A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 3ª parte). - 37ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 3ª parte).

37ª parte.

REENCARNAÇÃO – (re + encarnação). 1. Ato ou efeito de reencarnar. 2. Segundo muitas SEITAS orientais e segundo o ESPIRITISMO, fenômeno em que a ALMA HUMANA, desligada do corpo pela morte, vai, após TEMPO mais ou menos longo, alojar-se noutro corpo humano. 3. Teologia. Ressurreição dos corpos no dia do JUÍZO FINAL. (página 1477).

REENCARNADO – (p. de REENCARNAR). Que se reencarnou. (página 1477).

REENCARNAR – (re + encarnar). 1. Tornar a encarnar-se. 2. Passar pelo fenômeno da reencarnação. (página 1477).

Observações do escriba:

1ª – Continuo fervorosamente DEÍSTA, portanto, adepto do DEÍSMO.

2ª – Como me encontro da 5ª idade, estou mais próximo do JUÍZO FINAL. Sendo assim, em algum TEMPO serei reencarnado, e, na próxima encarnação serei um robusto BANQUEIRO.

3ª – Por conseguinte, também sou adepto do ESPIRITISMO.

4ª – Em respeito à memória de minha querida mãe, também sou adepto do CATOLICISMO. No entanto, menos fervorosamente do que ela.

5ª – Gosto do CRISTIANIMSO, pois JESUS CRISTO foi meu IRMÃO no passado distante.

6ª – Meu nome é Jorge, pois nasci no dia de São Jorge, nome escolhido livremente e fervorosamente por minha católica mãe.

7ª – A Igreja Apostólica Católica Romana ou Igreja Católica Apostólica Romana, não se meta a besta a mexer no meu Santo Padroeiro São Jorge, caso contrário o pau vai comer.

8ª – Tendo nascido no dia de São Jorge, também sou simpatizante da UMBANDA, e quem manda no meu TERREIRO sou eu.

9ª – Alguém aí vai querer encarar um DEÍSTA fervoroso, e ainda dotado dos demais predicados RELIGIOSOS?

Células-Tronco Embrionárias e Direito à Vida.

16 de outubro de 2008.

Abarca a liberação do uso de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS em PESQUISAS CIENTÍFICAS que buscam a cura para diversas doenças, e apresenta os prós e contras da liberação, tendo em vista O COMEÇO DA VIDA HUMANA.

Veja artigos relacionados.

A VIDA para o Direito.

Células-Tronco e a Lei de Biossegurança.

Pesquisa de Células-Tronco Embrionárias e o Direito Constitucional à VIDA.

Por Equipe DireitoNet.

DECISÃO.

A liberação pelo STF do uso de Células-Tronco para PESQUISAS CIENTÍFICAS sem qualquer restrição, como previsto na Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/05), causou grande revolta em RELIGIOSOS FERVOROSOS, que acreditam que as MANIPULAÇÕES destas CÉLULAS consistem em ASSASSINATO, pois, para eles, os EMBRIÕES são VIDA em FORMAÇÃO.

A Lei de Biossegurança aprovada pelo Congresso Nacional em 2005 foi alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), proposta pelo então Procurador da República Cláudio Fonteles, por entender que a norma viola o DIREITO à VIDA e à dignidade da pessoa humana, uma vez que de acordo com vários ESPECIALISTAS em BIOÉTICA a VIDA HUMANA inicia-se a partir da FECUNDAÇÃO.

Com o fim da calorosa discussão, o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, disse que o julgamento foi um "marco" e que "é em momentos como este que podemos perceber que a APARENTE ONIPOTÊNCIA do Tribunal Constitucional não pode restringir o legislador".

Após a decisão, esclareceu ainda o Ministro do Supremo, Celso de Mello, que não haverá necessidade de nenhuma regulamentação extra no texto de lei, uma vez que o tribunal confirmou a inteira validade do artigo 5º da lei em questão, liberando as PESQUISAS dentro dos limites nele estabelecidos.

Para entendermos melhor o debate, fundamental mencionar a previsão do artigo acima citado. Vejamos: "É permitida, para fins de PESQUISA e TERAPIA, a utilização de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS obtidas de EMBRIÕES HUMANOS produzidos por FERTILIZAÇÃO in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições”:

I – Sejam EMBRIÕES inviáveis.

II – Sejam EMBRIÕES congelados há 3 (três) anos ou mais, na data da publicação desta Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem 3 (três) anos, contados a partir da data de congelamento.

Acrescenta ainda o dispositivo que em todos os casos é indispensável o CONSENTIMENTO dos GENITORES, vedando a comercialização do material BIOLÓGICO a que se refere o artigo.

O Supremo decidiu, por seis votos a cinco, que a Lei de Biossegurança não fere a Constituição Federal.

Em seu voto, tais foram as palavras do ministro Marco Aurélio de Mello: "Desculpem-me a expressão, mas o destino de todos esses EMBRIÕES seria o lixo sanitário. Dá-se-lhes, portanto, uma destinação nobre. Não vejo qualquer ofensa à dignidade humana o uso de PRÉ-EMBRIÕES inviáveis ou congelados, que não teriam como destino senão um lamentável DESCARTE".

Para os CIENTISTAS a decisão consiste na vitória deles e também do POVO, que será diretamente beneficiado com as PESQUISAS e com a MELHORIA da SAÚDE.

Para eles, a não aprovação da liberação de PESQUISAS acarretaria na PUNIÇÃO de MUITAS PESSOAS DOENTES e na PUNIÇÃO de ESTUDIOSOS que ACREDITAM no PODER de CURA das CÉLULAS-TRONCO.

Mas afinal, o que é CÉLULA-TRONCO?

As CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS são aquelas que primeiro se formam no organismo e que dão origem a todas as demais células e aos tecidos do corpo humano.

De acordo com a Wikipédia, as células-tronco podem ser de vários tipos. As células-tronco adultas podem ser encontradas nos mais variados tecidos do corpo, sendo as da medula óssea, da placenta e do cordão umbilical as mais utilizadas.

São de grande aplicação na MEDICINA, já estando em estágio de AMPLA UTILIZAÇÃO. Além disso, como as células-tronco adultas são geralmente retiradas do próprio paciente, o risco de rejeição em sua utilização é muito baixo.

As células-tronco EMBRIONÁRIAS são extraídas dos EMBRIÕES e acredita-se que ELAS PODEM se TRANSFORMAR em QUALQUER OUTRA CÉLULA.

As células-tronco adultas são mais limitadas, podendo apenas gerar tecidos específicos.

Acredita-se que, em razão da imensa capacidade de regeneração, a obtenção de linhagem dessas células seria o primeiro passo para o desenvolvimento de TERAPIAS INÉDITAS para a cura de doenças como o Mal de Parkinson, Alzheimer, alguns CÂNCERES, entre outras perturbações da saúde.

Assim, através de método de CLONAGEM TERAPÊUTICA várias lesões e doenças degenerativas estariam CURADAS.

QUANDO COMEÇA A VIDA?

Essa é a base de toda a polêmica questão. Para alguns, principalmente para os RELIGIOSOS, a vida nasce a partir da FECUNDAÇÃO, ou seja, da FUSÃO GENÉTICA do ÓVULO e um ESPERMATOZÓIDE.

Assim, a PESQUISA por meio do uso de células-tronco acarretaria crime contra a VIDA humana, sendo inviável, portanto.

Em contrapartida, há quem acredite que a VIDA começa com O NASCIMENTO com VIDA do EMBRIÃO, conforme estipula o artigo 2º do Código Civil: "a personalidade civil da pessoa começa do NASCIMENTO com VIDA; mas a lei põe a salvo, desde a CONCEPÇÃO, os direitos do nascituro".

Outros entendem ainda que a VIDA humana tem início a partir da NIDAÇÃO, ou seja, no momento em que o ESPERMATOZÓIDE fixa-se na PAREDE do ÚTERO.

Observações do escriba:

1ª – Parece-me que aqui existe um pequeno erro sobre o que é NIDAÇÃO.

2ª – A NIDAÇÃO é o momento em que, na fase de BLÁSTULA, o EMBRIÃO fixa-se no ENDOMÉTRIO.

NIDAR significa FAZER O NINHO.

O ÓVULO é FECUNDADO pelo ESPERMATOZÓIDE formando o OVO.

O OVO (EMBRIÃO) encosta-se a uma das paredes internas do útero, que é revestida por ENDOMÉTRIO.

3ª - Neste local o EMBRIÃO começa a NIDAÇÃO (construção do seu ninho) onde surgirá o CÓRION (placenta) e o AMNION (bolsa d'água).

4ª - A NIDAÇÃO ocorre após a FECUNDAÇÃO (quando o espermatozóide se funde com o óvulo), e é a implantação do ovo fecundado no endométrio (parede do útero) que vai permitir o desenvolvimento do EMBRIÃO.

Porém, essa questão não é a mais importante, já que não há um consenso sobre o tema.

O fundamental é que independentemente de quando começa a VIDA, pessoas sofrem com doenças TORMENTOSAS, que poderiam ser CURADAS através das PESQUISAS com as CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS.

Além disso, se não houvesse a liberação dos ESTUDOS no Brasil, os pacientes teriam que VIAJAR para o EXTERIOR em busca de TRATAMENTO, mas sabemos que a maior parte da população brasileira é carente e não tem condições financeiras para tanto.

Assim, a única saída seria a espera pela morte!

IDEAIS RELIGIOSOS.

A IGREJA opõe-se ao uso das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS em PESQUISAS, já que para os RELIGIOSOS a dignidade humana não é restrita às PESSOAS NASCIDAS e, portanto, deve abranger os EMBRIÕES.

Assim, os ESTUDOS por meio das CÉLULAS ferem o DIREITO CONSTITUCIONAL à VIDA.

O Procurador-Geral da República divide a mesma opinião. Para ele, "há consistente CONVICÇÃO CIENTÍFICA de que a VIDA HUMANA acontece a partir da FECUNDAÇÃO e O ARTIGO 5º da CONSTITUIÇÃO garante a INVIOLABILIDADE da VIDA HUMANA”.

Acrescentou ainda o Procurador que a declaração da inconstitucionalidade da lei não impediria o desenvolvimento de PESQUISAS.

"O reconhecimento da inconstitucionalidade somente obsta a obtenção de células-tronco diretamente de EMBRIÕES, mas não impede (a retirada) do líquido amniótico, nem da placenta, nem das adultas", afirmou.

Para Lenize Aparecida Martins, professora-adjunta do Departamento de BIOLOGIA CELULAR da Universidade de Brasília (UnB), o uso das CÉLULAS em questão deveria ser proibido, porque "no primeiro momento, na FECUNDAÇÃO, já estão definidas as CARACTERÍSTICAS ÚNICAS de UM INDIVÍDUO”.

“Todas as suas características GENÉTICAS estão reunidas, portanto, o EMBRIÃO já é UM INDIVÍDUO, SEM CÓPIA IGUAL".

Compartilhou dessa tese Elisabeth Kipman Cerqueira, MÉDICA especialista em GINECOLOGIA e OBSTETRÍCIA, afirmando, na audiência, que: "Neste sentido, o COMEÇO de UMA NOVA VIDA é quando o ESPERMATOZÓIDE atravessa o ÓVULO".

IDEAIS CIENTÍFICOS.

Para os CIENTISTAS não há o que se discutir: as CÉLULAS-TRONCO são cruciais para a realização de PESQUISAS consistentes na descoberta da CURA para DOENÇAS MORTAIS.

Sendo assim, a LIBERAÇÃO do USO de tais CÉLULAS consiste na proteção absoluta à VIDA e à dignidade das pessoas.

Para eles, a IGREJA deveria se preocupar com a vida das pessoas doentes, e não com EMBRIÕES já descartados para a reprodução.

Em defesa da utilização de tais células e em relação ao COMEÇO da VIDA, a Dra. Patrícia Helena Lucas Pranke, FARMACÊUTICA, lembrou que:

"DIU e pílula do dia seguinte são permitidos no Brasil, distribuídos pelo SUS e são procedimentos que impedem o desenvolvimento da GRAVIDEZ dentro do CORPO da MÃE, mesmo assim não são condenados nem considerados uma forma de ABORTO".

Para o ESPECIALISTA Luiz Eugênio de Moraes Mello, vice-presidente da Federação das Sociedades de BILOGIA EXPERIMENTAL e Professor de FISIOLOGIA da Unifesp, para se saber quando a VIDA tem início, há que se fazer uma analogia entre o MARCO da VIDA e o MARCO da MORTE.

"Como a morte do ser humano é coincidente com a MORTE ENCEFÁLICA, então, se a morte coincide com O TÉRMINO da ATIVIDADE do SISTEMA NERVOSO é licito supor o inicio da VIDA HUMANA com o estabelecimento dos TRÊS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS, que segundo a Resolução 33/2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ocorre 14 DIAS APÓS a FECUNDAÇÃO".

Conclusão.

Depois de muitos debates, percebemos que o CONCEITO sobre INÍCIO da VIDA deve ocupar patamar secundário em relação à utilização das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, e os BENEFÍCIOS que as PESQUISAS proporcionam à HUMANIDADE.

O único argumento contra a utilização das CÉLULAS em questão é o de que os EMBRIÕES já seriam UM INDIVÍDUO, porém, quem assim pensa se esquece de que há um conflito entre o DIREITO à VIDA de um EMBRIÃO (in vitro), que não possui condições de prosseguir, já que inviáveis, e o DIREITO de VIVER com DIGNIDADE das PESSOAS portadoras de DOENÇAS DEGENERATIVAS, DEFICIÊNCIAS FÍSICAS, entre outros MALES.

Assim, os CIENTISTAS não podem ser vistos como NAZISTAS, já que se preocupam com a EVOLUÇÃO da CIÊNCIA para encontrar meios de proporcionar uma VIDA mais SAUDÁVEL e DIGNA às PESSOAS.

Não há que se fazerem comparações entre um EMBRIÃO que, POR NÃO POSSUIR SISTEMA NERVOSO não sente DOR, e a uma PESSOA DOENTE que SOFRE ANGUSTIADA por NÃO ENXERGAR uma SOLUÇÃO para sua VIDA.

Essas pessoas, sim, merecem maior proteção e alívio.

Todo PROGRESSO enseja algum RISCO. Porém, estancar os ESTUDOS por considerações RELIGIOSAS é um atentado ao avanço CIENTÍFICO do país!

Evidente, por outro lado, que há necessidade de providências práticas para EVITAR ABUSOS dos PESQUISADORES e para regulamentar as PESQUISAS.

No entanto, os ESTUDOS devem continuar para O BEM de toda a HUMANIDADE!

Referências bibliográficas:

MONTENEGRO, Karla Bernardo. "Início da VIDA" no STF.

JANSEN, Roberta. Brasil obtém primeira linhagem de CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS.

D'ELIA, Mirella. Supremo libera PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO.

RODRIGUES, Francisco Cesar Pinheiro. CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS e o STF.

Veja também

Guias de Estudo:

• Biodireito e Bioética.

Resumos:

• Sexologia Forense (Medicina Legal) I.

• Clonagem (Biodireito) I.

• Engenharia genética (Biodireito) I.

• Bioética I.

• Direitos do embrião (Biodireito).

• Teoria dos direitos fundamentais do homem.

• Aborto e infanticídio.

Testes:

• Direitos do embrião (Biodireito).

• Direitos e Garantias Fundamentais.

Artigos:

• A vida para o Direito.

• Células-tronco e a lei de biossegurança.

• Pesquisa de células-tronco embrionárias e o direito constitucional à vida.

Notícias:

• Supremo nega recurso nos autos da ADPF 54 sobre fetos anencéfalos.

• STF libera pesquisas com células-tronco embrionárias.

Observações do escriba:

1ª – O texto que os leitores acabaram de ler, provavelmente foi de autoria de um grupo de pessoas integrantes de uma equipe chamada “Equipe DireitoNet”.

2ª – Parece tratar-se de um grupo de advogados e advogadas, que são especialistas em CIÊNCIAS JURÍDICAS.

3ª – Acredito que deva existir alguma distância entre CIÊNCIAS JURÍDICAS, CIÊNCIAS MÉDICAS e CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

4ª – Os ideais RELIGIOSOS nos leva ao PENSAMENTO RELIGIOSO e os ideais CIENTÍFICOS nos conduz ao PENSAMENTO CIENTÍFICO. O assunto inevitavelmente leva a um confronto entre “fervorosos” RELIGIOSOS e “fervorosos” CIENTISTAS. Os “fervorosos” são absolutamente entre aspas, pois, existem falsos RELIGIOSOS e existem falsos CIENTISTAS.

5ª – Se já existiram ou se existem RELIGIOSOS nazistas eu não sei. Todavia, a história nos afirma da existência, no passado não muito distante, da existência de CIENTISTAS nazistas. Não é de todo improvável, que na manipulação das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, estejam envolvidos CIENTISTAS nazistas ou neonazistas.

6ª – A temática é relativamente atual e parece despertar a atenção de muitas pessoas, contando com a “desinteressada” e “generosa” participação da mídia global.

7ª – A todo o momento e a todo instante, a palavra CÉLULA reina quase absolutamente.

8ª – Embora o tema também seja de nosso interesse pelo fato de estarem manipulando CÉLULAS, portanto falando de CITOLOGIA, um dos ramos básicos da BIOLOGIA, no entanto, para nós, estamos muito mais interessados em manipular outro tipo de CÉLULA chamada de MACRÓFAGO.

9ª - Os MACRÓFAGOS também são CÉLULAS, portanto estão ligadas à CITOLOGIA, e, por conseguinte também à BIOLOGIA.

10ª – Os espetaculares e espetaculosos estudos das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS estão ligados à EMBRIOLOGIA, outro ramo básico da BIOLOGIA, que, segundo a Wikipédia, será para o século XXI, o que a FÍSICA foi para o século XX.

11ª – Os proibidos e proibitivos estudos com as CÉLULAS conhecidas como MACRÓFAGOS estão ligados à IMUNOLOGIA, outro ramo básico da BIOLOGIA. No entanto a mídia global não fala praticamente nada sobre o assunto. Sendo assim, a maioria do público fica desconhecendo o assunto.

12ª – As pesquisas com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, conduzidas por CIENTISTAS (nazistas ou não), “parecem” ser promissoras, porém ainda não temos muita certeza. Entrementes, podemos adiantar com muita certeza que serão altamente lucrativas para o Complexo Industrial Médico-Hospitalar.

13ª – Por outro lado, as PESQUISAS e a TERAPIA com os MACRÓFAGOS (uma espécie de CÉLULA), com toda certeza, produz e produzirá um enorme prejuízo ao Complexo Industrial Médico-Hospitalar.

14ª – Quando se fala em CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, surge a expressão EMBRIÕES INVIÁVEIS. Muita bondade com a humanidade.

15ª – Quando se fala em AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), surge a expressão MACRÓFAGOS INEXISTENTES. Muita maldade com a humanidade.

16ª – Viva a VIDA!

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), sábado, 14 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – página 1477 – (III volume). (3) – INTERNET. (4) – Equipe DireitoNet. (5) – Outras fontes.