A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CIÊNCIA - 3ª parte) - 26ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CIÊNCIA – 3ª parte).

26ª parte.

Judaísmo – (latim judaismu). 1. RELIGIÃO dos judeus. 2. Conjunto das pessoas que professam essa RELIGIÃO. (página 1009).

Judaísta – 1. Pessoa que pratica o judaísmo. 2. Pessoa versada em assuntos judáicos. (página 1009).

Judaização – 1. Ato ou efeito de judaizar. (página 1009)

Judaizante – (latim judaizante). Que, ou quem judaiza. (página 1009).

Judaizar – (a-i), (latim judaizare). 1. Observar total ou parcialmente, as leis e ritos judaicos: Ocultamente ainda judaizavam. 2. Tr. dir. Interpretar judaicamente: Judaizar as Escrituras Sagradas. 3. Tr. dir. Emprestar com grande usura: Judaizavam-lhe essas importâncias com enorme juro. (página 1009).

Judas – (de Judas n. p.). 1. O mesmo que traidor. 2. Amigo falso. 3. Boneco ou estafermo que se queima no sábado de Aleluia. 4. Indivíduo mal trajado. Onde Judas perdeu as botas: em lugar remoto, ou desconhecido. Pegar para Judas. Gíria: apanhar uma pessoa, quase desprevenidamente, para molestá-la com algo muito desagradável. (página 1009).

Judenga – (de judengo). Capitação de trinta dinheiros, imposta outrora aos judeus. (página 1009).

Judeu – (latim judaeu). 1. Que diz respeito a Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. 2. O natural da Judéia. 3. O que descende dos antigos habitantes da Judéia. 4. O que segue o judaísmo. 5. Qualquer pessoa da raça hebréia. 6. Pessoa natural do Estado de Israel; israelense. 7. Espécie de bolo de milho. 8. Regional. (Amazonas). Nome dado aos sírios. 9. Espécie de virado ou tutu de feijão. 10. Regional. (Santa Catarina). Apelido dado aos liberais pelos conservadores denominados cristãos. 11. Feixe de capim, com pedras dentro, para formação dos tapumes em trabalhos de mineração. (página 1009).

Das correntes FILOSÓFICAS à definição ESTRITA.

EMPIRISMO.

“Foto: A CIÊNCIA busca prever o FUTURO, contudo usar bola de cristal certamente não é uma forma CIENTÍFICA de se fazê-lo!”.

De acordo com o EMPIRISMO, as TEORIAS CIENTÍFICAS são OBJETIVAS, empiricamente TESTÁVEIS e PREDITIVAS — elas predizem resultados empíricos que podem ser VERIFICADOS e POSSIVELMENTE CONTRADITOS.

Mesmo alheio à tradição empírica há de se compreender que "PREDIÇÃO" em CIÊNCIA refere-se mais ao planejamento de experimentos ou ESTUDOS FUTUROS e às expectativas quanto aos resultados do que literalmente PREDIZER o FUTURO, mesmo que o número de acertos associados à PREDIÇÃO - graças a uma teoria bem corroborada - venha a ser considerável.

Certamente consegue-se hoje prever com enorme antecipação a hora de um eclipse, contudo dizer que "um paleontólogo pode fazer predições a respeito do achado de um determinado tipo de dinossauro" também é plenamente consistente com o uso empírico da predição, mesmo que por um azar do destino, este nunca venha a encontrá-lo.

Embora a capacidade de fazer tais PREDIÇÕES certamente sejam objetivos destas cadeiras via avanços contínuos nos modelos associados, tem-se ainda que CIÊNCIAS como a geologia ou meteorologia não precisam ser capazes de fazer predições acuradas sobre terremotos ou sobre o clima para serem qualificadas como CIÊNCIA.

Em particular para a meteorologia, com os avanços TECNOLÓGICOS verificados nas últimas décadas, não se "prevê" mais o clima, e sim se "vê", via SATÉLITE, como estará o clima daqui a uma semana ou mais.

Expandindo um pouco o leque FILOSÓFICO, o FILÓSOFO empírico Karl Popper argumentou que determinada verificação é em verdade impossível, e que a HIPÓTESE CIENTÍFICA pode ser apenas falseável (FALSEABILIDADE).

O POSITIVISMO, uma forma de EMPIRISMO, defende a utilização da CIÊNCIA, tal como é definida pelo EMPIRISMO, a fim de governar as relações humanas.

Em consequência à sua afiliação próxima, os termos "POSITIVISMO" e "EMPIRISMO" são geralmente usados intercambialmente.

Ambos têm sido objetos de críticas.

REALISMO CIENTÍFICO.

Em contraste, o REALISMO CIENTÍFICO define CIÊNCIA em termos da ONTOLOGIA: a CIÊNCIA se esforça em identificar os FENÔMENOS no meio, os elementos FÍSICOS envolvidos nestes FENÔMENOS, suas relações de causalidade, e por fim os MECANISMOS através dos quais a causalidade se estabelece.

W. V. Quine demonstrou a impossibilidade de existir uma linguagem de observação independente da TEORIA, ou seja, compreende-se o desconhecido com base no CONHECIDO.

As OBSERVAÇÕES são sempre carregadas de TEORIAS.

Thomas Kuhn argumentou que a CIÊNCIA sempre envolve "paradigmas", grupos de regras, práticas, premissas (geralmente sem precedentes) e TEORIAS tidas até então como válidas, e as transições entre paradigmas geralmente não envolvem necessariamente a verificação ou falseabilidade de TEORIAS CIENTÍFICAS.

Além disso, ele argumentou que a CIÊNCIA não progrediu historicamente com a acumulação constante de fatos, como o modelo empirista expressa.

As posturas FILOSÓFICAS fazem-se mais uma vez presentes.

IRRACIONALISMO.

Para Nietzsche, expoente da FILOSOFIA que se convencionou a chamar IRRACIONALISTA, não existe diferença da ação para o sujeito.

Sujeito e ação são a mesma coisa, uma vez que são constituídos por vontades.

Mesmo que, os sujeitos existissem, não seria possível acessá-los a não ser através da vontade, de uma ação.

Para Søren Kierkegaard o mundo seria o que é perante a FÉ do sujeito .

Logo, se a CIÊNCIA "parecesse" ou se "apresentasse" como algo prejudicial ou desconfortável, o sujeito teria simplesmente o direito de negá-la, junto com os seus métodos, em prol da sua tradição.

O MELHOR DE CADA UMA.

“Foto: A CIÊNCIA não morde a própria cauda.”

É contudo verificável que o MÉTODO CIENTÍFICO - base da definição da CIÊNCIA MODERNA - preserva os traços mais importantes - estes não conflitantes - tanto da postura EMPIRISTA como da REALISTA.

O saber identifica-se facilmente, nas TEORIAS CIENTÍFICAS modernas e no método, a existência obrigatória de um conjunto de fatos empíricos, a obrigatoriedade do teste experimental, a previsibilidade de fenômenos ou fatos ainda desconhecidos, a causalidade, os mecanismos que implicam a relação de causa efeito, e vários outros.

Em resumo, verificado que os dois juntos funcionam harmonicamente, se é a TEORIA que determina a OBSERVAÇÃO (REALISMO), ou a OBSERVAÇÃO que determina a TEORIA (EMPIRISMO) - pelo menos à luz da CIÊNCIA - não importa.

O problema de se determinar o início e o fim de uma curva fechada (o MÉTODO CIENTÍFICO é descrito por um diagrama fechado) não é um problema para a CIÊNCIA, quer seja este um problema FILOSÓFICO, quer não.

HISTÓRIA.

Ver artigo principal: História da CIÊNCIA e REVOLUÇÃO CIENTÍFICA.

Visão Geral.

“Foto: Galileu Galilei, uma das grandes personalidades da época da REVOLUÇÃO CIENTÍFICA. Galileu é tido por muitos como o PAI da CIÊNCIA MODERNA graças às suas contribuições no que se refere ao uso do MÉTODO EXPERIMENTAL na busca pela compreensão da NATUREZA. Galileu morreu no ano em que Isaac Newton nasceu, e suas contribuições mostrariam-se decisivas para a consolidação da MECÂNICA CLÁSSICA, levada a cabo por Newton com a publicação do "Principia".

Enquanto a INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA do MUNDO NATURAL encontra-se descrita desde a antiguidade, a exemplo por Aristóteles, Teofrasto e Caio Plínio Segundo, e o MÉTODO CIENTÍFICO desde a Idade Média, a exemplo por Ibn al-Haytham, Abu Rayhan Biruni e Roger Bacon, o surgimento do que se chama hoje por CIÊNCIA MODERNA é normalmente definido como coincidente com o início da Idade Moderna e com uma fase da história que ficou conhecida como a REVOLUÇÃO CIENTÍFICA dos séculos XVI e XVII.

Esse período sucede o final da Idade Média e engloba a Renascença, época marcada pela retomada dos conhecimentos clássicos produzidos pelos gregos há cerca de dois milênios atrás e por uma subsequente e enorme evolução nas idéias CIENTÍFICAS ligadas à FÍSICA, à ASTRONOMIA, e à BIOLOGIA, entre outras.

Não renegando-se a importância de obras e personalidades anteriores, àquela época a primeira TEORIA que se consolidaria em moldes modernos seria a TEORIA da MECÂNICA conforme proposta por Isaac Newton, encontrando-se esta pela primeira vez no renomado livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicado em 5 de julho de 1687.

A obra se tornaria uma verdadeira lenda dentro da história e da CIÊNCIA pois a publicação do "Principia" - conforme ficou conhecido - que contém, além da LEI da GRAVITAÇÃO UNIVERSAL, as TRÊS LEIS de NEWTON para a DINÂMICA dos CORPOS, determinaria uma verdadeira REVOLUÇÃO na CIÊNCIA, na sociedade, e na forma de se pensar e compreender a NATUREZA.

Dada a acuracidade da TEORIA da MECÂNICA frente os fatos conhecidos à época, nos dois séculos que se seguiram as ideias MECANICISTAS do UNIVERSO se propagaram com vigor não só para as diversas subáreas da FÍSICA como também para as mais variadas áreas do CONHECIMENTO, e sua difusão seria tão frutífera e abrangente que a visão de MUNDO MECANICISTA perduraria sólida e inabalável até o primeiro ano do século XX, ano em que Max Planck e cinco anos mais tarde Albert Einstein estabeleceriam um segundo marco na CIÊNCIA, e levariam a CIÊNCIA MODERNA à era da FÍSICA MODERNA.

Graças à FÍSICA, a CIÊNCIA MODERNA se estabelecera, e graças a ela a CIÊNCIA MODERNA evoluiria a passos largos no século XX - a ponto deste século ser reconhecido pela COMUNIDADE CIENTÍFICA como O SÉCULO da FÍSICA.

As mudanças mais recentes e significativas nos PARADIGMAS CIENTÍFICOS em tempos atuais se devem contudo não à FÍSICA mas sim à outra área da CIÊNCIA NATURAL, a BIOLOGIA.

Ao que tudo indica, apoiada pelo avanço TECNOLÓGICO-CIENTÍFICO ocorrido, a BIOLOGIA será para a CIÊNCIA do SÉCULO XXI o que a FÍSICA representou para a mesma no SÉCULO XX.

Observações do escriba:

1ª – Segundo relata a Wikipédia, para os cientistas, o século XX foi considerado o “Século da FÍSICA”. Mas, por quê? Hipóteses do escriba: A – Seria por causa da descoberta da Teoria da Relatividade de Albert Einstein? B – Seria por causa do Projeto Manhattan que permitiu a construção da Bomba Atômica (e o seu uso holocáustico) e o surgimento da Energia Nuclear? C – Seria por causa do Projeto Apolo que permitiu a chegada do homem à lua (há controvérsias!) e a conquista do espaço sideral (satélites artificiais, sondas espaciais, etc.)?

2ª – Ainda segundo a Wikipédia, o século XXI será considerado pelos cientistas como o “Século da BIOLOGIA”. Mas, por quê? Será por causa do Projeto Genoma?

3ª – Com ou sem o Projeto Genoma, pelo que temos conhecimento, a BIOLOGIA começou mal no Brasil, pois a “comunidade científica brasileira”, já no início do século XXI (2007), começou NEGANDO a existência de uma CÉLULA importantíssima existente em TODOS OS SERES HUMANOS e nos demais mamíferos: os MACRÓFAGOS.

4ª - Logo no início do Século XXI, os “cientistas” brasileiros mutilaram a Citologia, a Histologia, a Fisiologia, a Imunologia, entre outros ramos da MEDICINA.

4ª – Segundo a “comunidade científica brasileira”, - aí incluso a classe médica - nos dias atuais tudo é genético. Dor de cabeça? É genético! Tá doendo a garganta? É genético! Dor de barriga? É genético! Febre? É genético! Lombalgia? É genético! Pernas inchadas? É genético! Unha encravada? É genético!

5ª - Parece-me que a coisa é pandêmica, pois, nos outros países o negócio segue este mesmo caminho.

6ª – Sendo assim, o desgoverno do PT e a roubalheira do Partido dos Trambiqueiros (PT), também deve ser genética. E o que é bem pior. A roubalheira genética do Partido dos Trambiqueiros (PT), parece ser altamente contagiosa. Tanto que, parece ter contaminado quase todos os demais partidos políticos.

6ª – Mas, muita atenção! Cuidado com as manipulações genéticas! Vacinas manipuladas geneticamente, drogas manipuladas geneticamente, alimentos manipulados geneticamente, e, talvez, quem sabe?, até água manipulada geneticamente.

7ª – Se o futuro a DEUS pertence, atualmente, o futuro à genética pertence...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 1º de maio de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – página 1009 – (II volume). (3) – Wikipédia. (4) – Outras fontes.