É inegável que após o advento da Internet, com suas Redes Sociais, e da convergência das tecnologias de comunicação e informação impõe novo paradigma social. Ou seja, a realidade contemporânea passa a compartilhar universalmente seus conceitos e valores. Este compartilhamento permite que a realidade individual e coletiva seja paulatinamente alterada criando parâmetros para uma nova sociedade, superando, assim, as tradicionais barreiras de tempo e espaço.
        Dois fatores que mais influenciam nestas mudanças concentram-se na rapidez e mobilidade com que dados e informações são transmitidos e disponibilizados, permitindo interação quase instantânea entre os indivíduos.  Poder-se-ia dizer, sem medo de errar, que se inaugura a era da onipresença do homem globalizado por meio destas tecnologias de informação e comunicação.
        Deduz-se que cada vez mais não haverá lugar para segredos nesta nova sociedade universal. Que todos os tipos de maldades, mal feitos, crenças distorcidas e ideologias dominadoras são reveladas e expostas ao crivo individual e coletivo. Isto permite que cada qual descubra o lado bom ou ruim que habita em seu íntimo e faça suas reflexões, mesmo que pautas e influenciadas nos paradigmas anteriores à esta nova era.
Afinal, estamos, ainda, atravessando a linha tênue que marca estas duas visões. Nada de anormal sentirmos que estamos num caldeirão social entre batalhas e discussões exacerbadas sobre a liberdade de utilização destas tecnologias. 
        Entretanto o desejo de ultrapassar a linha da hipocrisia, de ver a possibilidade de vigorar a liberdade cívica e de expressão fará com que se encontre, em breve, o equilíbrio responsável e necessário na continuidade do progresso social e globalizado.
        Não há dúvida de que mudanças são sentidas e oxigenam o campo das ideias. Nunca se discutiu tanto questões de ética, moral e liberdade. Só que agora de formal Universal e irreversível. É o fim dos segredos...

 
Marco Antônio Ferreira de Melo
 Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas
Área de concentração: Inteligência Aplicada (IA)
Mané das Letras
Enviado por Mané das Letras em 21/12/2015
Código do texto: T5487289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.