A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS - 1ª parte) - 35ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS – 1ª parte).

35ª parte.

PROFECIA – (latim prophetia). 1. Ação, função ou faculdade de um profeta. 2. Expressão ou revelação oral ou escrita de um profeta: As profecias de Jeremias. 3. Anunciação e interpretação da vontade e dos propósitos DIVINOS. 4. Ensinamento ou exortação moral inspirada pela DIVINDADE. 5. Predição por inspiração DIVINA. 6. Qualquer predição de acontecimento futuro; oráculo, vaticínio. 7. Presságio, conjectura. (páginas 1399 e 1400).

PROFETA – (latim propheta). 1. Pessoa que tem o dom da profecia. 2. Anunciador ou intérprete de uma mensagem DIVINA. 3. Aquele que, entre os HEBREUS, anunciava e interpretava a vontades e os propósitos DIVINOS e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração DIVINA. 4. Pessoa considerada, por um grupo de adeptos, como supremo revelador da vontade de DEUS. 5. Título dado a MAOMÉ pelos MUÇULMANOS. 6. Adivinho, vidente. 7. Popular. Acendedor de lampiões das ruas. Feminino: Profetisa – Profetas de manga: aqueles que profetizam de acordo com o desejo de quem os consulta. (página 1400).

PROVIDÊNCIA – (latim providentia). 1. Teologia. Ação pela qual DEUS conserva e governa o mundo que criou, dirigindo todos os seres ao fim que se propôs. 2. O próprio DEUS. 3. Disposição antecipada de meios apropriados para se conseguir um fim, evitar um mal ou remediar uma necessidade. 4. Pessoa que ajuda, guarda ou protege: O pai é a providência da família. (página 1412).

PROVIDENCIAL – 1. Relativo, pertencente ou inerente à Providência. 2. Emanado da Providência. 3. Que produziu os melhores e necessários resultados. 4. Oportuno, feliz. (página 1412).

PROVIDENCIALISMO. (providencial + ismo). FILOSOFIA – Sistema que tudo atribui à ação da Providência DIVINA. (página 1412).

Breves considerações - Deveríamos dar continuidade aos nossos artigos, analisando em primeiro lugar o chamado PROJETO GENOMA, e, mais de perto, o PROJETO GENOMA HUMANO, por uma questão de cronologia, pois, pesquisas preliminares realizadas por nós, nos deram informações de que o PROJETO GENOMA HUMANO (PGH), teve início por volta de 1990, ou seja, há 26 anos aproximadamente.

O PGH parece não ter provocado muitas divergências entre a CIÊNCIA e as diversas RELIGIÕES.

Todavia, pelo menos no Brasil, as pesquisas com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS, os casos de ANENCEFALIA, e mais recentemente os casos de MICROCEFALIA, supostamente provocadas pelo zika vírus ou vírus zika, (eu escrevi supostamente), trouxeram à tona mais uma vez debates acirrados entre cientistas e religiosos, ou, em outras palavras, entre a CIÊNCIA e a RELIGIÃO.

A polêmica sobre as CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS teve o seu auge em 2008, a ANENCEFALIA em 2012 e a MICROCEFALIA em 2016.

Exceto o PROJETO GENOMA, seguiremos a cronologia dos acontecimentos.

CÉLULA-TRONCO.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: CÉLULAS-TRONCO de um rato”.

As CÉLULAS-TRONCO, CÉLULAS-MÃES ou CÉLULAS-ESTAMINAIS, são CÉLULAS que possuem a MELHOR CAPACIDADE de se DIVIDIR dando origem a DUAS CÉLULAS SEMELHANTES às ORIGINAIS.

As CÉLULAS-TRONCO de EMBRIÕES têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por DIFERENCIAÇÃO CELULAR, em outros TECIDOS do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue.

Devido a essa característica, as CÉLULAS-TRONCO são importantes, principalmente na aplicação TERAPÊUTICA, sendo potencialmente úteis em TERAPIAS de combate a doenças cardiovasculares, neuro-degenerativas, Diabetes mellitus tipo 1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

O principal objetivo das PESQUISAS com CÉLULAS-TRONCO é usá-las para RECUPERAR TECIDOS DANIFICADOS por essas doenças e traumas.

No Zoológico de Brasília (Brasil), uma fêmea de lobo-guará, vítima de atropelamento, recebeu tratamento com CÉLULAS-TRONCO.

Este foi o primeiro registro do uso de CÉLULAS-TRONCO para curar lesões num animal selvagem.

São encontradas em CÉLULAS EMBRIONÁRIAS e em vários locais do corpo, como no CORDÃO UMBILICAL, na MEDULA ÓSSEA, no SANGUE, no FÍGADO, na PLACENTA e no LÍQUIDO AMNIÓTICO, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da UNIVERSIDADE de WAKE FOREST, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.

Há três possibilidades de extração das células-tronco.

Podem ser ADULTAS, MESENQUIMAIS ou EMBRIONÁRIAS:

1ª - EMBRIONÁRIAS – São encontradas no EMBRIÃO HUMANO e são classificadas como TOTIPOTENTES ou PLURIPOTENTES, devido ao seu poder de DIFERENCIAÇÃO CELULAR de outros tecidos. A utilização de CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS para fins de INVESTIGAÇÃO e TRATAMENTOS MÉDICOS varia de país para país, em que alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal. O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) autorizou as pesquisas no Brasil.

2ª - ADULTAS – São encontradas em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.

Estudos recentes mostram que estas CÉLULAS-TRONCO têm uma LIMITAÇÃO na sua capacidade de DIFERENCIAÇÃO, o que dá uma limitação de obtenção de tecidos a partir delas.

3ª - MESENQUIMAIS – CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS, uma população de CÉLULAS do ESTROMA do TECIDO (parte que dá sustentação às células), têm a capacidade de se DIFERENCIAR em diversos tecidos.

Por conta desta PLASTICIDADE, essas CÉLULAS têm sido utilizadas para reparar ou regenerar TECIDOS DANIFICADOS como ósseo, cartilaginoso, hepático, cardíaco e neural.

Além disso, essas CÉLULAS apresentam uma PODEROSA ATIVIDADE IMUNOSSUPRESSORA, o que abre a possibilidade de sua aplicação clínica em DOENÇAS IMUNOMEDIADAS, como as AUTO-IMUNES e também nas rejeições aos transplantes.

Em adultos, residem principalmente na medula óssea e no tecido adiposo (hipoderme).

Legislação sobre a sua utilização.

Segue-se uma lista das LEIS em VIGOR sobre a CLONAGEM de CÉLULAS-TRONCO em alguns países:

- África do Sul - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA. É o único país africano com legislação a respeito.

- Alemanha - Permite a pesquisa com LINHAGENS de CÉLULAS-TRONCO EXISTENTES e sua importação, mas PROÍBE a DESTRUIÇÃO de EMBRIÕES.

- Brasil - Permite a utilização de CÉLULAS-TRONCO produzidas a partir de EMBRIÕES HUMANOS para fins de PESQUISA e TERAPIA, desde que sejam EMBRIÕES INVIÁVEIS ou estejam CONGELADOS POR MAIS DE TRÊS ANOS.

Em todos os casos, é necessário o consentimento dos doadores. A COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAL BIOLÓGICO É CRIME.

Em 29 de maio de 2008 o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) confirmou que a LEI em questão é CONSTITUCIONAL, ratificando assim o posicionamento normativo dessa nação.

- China - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Coreia do Sul - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Estados Unidos - PROÍBE a aplicação de verbas do governo federal a qualquer pesquisa envolvendo EMBRIÕES HUMANOS (a exceção é feita para 19 LINHAGENS de CÉLULAS-TRONCO derivadas antes da aprovação da lei norte-americana).

Entretanto, Estados como a Califórnia permitem e patrocinam esse tipo de pesquisa (inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA).

- França - Não tem legislação específica, mas permite a pesquisa com LINHAGENS EXISTENTES de CÉLULAS-TRONCO EXISTENTES EMBRIONÁRIAS e com EMBRIÕES de DESCARTE.

- Índia - PROÍBE a CLONAGEM TERAPÊUTICA, mas permite as outras pesquisas.

- Israel - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Itália - Proíbe totalmente qualquer tipo de pesquisa com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS HUMANAS e sua IMPORTAÇÃO.

- Japão - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Reino Unido - Tem uma das LEGISLAÇÕES mais liberais do mundo e permite a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Rússia - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Singapura - Permite todas as pesquisas com EMBRIÕES, inclusive a CLONAGEM TERAPÊUTICA.

- Turquia - PERMITE pesquisas e uso de EMBRIÕES de DESCARTE, todavia, PROÍBE a CLONAGEM TERAPÊUTICA das CÉLULAS-TRONCO.

REAÇÕES RELIGIOSAS.

A Doutrina da Igreja Católica condena o uso das CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS porque essas técnicas muitas vezes envolvem a DESTRUIÇÃO de EMBRIÕES HUMANOS, o que É CONSIDERADO UMA FORMA DE ASSASSINATO PELA IGREJA.

Investigações científicas com CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS são chamadas de "um meio imoral para um bom fim" e "moralmente inaceitável."

A Igreja apoia o uso de CÉLULAS-TRONCO ADULTAS, que são CÉLULAS OBTIDAS com o CONSENTIMENTO de ALGUÉM e sem pôr em causa a vida do doador, afirmando que se trata de um campo promissor de pesquisa e moralmente aceitável.

Ver também.

Potência Celular.

Célula-Tronco Embrionária.

Categorias:

• Células-tronco.

• Biologia celular.

• Clonagem.

• Biologia do desenvolvimento.

Observação do escriba: Sobre CÉLULAS-TRONCO, a Wikipédia disponibiliza para os leitores apenas sete referências e seis ligações externas.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), sábado, 07 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1399, 1400 e 1412 – (III volume). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.