A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 4ª parte). - 38ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 4ª parte).

38ª parte.

RELIGIÃO – (latim religione). 1. Serviço ou culto a DEUS, ou a uma DIVINDADE qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento DIVINO. 2. Sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao CRIADOR. 3. Culto externo ou interno prestado à DIVINDADE. 4. Crença ou doutrina RELIGIOSA; sistema dogmático e moral. 5. Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé, piedade. 6. Prática dos preceitos DIVINOS ou revelados. 7. Temor de DEUS. 8. Tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável. 9. Ordem ou congregação religiosa. 10. Ordem de cavalaria. 11. Caráter sagrado ou virtude especial que se atribui a alguém ou a alguma coisa e pelo qual se lhe presta reverência. 12. Conjunto de ritos e cerimônias sacrificiais ou não, ordenados para a manifestação do culto à DIVINDADE; cerimonial litúrgico. (página 1488).

13. FILOSOFIA. Reconhecimento prático de nossa dependência de DEUS. 14. FILOSOFIA. Instituição social com crenças e ritos. 15. FILOSOFIA. Respeito a uma regra. SOCIOLOGIA. Instituição social criada em torno da idéia de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens. 17. Mística ou ascese – RELIGIÃO do caboclo, Reg. (Rio de Janeiro): prática feiticista negra a que se misturam entidades da mística ameríndia. (página 1488).

RELIGIÃO do Estado: a professada oficialmente por um Estado sem que, com isso, seja proibida ou impedida a prática das outras. RELIGIÃO natural: a que se baseia somente nas inspirações do coração e da razão, sem dogmas revelados; a RELIGIÃO dos povos primitivos. RELIGIÃO naturalista: veneração ou adoração RELIGIOSA da natureza nos animais, nos astros, etc.; panteísmo. (página 1488).

RELIGIÃO reformada: o mesmo que Igreja reformada. RELIGIÃO revelada: a que, com o cristianismo, se baseia numa revelação DIVINA conservada pelas Escrituras Sagradas e pela tradição. CIÊNCIA das RELIGIÕES: estudo das RELIGIÕES como fenômeno humano UNIVERSAL; pode-se considerar seu aspecto histórico (HISTÓRIA das RELIGIÕES), psíquico (PSICOLOGIA da RELIGIÃO) e social (SOCIOLOGIA da RELIGIÃO). FILOSOFIA da RELIGIÃO: tratado das questões relativas à sua essência e verdade. (página 1488).

Religiomania – 1. Tendência exagerada à RELIGIÃO. 2. Mania RELIGIOSA. 3. Fanatismo RELIGIOSO. (página 1488).

RESSURREIÇÃO – (latim resurrectione). 1. Ato de ressurgir ou reaparecer vivo depois de ter morrido; restituição do morto à vida. 2. Familiar. Cura surpreendente e inesperada. 3. Nova vida, novo vigor; revivescência. 4. Renascença das artes, das letras, etc. 5. Festa da Igreja Católica em que se celebra a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. 6. Quadro que representa esta ressurreição. – Ressurreição da carne, RELIGIÃO: décimo primeiro artigo do Credo, no qual se expressa a crença na volta à vida de todos os mortos, no JUÍZO FINAL. Ressurreição dos mortos: doutrina bíblica, segundo a qual os mortos ressuscitarão para o julgamento final, na segunda vinda de Cristo. Ressurreição eterna: a em que se passa da morte à imortalidade. Ressurreição perpétua: v. ressurreição eterna. (página 1506).

Observações do escriba sobre a RESSURREIÇÃO.

1ª – Nada a declarar.

2ª – Nada a declarar.

3ª – Nada a declarar.

20/05/2008 – 16h40min – Atualizado em 29/05/2008 – 21h59min.

CÉLULAS-TRONCO: - O voto dos 11 MINISTROS do SUPREMO.

REVISTA ÉPOCA.

A PESQUISA com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na votação que se encerrou nesta quinta-feira, 29.

Por seis votos contra cinco, as PESQUISAS CIENTÍFICAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS foram liberadas sem nenhuma restrição, como previsto na Lei de Biossegurança. Confira abaixo os votos e a argumentação de cada um dos ministros do STF.

A utilização de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS para fins de PESQUISAS e TERAPIA, prevista no artigo 5º da Lei de Biossegurança, é constitucional?

“Foto do Ministro Carlos Ayres Britto (Relator do caso) que votou SIM”.

Justificativa: O RELATOR considerou que um EMBRIÃO, ainda desprovido de personalidade e sem perspectivas de uma GESTAÇÃO em ÚTERO MATERNO, não pode ser considerado uma pessoa. Não há desrespeito à VIDA se não houver um SISTEMA NERVOSO CENTRAL, se não houver, de fato, a possibilidade de a CÉLULA se tornar um indivíduo. O CONGELAMENTO dos EMBRIÕES é um processo degenerativo. Para o ministro, a Lei de Biossegurança protege o EMBRIÃO e o destina a um fim mais nobre. Para ele, a inutilização dos EMBRIÕES seria um desperdício do poder de celebrar a VIDA.

“Foto da Ministra Ellen Gracie que votou SIM”.

Justificativa: Apesar do pedido de vistas do caso, a Ministra fez questão de se manifestar, mesmo quebrando a ordem regimental de votação (à época ela era Presidente do Supremo e, por isso, seria a última a votar). Ela argumentou que, nas condições estabelecidas para a PESQUISA com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, os EMBRIÕES utilizados não podem ser considerados pessoas. "Não constato vício de inconstitucionalidade. Segundo acredito, o PRÉ-EMBRIÃO não acolhido no ÚTERO não se classifica como pessoa"

“Foto do Ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que votou SIM com restrições”.

Justificativa: Depois de pedir vistas do processo em 5 de março, o Ministro, ligado a Entidades CATÓLICAS, votou pela "inconstitucionalidade parcial" das PESQUISAS, condicionando o trabalho dos CIENTISTAS à não destruição do EMBRIÃO. Seu voto deve ser computado como favorável, mas, na prática, ESPECIALISTAS dizem que é impossível utilizar as CÉLULAS-TRONCO de EMBRIÕES sem inutilizá-los.

“Foto da Ministra Cármen Lúcia que disse SIM.”

Justificativa: A Ministra defendeu as PESQUISAS por acreditar que elas não fogem do "princípio da dignidade humana". ELA RECONHECEU QUE AINDA NÃO É POSSÍVEL SABER O REAL ALCANCE DAS EXPERIÊNCIAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, mas ressaltou que "a não pesquisa é a certeza da ausência de resultados". Cármen disse ainda que "a PESQUISA abre possibilidades não obtidas até agora com qualquer outra, nem mesmo com as conseguidas com as CÉLULAS-TRONCO ADULTAS”.

“Foto do Ministro Ricardo Lewandowski que disse SIM com restrições”.

Justificativa: O Ministro votou parcialmente favorável às PESQUISAS. Assim como Direito, ele quer que as PESQUISAS possam ser realizadas, desde que sejam observadas algumas ressalvas, como a que exige que as CÉLULAS-TRONCO sejam retiradas do EMBRIÃO SEM DESTRUÍ-LO. Lewandowski ressaltou O POTENCIAL DESTRUTIVO QUE A CIÊNCIA PODE TER e lembrou que o EMBRIÃO tem direitos a serem respeitados, ainda que não se configure como pessoa.

“Foto do Ministro Eros Grau que disse SIM com restrições”.

Justificativa: Em breve argumentação, o Ministro Eros Grau declarou que as PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS são constitucionais. Para ele, o maior problema deve ser evitar que a Lei seja uma brecha aberta para a ampliação das instâncias envolvendo o ABORTO. Ele também disse que EMBRIÕES CONGELADOS não possuem o mesmo potencial para a VIDA que EMBRIÕES implantados

num ÚTERO.

“Foto do Ministro Joaquim Barbosa que disse SIM”.

Justificativa: O Ministro Joaquim Barbosa crê que as PESQISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS são constitucionais. Ele afirmou que os avanços da CIÊNCIA não podem ser visto com base em teorias antigas e ultrapassadas. O Ministro também disse não se podem restringir os possíveis benefícios da PESQUISA com CÉLULAS-TRONCO em nome de uma ÉTICA UNILATERAL.

“Foto do Ministro Cezar Peluso

(vice-presidente), que disse SIM com restrições”.

Justificativa: Na quarta-feira, o Ministro fez ressalvas à liberação da PESQUISA. Nesta quinta, afirmou que fora mal compreendido e se disse favorável aos trabalhos com CÉLULAS-TRONCO. A mudança de voto, no entanto, foi contestada pelos outros Ministros. No fim, o PARECER do Ministro Peluso foi classificado como parcialmente contrário às PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. Em sua argumentação, ele pediu que o GENOMA HUMANO PERMANEÇA INTOCADO e que haja um monitoramento ÉTICO de todos os trabalhos na área.

“Foto do Ministro Marco Aurélio Mello que disse SIM”.

Justificativa: O ministro votou como improcedente a Ação de Inconstitucionalidade contra as PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. Marco Aurélio lembrou que 95% dos brasileiros são a favor das PESQUISAS. Para ele, não cabe aos membros do STF emitir opiniões pessoais sobre o assunto, e sim julgar se as PESQUISAS são inconstitucionais ou não.

“Foto do Ministro Celso de Mello que disse SIM”.

Justificativa: O ministro afirmou que o uso em PESQUISAS de EMBRIÕES CONGELADOS é infinitamente mais útil que o DESCARTE. Celso de Mello também afirmou que as PESQUISAS não são uma ofensa à dignidade da VIDA. O ministro argumentou que questões RELIGIOSAS não podem interferir em decisões públicas e que se o STF impedisse o prosseguimento das PESQUISAS estaria incorrendo no mesmo erro em que a INQUISIÇÃO, QUANDO CONDENOU as DESCOBERTAS CIENTIFICAMENTE CORRETAS de GALILEU GALILEI.

“Foto do Ministro Gilmar Mendes

(presidente), que disse SIM com restrições”.

Justificativa: O Presidente do STF fez restrições às PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS. Por achar que a norma brasileira possui deficiências, ele pediu que toda EXPERIÊNCIA na área seja submetida a um COMITÊ de ÉTICA CENTRAL, subordinado ao MINISTÉRIO da SAÚDE. Gilmar Mendes afirmou que é necessária uma NOVA ÉTICA para lidar com os avanços CIENTÍFICOS, mas admitiu que a proibição das PESQUISAS frustraria toda a sociedade.

TOTAL*: Sim 11 | Não 0

* - Os votos assinalados com asterisco representam PARECERES a favor das PESQUISAS, porém com RESTRIÇÕES que podem INVIABILIZAR as EXPERIÊNCIAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS.

Observações do escriba: 1ª - Seis Ministros votaram SIM e cinco Ministros votaram SIM com restrições. 2ª - Portanto o resultado é considerado seis a cinco. 3ª - Transcorridos aproximadamente oito anos, não sabemos dos resultados benéficos das PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), sábado, 14 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1488 e 1506 – (III volume). (3) – INTERNET. (4) – Revista Época. (5) – Outras fontes.