Evangelho de Anúbis

Um grupo de pesquisadores linguistas ao pesquisar manuscritos resgatados de uma caverna da Etiópia se surpreendeu com o que foi encontrado. Entre os documentos constava um que, pela impressão de uma pata ao final, foi atribuido a algum cachorro. O pedaço mais importante do manuscrito diz o seguinte:

"O ser humano tem na tentativa de comunicar algo através do tempo a sua mais sincera definição. Eis o que são: uma força fugaz contra a eternidade. O resultado é sempre o mesmo, todo mundo morre. A maior parte da humanidade some simplesmente. Mas um grupo menor consegue perdurar, apenas como um susurro. Esses susurros todos os seres humanos ouvem em momentos distintos de suas vidas: "anda logo, passa rápido, vai acabar". Esse grupo que perdura, são descritos por outros seres humanos como imortais. Os "imortais" tentam falar muitas coisas, em muitos idiomas, mas só resta um eco do que fizeram em vida e aquela mensagem sobre ter pressa pra alguma coisa. Por isso uma parte de mim renega a ideia da fama. Que papel rídiculo! Tanto esforço para lembrar aos humanos que restaram de que logo terão seu fim. Os grandes nomes da história da humanidade são como gritos que se fazem ouvir de longe. Alguém gritando, mesmo de longe, é um incomodo. Eis o que importa: grande ou pequeno o ser humano é uma força fugaz, errante e irritadiça. Mantendo-se em estado de espírito ameno é possível conviver em sua companhia e rir de suas graças, bem como de suas desventuras. Esteja certo de que nada de valor é aprendido com o ser humano. Aquilo que poderiamos dizer em contrário é facilmente refutado pelas espécies de quem os seres humanos tiraram a ideia original. "

O documento foi exposto a testes de datação por carbono-14 e teve seu registro estimado por volta de 400 e 450 a.C. Os pesquisadores estão propensos a pensar que Diógens de Sinope tenha qualquer relação com o manuscrito já que ele gostava muito de cachorros e viveu neste mesmo período. Seguindo outra linha de pensamento um grupo de esotéricos estão chamando o manuscrito de evangelho de anúbis.