Internet física - Gate 02
O mundo caminha e voa, para novas concepções, novos modelos aeroportuários. Locais onde o passageiro desembarca, e sem a necessidade de se deslocar ao centro da cidade. Coleta e descarrega conhecimentos no próprio aeroporto. Na área aeroportuária faz suas transferências de informações e conhecimentos (Dowload e Upload), com ou entre, outros usuários.
O novo modelo de aeroporto internacional é o aeroporto cidade. Local onde é possível encontrar salões de convenções e conferencia para proferir palestras. Escritórios alugados por curtos períodos de tempo, uma solução para assuntos e negócios empresariais. Shoppings, restaurantes e conveniências; hotéis e pousadas. Conectividade, Wi-Fi e aplicativos. Costumer Service, Concierge e etc. (Informática em Revista. Natal/RN, jan/2014).
Logística rodoviária e ferroviária, facilitando o transporte intermodal de mercadorias. Dos primeiros socorros e atendimentos ambulatoriais a atendimentos de alta complexidade, em casos de acidentes aeronáuticos.
Espaços e pátios para pequenas indústrias e diversos depósitos de despacho e recebimento. Mercadorias prontas para serem despachadas e embarcadas. Um local de importação e exportação de mercadorias físicas e intelectuais, bens tangíveis e bens intangíveis.
O Aeroporto Internacional Governador Aluisio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN (SGA) é 100% privado. Aeroporto sagaz, com conceitos de conforto, eficiência e praticidade. Foi idealizado e construído para ser um aeroporto cidade. Aerotrópole, o novo conceito de aeroporto, com comodidades e facilidades em seu entorno, criando uma cidade a sua volta. Uma cidade de negócios e produções, reuniões e decisões. Um aeroporto cidade e um aeroporto HUG, abraçando tudo a sua volta.
Um aeroporto HUG capaz de abarcar cargas e passageiros. Desembarcar e embarcar, ideias e inovações. Centralizar os voos vindos da Europa e EUA. Podendo distribuir e coletar passageiros e mercadorias para o Brasil e América do Sul, em aviões menores e voos mais curtos.
O mundo desembarca novamente na esquina do continente. Portugueses e holandeses, americanos e anglicanos, povos de uma mesma face do globo. Europeus e americanos. O RN fecha o triangulo com aresta principal, a linha Nova Iorque – Londres. A linha do conhecimento que criou uma linha física, o NYLON, resultado de pesquisas entre Inglaterra e EUA, homenageando suas principais cidades.
Aviões comerciais utilizam a linha NYC – LON como referencia para tempos gastos no percurso, entre New York (NYC) e London (LON). Na época do avião concorde, a principal linha era Europa - EUA, operada pela British Airways, depois Rio de Janeiro – Paris, operada pela Air France. Franceses e anglicanos detinham as principais linhas do supersônico.
SGA/SBSG – RN. Está localizado a 7h de Lisboa ou Nova York. A 8h de Madri ou Barcelona, e 9h de Londres ou Amsterdã. A 3h do Rio de Janeiro/RJ e 6h de Porto Alegre/RS. São Paulo/SP (3h 15min), Brasília/DF (2h 35min). Fortaleza/CE (50 min.), Recife/PE (30 min.), Salvador/BA (1h 30 min.).
Com capacidade para receber grandes aviões, o novo aeroporto, a nova porta de chegada, no saguão de desembarque, pode receber povos de países com grandes populações localizados em outra face do globo. O lado que recebe a luz do Sol, enquanto estamos na penumbra.
Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 20/06/2014
Texto produzido para: Informática em Revista J. Pessoa/PB
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento
Key Words: management; quality; knowledge
CMEC/FUNCARTE Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes Natal/RN
Roberto Cardoso