÉLULAS-TRONCO pluripotentes induzidas (iPS).

As CÉLULAS doadoras são isoladas e cultivadas. (1).

Transferem-se os GENES das CÉLULAS-TRONCO associadas para as CÉLULAS doadoras por meio de VETORES VIRAIS. As CÉLULAS vermelhas indicam as CÉLULAS que manifestam os GENES exógenos. (2).

As CÉLULAS cultivadas são colhidas de acordo com estratégias de cultivo de CÉLULAS-TRONCO, pela utilização de fibroblastos mitoticamente inativos (cor cinza claro). (3).

Um pequeno subgrupo dessas CÉLULAS TRANSFECTADAS tornam-se CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTE INDUZIDAS e a partir desse momento produzem colônias de CÉLULAS-TRONCO. (4).

As CÉLULAS-TRONCO pluripotentes induzidas, também conhecidas como CÉLULAS iPS ou iPSCs pela sua origem do inglês induced pluripotent stem cells, são um tipo de CÉLULA-TRONCO PLURIPOTENTE ARTIFICIALMENTE derivada de uma CÉLULA-TRONCO não pluripotente, tipicamente de uma CÉLULA SOMÁTICA adulta, pela indução de uma manifestação "forçada" de certos GENES.

Para sua correta identificação é necessário ter alguma habilidade.

Recentemente pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram uma ferramenta web que auxilia nessa identificação.

Estas CÉLULAS representam uma grande promessa para a MEDICINA, uma vez que, tendo a capacidade de se diferenciar em qualquer TECIDO de um organismo adulto, dão esperança de que um dia seja possível reconstruir TECIDOS ou ÓRGÃOS de pacientes e ainda auxiliar no desenvolvimento de fármacos para as mais diferentes moléstias humanas.

Comparadas às suas equivalentes em POTÊNCIA CELULAR (as embrionic stem cells), as iPSCs possuem a vantagem, do ponto de vista TERAPÊUTICO, de serem empregadas no PRÓPRIO INDIVÍDUO que as forneceu.

Essa possibilidade (de realizar TRANSPLANTES AUTÓLOGOS) é muito interessante pois descarta o problema de IMUNO-COMPATIBILIDADE do órgão do DOADOR e do TRANSPLANTADO, coisa que as CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS não são capazes de fornecer, pois o DOADOR é um EMBRIÃO QUE TEM DE SER DESTRUÍDO para a obtenção das CÉLULAS.

Do ponto de vista ÉTICO as CÉLULAS INDUZIDAS são mais adequadas pois são CÉLULAS derivadas de um indivíduo adulto, enquanto que as CÉLULAS-TRONCO embrionárias são obtidas de um embrião em desenvolvimento, culminando com sua morte.

Contudo, apesar de toda a potencialidade do uso TERAPÊUTICO das iPSCs, seu emprego ainda é uma perspectiva para o futuro.

Uma vasta PESQUISA CIENTÍFICA está sendo produzida neste sentido, mas ainda depende do aprimoramento de várias técnicas, como o modo de inserção dos GENES nas CÉLULAS (o uso de VÍRUS apresenta muitos riscos), técnicas de DIFERENCIAÇÃO CELULAR e de seleção em cultura (a INJEÇÃO de CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTES em indivíduos adultos causa o desenvolvimento de TERATOMAS).

Categorias:

• CÉLULAS-TRONCO.

• BIOLOGIA CELULAR.

• CLONAGEM.

• BIOLOGIA do DESENVOLVIMENTO.

CÉLULA PROGENITORA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como as CÉLULAS-TRONCO, as CÉLULAS PROGENITORAS têm a capacidade de se DIFERENCIAR em um tipo especializado de CÉLULA.

Em contraste com as CÉLULAS-TRONCO, no entanto, as CÉLULAS PROGENITORAS são mais DIFERENCIADAS, sendo estimuladas a se diferenciar em suas "CÉLULAS ALVO ".

A diferença mais importante entre as CÉLULAS-TRONCO e as CÉLULAS PROGENITORAS é que as CÉLULAS-TRONCO podem se REPLICAR indefinidamente, enquanto que as CÉLULAS PROGENITORAS podem se dividir apenas em um número limitado de vezes.

A controvérsia sobre a definição exata dessas CÉLULAS existe, pois o conceito ainda está evoluindo.

Assim, por vezes, os termos de "CÉLULAS PROGENITORAS" e "CÉLULAS-TRONCO" são equiparados.

PROPRIEDADES.

A maioria das CÉLULAS PROGENITORAS são descritas como OLIGOPOTENTES.

Sob esse ponto de vista, elas podem ser comparadas com CÉLULAS-TRONCO adultas, mas estão numa etapa mais avançada de diferenciação CELULAR.

Isto é, em termos de diferenciação estão em "posição intermediária" entre as CÉLULAS-TRONCO e as CÉLULAS totalmente diferenciadas.

O tipo de CÉLULA que pode gerar depende da CÉLULA que a originou e também de seu nicho.

Em geral, são formadas e transportadas em colônia, com as condições adequadas para que possam crescer e se diferenciar nos TECIDOS-ALVO.

Em contrapartida, durante pesquisas foram encontradas e isoladas algumas CÉLULAS que têm a capacidade de migrar pelo corpo até o tecido onde são necessárias.

Muitas propriedades são compartilhadas tanto por CÉLULAS-TRONCO adultas quanto por CÉLULAS PROGENITORAS.

Mas, ainda assim a controvérsia permanece porque CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS são as verdadeiras CÉLULAS-TRONCO, no sentido em que são ´LURIPOTENTES e demonstram capacidade ilimitada de auto renovação.

Em contraste, muitas das CÉLULAS denominadas CÉLULAS-TRONCO adultas seriam melhor definidas como CÉLULAS PROGENITORAS, uma vez que sua capacidade de auto renovação e sua plasticidade ainda não foram exaustivamente demonstradas.

CÉLULAS PROGENITORAS são encontradas em organismos adultos e agem como um sistema de reparo para o corpo.

Elas proveem o organismo com CÉLULAS especiais, mas também mantêm o sangue, a pele e os tecidos intestinais.

Também podem ser encontradas no tecido pancreático embrionário em desenvolvimento.

FUNÇÃO.

A maioria das CÉLULAS PROGENITORAS permanece dormente ou possui pouca atividade no TECIDO em que residem.

Elas apresentam lento crescimento e seu papel principal é substituir as CÉLULAS perdidas por desgaste normal.

Em caso de lesão de TECIDOS, de CÉLULAS danificadas ou mortas, as CÉLULAS PROGENITORAS podem ser ativadas.

FATORES de CRESCIMENTO ou CITOCINAS são duas substâncias que desencadeiam a mobilização das CÉLULAS PROGENITORAS para o TECIDO danificado.

Ao mesmo tempo, elas começam a se diferenciar em CÉLULAS-ALVO.

Nem todas as CÉLULAS PROGENITORAS são móveis e estão situadas próximas de seu TECIDO-ALVO de diferenciação.

Quando as CITOCINAS, os FATORES de CRESCIMENTO e ESTIMULADORES da DIVISÃO CELULAR de outras CÉLULAS chegam às CÉLULAS PROGENITORAS, ocorre uma maior taxa de DIVISÃO CELULAR, levando à recuperação do TECIDO.

EXEMPLOS.

A caracterização das CÉLULAS PROGENITORAS é mais baseada em seus MARCADORES do que em sua aparência MORFOLÓGICA.

• CÉLULAS SATÉLITE, encontradas no músculo. Elas exercem importante papel na diferenciação muscular e na recuperação de lesões.

• CÉLULAS PROGENITORAS INTERMEDIÁRIAS, formadas na zona subventricular. Algumas destas CÉLULAS PROGENITORAS ampliam o trânsito neural, migrando através da corrente migratória rostral do bulbo olfatório e se diferenciam em tipos específicos de CÉLULAS NEURAIS.

• CÉLULAS do ESTROMA da MEDULA ÓSSEA, as CÉLULAS BASAIS da epiderme têm 10% de CÉLULAS PROGENITORAS, embora sejam frequentemente classificados como CÉLULAS-TRONCO por sua elevada plasticidade e capacidade potencialmente ilimitada de auto renovação.

• O periósteo contém CÉLULAS PROGENITORAS que se desenvolvem em osteoblastos e condroblastos.

• CÉLULAS PROGENITORAS pancreáticas estão entre as mais estudadas. São empregadas em pesquisas para desenvolvimento da cura para o diabetes tipo 1.

• Angioblastos (ou CÉLULAS PROGENITORAS endoteliais) são muito importantes nas pesquisas sobre reparação de lesões e fraturas.

DESENVOLVIMENTO do CÓRTEX CEREBRAL HUMANO.

Antes do quadragésimo dia da fase embrionária, as CÉLULAS PROGENITORAS se reproduzem.

Após esse período, elas produzem somente algumas poucas CÉLULAS-FILHAS. As CÉLULAS derivadas de uma única CÉLULA PROGENITORA formam uma unidade proliferativa que dá origem a uma variedade de NEURÔNIOS de diversos formatos.

Categorias:

• BIOLOGIA do DESENVOLVIMENTO.

• BIOTECNOLOGIA.

• BIOLOGIA CELULAR.

• CLONAGEM.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), DOMINGO, 15 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1513, 1545 e 1569 – (III volume). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.