CIÊNCIA MODERNA

Orlando Almeida Pacheco.

Correio Eletrônico: oapacheco07@gmail.com

CIÊNCIA MODERNA

As Ciências Biológicas ao longo de seu percurso recebeu influência de várias concepções filosóficas, sendo disseminada como uma ciência unificada nas escolas. Entre as correntes de maior impacto e longevidade a ciência teve sua influencia do positivismo, revestindo-se na ideia de uma ciência linear e cumulativa. Estes valores deram a Ciência Moderna a mudança de verdades e a legitimação de conceitos. Contudo, os séculos XX e XXI trouxeram dentre seus sintomas o confronto entre tais valores e ideias pautadas nas incertezas, caracterizadas pelo que se poderia denominar de Paradigma da Ciência Contemporânea, devido a forma fragmentada onde os conhecimentos biológicos eram organizados.

A corrente de pensamento tem origem no empirismo desde a Antiguidade. Porém, as bases sólidas se instauram na Idade Moderna, que tem início no século XVI, solidificando-se no século XVIII. O contexto histórico é o do capitalismo de Estado e da constituição da classe burguesa, fazendo convergir interesses econômicos, políticos e ideais de racionalidade (Zambiasi, 2006).

E, a partir dessa influência a sociedade não absorve os conhecimentos do nada, parte sempre de um conhecimento gerado seja através de laboratório, senso comum ou a cientificidade, e os estudos das ciências vieram a se firmar com a Teoria da Evolução proposta por Charles Dawin, abordando o conceito da seleção natural.

Mas afinal, surge à ideia de unificar as ciências, posto que os resultados publicados pela comunidade científica do conhecimento biológico não poderia estar à deriva, haja vista que a experiência estava intrinsicamente ligada à lógica, física e a matemática. E, para contemplar a junção dos conhecimentos Gregor Mendel descobre a hereditariedade que diga-se fundamental para os estudos evolutivos.

Para o bom desempenho das ciências faltava preencher uma lacuna ainda aberta por Charles Dawin e Gregor Mendel, junto às pesquisas genéticas para o entendimento dos estudos evolutivos dos cromossomos, foi nesse ponto que Hardy-Weinberg apresentou a sua matematização (lógica) da evolução genética.

As pesquisas não param por aí, as descobertas são de cunho cientifico na modernização dos conhecimentos, e que por volta dos anos 50 James Watson apresenta a pesquisa sobre o modelo do DNA, isso levou a consolidar a Biologia Moderna, sendo esse o ponto para uma releitura das várias especialidades das Ciências. Esse estudo não parou com as descobertas muito menos os fatos e acontecimentos evolutivos na natureza, essa por sua vez carece de novas pesquisas na área ambiental devido o agravamento das questões dentre elas a social.

Durante o desenvolvimento do Projeto Genoma Humano, expectativas e frustrações se cruzaram. No entanto os resultados revelaram mais questionamentos do que respostas no âmbito da Ciência que outrora fora marcada pelas certezas.

As ciências a cada dia invadem as escolas para ali firmar o conhecimento cientifico, apresentando pelo professor de forma clara e evolutiva aos alunos de que o conhecimento cientifico pode ser demonstrado de forma clara e precisa a sua turma na esperança de despertar o interesse pelo tema abordado.

Sabe-se do interesse e do compromisso de parte dos alunos e, por isso temos o dever de atingir progressivamente o desenvolvimento das capacidades mentais de cada um, o que não descarta que dentre eles muitos desejam a obtenção da nota, diferente de outros que buscam o conhecimento amplo do saber.

Nem sempre a forma da apresentação dos conhecimentos, tem a possibilidade de alterar o seu conteúdo, muito menos modificar a sua construção junto aos alunos. Devemos desperta no alunado o seu espirito critico para o enfrentamento dos desafios junto a sociedade contemporânea, é do interesse do educador a busca por métodos com maior aceitação dos alunos e que possam alcançar os objetivos propostos.

Percebemos que a ciência não é um receituário infalível na resolução de problemas, a atividade científica não garante que se atinja um bom resultado ou que haverá comprovação das hipóteses levantadas. Dessa forma, a orientação científica é importante, pois pressupõe uma mudança de atitude baseada na evidência do senso comum, para um raciocínio em termos de hipóteses.

Nos professores de ciência devemos interagir aos conhecimentos científicos nas apresentações de componentes curriculares com experiências in loco na sala de aula, isso irá aproximar o aluno da ciência, por que não dizer da curiosidade na descoberta de cada um!!!!! A disciplina esta liga diretamente ao corpo humano direta ou indiretamente, isso gera uma articulação do meio interno com o meio externo de cada um.

Para que tudo isso tenha sequencia e as pesquisas cientificas avance cada vez mais, a comunidade cientifica carece de maior atenção no desenvolvimento de projetos nas áreas educacional, social e econômica. Se os avanços não acontecerem seremos uma sociedade sem conhecimento dos fatos e estaremos longe dos grandes avanços e descobertas que tanto tem propiciado melhoras e longevidade a vários seres planetário.