A LIBERDADE... (...). "O Que Significa DEÍSMO? - Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo". + (CIÊNCIA - 1ª parte) - 24ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e os antibióticos...

Artigo Extra.

Ateísmo, DEÍSMO e Teísmo.

+ (CIÊNCIA – 1ª parte).

24ª parte.

Observações do escriba:

1ª – Como sou adepto do DEÍSMO não acredito na maioria dos Dogmas da Igreja Católica.

2ª – Todavia, às pessoas que acreditam nos vários dogmas, peço desculpas, e aceitem toda a minha consideração e respeito.

3ª - O ÚNICO e BONDOSO DEUS sempre estará comigo e certamente com todos vocês.

4ª – Com já foi dito nos artigos anteriores, existe uma longa relação entre a CIÊNCIA e a RELIGIÃO, ou vice-versa. Como nos próximos artigos o tema principal será a CIÊNCIA, os textos serão incluídos em CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

5ª – Continuaremos a seguir a ordem alfabética do meu dicionário, acrescentando-se importantes e volumosas informações contidas na Wikipédia, e, de permeio, algumas considerações nossas.

INTELIGÊNCIA – (latim intelligentia). 1. Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto. 2. Compreensão, conhecimento profundo. 3. Filosofia. Princípio espiritual e abstrato considerado como a fonte de toda a intelectualidade. 4. Psicologia. Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas. 5. Pessoa de grande esfera intelectual. 6. Conluio, ajuste, combinação. (página 977).

Irmandade – (latim germanitate). 1. Confraternidade, intimidade. 2. Associação, confraria, liga. (página 989).

ISLÃ – (árabe islam). V. islame. (página 991).

Islame – Conjunto dos países muçulmanos. (página 991).

ISLAMISMO – (islame + ismo). A RELIGIÃO muçulmana. (página 991).

Islamita – Pessoa que segue o ISLAMISMO. (página 991).

CIÊNCIA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CIÊNCIA (do latim scientia, traduzido por "CONHECIMENTO") refere-se a qualquer CONHECIMENTO ou PRÁTICA sistemáticos.

Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no MÉTODO CIENTÍFICO bem como ao corpo organizado de CONHECIMENTO conseguido através de tais PESQUISAS.

Este artigo foca o sentido mais estrito da palavra.

Embora as duas estejam fortemente interconectadas, a CIÊNCIA tal como enfatizada neste artigo é muitas vezes referida como CIÊNCIA EXPERIMENTAL a fim de diferenciá-la da CIÊNCIA APLICADA, que é a aplicação da PESQUISA CIENTÍFICA a NECESSIDADES HUMANAS ESPECÍFICAS..

A CIÊNCIA é o esforço para descobrir e aumentar o CONHECIMENTO HUMANO de como o UNIVERSO funciona.

Refere-se tanto à (ao):

1º - Investigações ou estudos RACIONAIS do UNIVERSO, direcionados à descoberta de VERDADES compulsoriamente atreladas e restritas à REALIDADE UNIVERSAL. Tal estudo ou investigação é metódico e compulsoriamente realizado em acordo com o MÉTODO CIENTÍFICO – um processo de avaliar o CONHECIMENTO EMPÍRICO;

2º - Corpo organizado de CONHECIMENTOS adquiridos por tais ESTUDOS e PESQUISAS.

A CIÊNCIA é o CONHECIMENTO ou um sistema de CONHECIMENTOS que abarca VERDADES, as mais gerais e abrangentes possíveis, bem como a aplicação das LEIS CIENTÍFICAS, ambas especificamente obtidas e testadas através do MÉTODO CIENTÍFICO.

Nestes termos CIÊNCIA é algo bem distinto de CIENTISTA, podendo ser definida como o conjunto que encerra em si o corpo sistematizado e cronologicamente organizado de todas as TEORIAS CIENTÍFICAS - com destaque normalmente dado para os PARADIGMAS VÁLIDOS - bem como o MÉTODO CIENTÍFICO e todos os recursos necessários à elaboração das mesmas.

Da definição segue que um CIENTISTA é um elemento essencial à CIÊNCIA, e como qualquer SER HUMANO dotado de um CÉREBRO IMAGINATIVO que implica SENTIMENTOS e EMOÇÕES.

O CIENTISTA certamente também tem suas CRENÇAS - convicções que vão além da realidade tangível - podendo esse até mesmo ser, não raramente ou obstante, um TEÍSTA ou RELIGIOSO convicto.

Ao definirem-se CIÊNCIA e CIENTISTA é de relevância ressaltar por tal que a definição de CIÊNCIA exige expressamente que o CIENTISTA saiba manter tais CRENÇAS longe de seus ARTIGOS CIENTÍFICOS e das TEORIAS CIENTÍFICAS com as quais esteja a trabalhar, constituindo-se estes dois elementos - CIÊNCIA e CIENTISTA - por definições certamente muito distintas, portanto.

Da correta compreensão é fato que a CIÊNCIA NÃO EXCLUI OS CRENTES, TEÍSTAS ou RELIGIOSOS do seu leque de CIENTISTAS.

Contudo é também fato que a CIÊNCIA, graças aos pré-requisitos do MÉTODO CIENTÍFICO, exclui por completo, dela e de suas TEORIAS CIENTÍFICAS, as CONVICÇÕES NÃO TESTÁVEIS frente ou mesmo transcendentes ao factualmente real, sendo a CIÊNCIA, por parágrafo constitutivo explícito em sua definição STRICTO SENSU - e por ausência de fato contraditório - expressamente CÉTICA e secular no que lhe cabe.

Etimologia e definição.

A etimologia da palavra CIÊNCIA vem do latim scientia ("CONHECIMENTO"), o mesmo do verbo scire ("SABER") que designa a origem da FACULDADE MENTAL do CONHECIMENTO.

Esta acepção do termo se encontra, por exemplo, na expressão de François Rabelais: "CIÊNCIA sem CONSCIÊNCIA arruína a alma".

Ele se referia assim a uma noção FILOSÓFICA (o CONHECIMENTO puro, a acepção "DE SABER "), que em seguida se tornou uma noção RELIGIOSA, sob a influência do cristianismo.

"A CIÊNCIA instruída" referia-se então ao CONHECIMENTO dos RELIGIOSOS, da exegese e das escritas, parafraseando a TEOLOGIA.

A raiz "CIÊNCIA" reencontra-se em outros termos tais como "A CONSCIÊNCIA " (etimologicamente, "COM O CONHECIMENTO "), "presciência" ("o CONHECIMENTO do futuro"), "onisciência" ("o CONHECIMENTO de TUDO"), por exemplo.

Observações do escriba:

1ª – Sobre a “presciência”, ou seja, o CONHECIMENTO do futuro, é muito comum nós ouvirmos a expressão: “O FUTURO a DEUS PERTENCE”.

2ª – Dia destes, conversando com DEUS, disse-me ele: “O SEU FUTURO PERTENCE À VOCÊ”, pois você está fazendo um bom trabalho, e, está fazendo o bem sem olhar a quem.

3ª – E DEUS concluiu: - Sobre a “onisciência, disse-me ele: “O CONHECIMENTO DE TUDO É ASSUNTO MEU”.

4ª – Alguém aí está duvidando das palavras de DEUS?...

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e, a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), também continua.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e bom dia.

Aracaju, capital de Sergipe (ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), quinta-feira, 28 de abril de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico (e futuro BANQUEIRO) – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Recanto das Letras – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da Soledade, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (2) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel - 11ª EDIÇÃO – 1989 – páginas 977, 989 e 991 – (II volume). (3) – Wikipédia. – (4) - Outras fontes.