A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CIÊNCIA - 11ª parte e última) - 34ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e uma PANACEIA*.

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CIÊNCIA – 11ª parte e última).

34ª parte.

PENSAMENTO – (pensar + mento). 1. Ato ou faculdade de pensar. 2. Ato do espírito ou operação de inteligência. 3. Fantasia, imaginação, sonho. 4. Cuidado, preocupação, solicitude. 5. Idéia, lembrança. 6. Modo de pensar; opinião. 7. Alma, espírito. 8. Conceito, moralidade (de um apólogo, epigrama, ou sátira); a intenção de um autor. 9. (página 1309).

PENSAMENTO de classe, SOCIOLOGIA.: conjunto de idéias, valorações, atitudes e conceitos peculiares aos membros de uma camada social. (página 1309).

PENSAMENTO social, SOCIOLOGIA.: conjunto das reflexões não sistemáticas do homem sobre suas experiências como ser social. (página 1309).

Perseguição – (perseguir + ção). 1. Ato ou efeito de perseguir; persecução. 2. Instância maçadora, irritante. 3. SOCIOLOGIA. Intolerância contra algum conjunto, organismo ou grupo social. (página 1321).

Perseguido – (p. de perseguir). 1. Que se perseguiu. 2. Que, ou o que sofre perseguição; oprimido. (página 1321).

Perseverança – (latim perseverantia). 1. Qualidade de quem persevera: constância, firmeza, pertinácia. Antônimo: inconstância. (página 1321).

Politeísmo – (poli + teísmo). 1. Sistema RELIGIOSO que admite muitas DIVINDADES; paganismo. Antônimo.: monoteísmo. (página 1362).

CIÊNCIA.

USO e INFLUÊNCIA na SOCIEDADE.

A CIÊNCIA é praticada em UNIVERSIDADES e outros INSTITUTOS CIENTÍFICOS assim como em campo.

Por si só é uma vocação sólida e geralmente implica carreira profissional na ACADEMIA, mas também é praticada por amadores, que tipicamente engajam-se na parte de OBSERVAÇÃO da CIÊNCIA.

Trabalhadores de LABORATÓRIOS de PESQUISA CORPORATIVOS também praticam CIÊNCIA, apesar de seus resultados serem geralmente considerados SEGREDO de MERCADO e não serem publicados em JORNAIS PÚBLICOS.

CIENTISTAS CORPORATIVOS e UNIVERSITÁRIOS geralmente cooperam, com os últimos concentrando-se em PESQUISAS BÁSICAS e os primeiros aplicando seus achados em uma TECNOLOGIA ESPECÍFICA de INTERESSE de COMPANHIAS.

Indivíduos envolvidos no campo da EDUCAÇÃO da CIÊNCIA argumentam que o processo da CIÊNCIA, mesmo que não sob os rigores do MÉTODO CIENTÍFICO, é realizado por todos os indivíduos quando aprendem sobre seu mundo, embora o senso comum, o desta INVESTIGAÇÃO, certamente não implique TEORIAS CIENTÍFICAS, ele também constrói-se com base em PESQUISAS do UNIVERSO acessível aos SENTIDOS.

Dado o CARÁTER UNIVERSAL da CIÊNCIA, sua influência se estende a todos os campos da SOCIEDADE, desde o DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO aos modernos problemas JURÍDICOS relacionados com campos da MEDICINA ou GENÉTICA.

Algumas vezes a INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA permite abordar temas de grande impacto social como o PROJETO GENOMA HUMANO, e temas de implicações MORAIS como o desenvolvimento de ARMAS NUCLEARES e a CLONAGEM.

Ainda assim, a INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA moderna requer, às vezes, em ocasiões importantes, GRANDES INVESTIMENTOS em instalações com ACELERADORES de PARTÍCULAS (CERN), a exploração do SISTEMA SOLAR ou a investigação da FUSÃO NUCLEAR em projetos como ITER.

Em todos esses casos é desejável que os avanços CIENTÍFICOS alcançados sejam levados à SOCIEDADE, quer a título de informação, quer a título de benefícios decorrentes.

“Foto: Os avanços CIENTÍFICOS influenciam e modificam não apenas o estilo de vida de algumas pessoas mas também as relações sociais em todo o globo. Na foto, o delta do rio Nilo, conforme observado à noite de dentro da ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL.

O domínio da ELETRICIDADE mudou os rumos da história. Os MÉTODOS da CIÊNCIA são praticados em muitos lugares para atingir metas específicas.

A título ilustrativo, a CIÊNCIA e seus métodos encontra-se presente no (a):

- Controle de qualidade em fábricas de manufatura; testes MICROBIOLÓGICOS em uma fábrica de queijo asseguram que as culturas contenham espécies apropriadas de BACTÉRIAS.

- Obtenção e processamento de evidências da cena do crime; a CIÊNCIA FORENSE.

- Planejamento e monitoramento da exploração e uso do MEIO AMBIENTE; as LEIS AMBIENTAIS.

- Em uma ampla gama de EXAMES MÉDICOS, em todas as etapas do exame e a avaliação da SAÚDE dos pacientes.

- Investigação de causas de um desastre; tais como em ACIDENTES AÉREOS.

- e outros.

CRÍTICAS e POLÊMICAS.

PSEUDOCIÊNCIA, CIÊNCIA das FRONTEIRAS, e CIÊNCIA LIXO.

Uma área de estudos, ou especulação, mascarada como CIÊNCIA em uma tentativa de alegar legitimidade ou credibilidade, que de outro modo não seria possível conseguir, é por vezes chamada de PSEUDOCIÊNCIA, CIÊNCIA das FONTEIRAS, ou "CIÊNCIA ALTERNATIVA".

Outro termo, CIÊNCIA LIXO, é às vezes usado para descrever HIPÓTESES ou CONCLUSÕES CIENTÍFICAS que, embora possam ser legítimas por si só, se acredita que sejam usadas para dar suporte a uma posição que não é vista como LEGÍTIMA pela totalidade das EVIDÊNCIAS.

Uma variedade de PROPAGANDAS COMERCIAIS, indo da CAMPANHA PUBLICITÁRIA à FRAUDE, pode entrar nessa categoria.

Pode também ter um elemento de tendência política ou ideológica nos dois lados desses debates.

Às vezes uma PESQUISA pode ser caracterizada como "CIÊNCIA RUIM", sendo esta geralmente marcada por uma pesquisa que é bem-intencionada mas é vista como incorreta, obsoleta, incompleta, ou com uma exposição muito simplificada de IDEIAS CIENTÍFICAS.

O termo "FRAUDE CIENTÍFICA" se refere à situações em que os PESQUISADORES INTENCIONALMENTE alteram ou representaram incorretamente as informações publicadas em vista de INTERESSES ESCUSOS aos objetivos da CIÊNCIA, ou ainda, publicando-as corretamente, dão o CRÉDITO pela DESCOBERTA à PESSOA ERRADA.

MÍDIA e DEBATE CIENTÍFICO.

“Foto: PZ Meyers, BIÓLOGO estadunidense, usando, em uma postura crítica, uma gravata com estampas de um "crocopato". A divulgação e difusão pelos MEIOS de COMUNICAÇÃO de informações CIENTÍFICAS incorretas - ou de informações CIENTÍFICAS corretas de forma INCORRETA - podem levar a uma interpretação completamente equivocada das afirmações CIENTÍFICAS por parte do PÚBLICO LEIGO”.

A MÍDIA de MASSA enfrenta algumas pressões que a dificultam na hora de escolher qual das ALEGAÇÕES CIENTÍFICAS possui maior CREDIBILIDADE dentro da COMUNIDADE CIENTÍFICA como um todo.

Determinar o quão forte é cada um dos lados de um DEBATE CIENTÍFICO requer um CONHECIMENTO considerável sobre o assunto.

Poucos jornalistas possuem um CONHECIMENTO CIENTÍFICO real, e mesmo repórteres especializados no assunto, que sabem muito sobre determinada QUESTÃO CIENTÍFICA, podem saber pouco sobre outras questões que eles subitamente precisem cobrir.

Política.

Muitas questões bem como posturas inadequadas danificam o relacionamento da CIÊNCIA com a MÍDIA, e o uso da CIÊNCIA e de ARGUMENTOS CIENTÍFICOS por POLÍTICOS, contribui em muito para acentuar-se o problema.

Generalizando, muitos POLÍTICOS procuram certezas e fatos enquanto os CIENTISTAS normalmente oferecem PROBABILIDADES e ADVERTÊNCIAS.

Entretanto, a habilidade dos POLÍTICOS de serem ouvidos pela MÍDIA de MASSA aliada à quase frequente MÁ FORMAÇÃO CIENTÍFICA destes - e não raro a INTERESSES ESCUSOS PARTICULARES - leva-os geralmente a distorcer os temas pertinentes ao transmití-los, e não obstante à formação de opiniões incorretas também pelo público.

Observações do escriba:

1ª – Se a informação “CIENTÍFICA” for dada por um meio de comunicação dos petistas, com toda certeza é uma fraude.

2ª – Se a informação “CIENTÍFICA” for dada por um político do Partido dos Trambiqueiros (PT), com toda certeza é uma fraude.

3ª – Do ponto de vista CIENTÍFICO, a única coisa que os petistas sabem é roubar o povo brasileiro. MÉTODOS CIENTÍFICOS e EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS provam e comprovam: O Partido dos Trambiqueiros (PT) é um partido de ladrões.

Exemplos na Inglaterra incluem a controvérsia sobre a inoculação MMR, e a resignação e retratação forçada em 1988 do ministro Edwina Currie, por afirmar a alta probabilidade de que os ovos batidos conterem SALMONELLA.

Neste contexto, o "AQUECIMENTO GLOBAL" é a bola da vez.

CRÍTICAS FILOSÓFICAS.

O HISTORIADOR Jacques Barzun designou a CIÊNCIA como "uma FÉ tão FANÁTICA como qualquer outra na HISTÓRIA", e alertou contra o uso do PENSAMENTO CIENTÍFICO para suprimir considerações sobre o significado da EXISTÊNCIA HUMANA.

Muitos pensadores recentes, como Carolyn Merchant, Theodor Adorno e E. F. Schumacher, consideraram que a REVOLUÇÃO CIENTÍFICA no século XVII mudou o foco da CIÊNCIA de estudar e entender a NATUREZA ou SABEDORIA, passando a focar em questões sobre MANIPULAÇÃO da NATUREZA, e esta nova ênfase da CIÊNCIA levou inevitavelmente à MANIPULAÇÃO das PESSOAS.

O foco da CIÊNCIA em medições QUANTITATIVAS levaram a críticas que ela é incapaz de reconhecer os importantes aspectos QUALITATIVOS do MUNDO.

O PSICOLOGISTA Carl Jung acreditava que apesar da CIÊNCIA tentar entender toda a NATUREZA, o MÉTODO EXPERIMENTAL usado iria impor QUESTÕES ARTIFICIAIS e CONDICIONAIS que evocariam apenas RESPOSTAS PARCIAIS.

David Parkin comparou a estância EPISTEMOLÓGICA da CIÊNCIA com a DIVINAÇÃO.

Ele sugeriu que, assim como a DIVINAÇÃO é um meio EPISTEMOLÓGICO específico para conseguir INTROSPECÇÃO em uma dada questão, a própria CIÊNCIA pode ser considerada uma forma de DIVINAÇÃO moldada pelo ponto de vista oriental da NATUREZA (e com isso as possíveis aplicações) do CONHECIMENTO.

Vários ACADÊMICOS têm feito críticas em relação à ÉTICA na CIÊNCIA.

No livro “Science and Ethics”, por exemplo, o FILÓSOFO Bernard Rollin examinou a relevância da ÉTICA para a CIÊNCIA, e argumenta a favor de que a EDUCAÇÃO em ÉTICA parte do TREINAMENTO CIENTÍFICO.

A CIÊNCIA contudo mantém sua postura firme frente às CRÍTICAS FILOSÓFICAS, e não obstante muitos CIENTISTAS - e por incrível que pareça até mesmo alguns FILÓSOFOS - partem para críticas a respeito das POSTURAS da FILOSOFIA e até mesmo a respeito da própria FILOSOFIA da FILOSOFIA.

Bertrand Russel afirmou que "CIÊNCIA é o que você sabe. FILOSOFIA é o que você não sabe!".

Há contudo um FILÓSOFO em particular que consegue resumir todas as posturas e ESCOLAS FILOSÓFICAS, e suas incontáveis divergências internas, em uma única frase.

É atribuído a CÍCERO a afirmação de que "Não há nada de tão absurdo que não saia da boca de algum FILÓSOFO".

Em suma, ESCOLHA UM PONTO DE VISTA, e é possível achar um FILÓSOFO que a DEFENDA.

Sobre o tema CIÊNCIA, a Wikipédia deixa à disposição dos leitores 19 notas, 43 referências, 04 livros-texto, 02 notícias, 01 artigo, 02 recursos e uma leitura adicional.

Categoria:

CIÊNCIA.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR determinou a substituição do vocábulo.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quinta-feira, 05 de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 1309, 1321 e 1362 – (III volume). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.