Internet Física - Gate 01

No céu claro uma trilha de condensação, por vezes, é deixada por um jato em elevadas altitudes e baixas temperaturas. Durante os períodos de guerra quando não havia radar, a meteorologia teve grande importância em diagnosticar e prever as trilhas. A possibilidade de uma aeronave formar uma trilha de condensação, ao longo de sua rota. Um avião em grande altitude, com reduzido volume sonoro, podia ser denunciado pela trilha deixada ao longo de sua rota.

Na frente de uma trilha de condensação segue um pacote de informações: tipo e modelo de aeronave, em voo civil ou militar; capacidades e volumes de carga no transporte; que país representa; direções de destino, origem e procedência. Missões e objetivos.

Uma aeronave militar tem um poder de destruição e de observação. Velocidades e capacidades de manobras maiores que um avião civil e/ou comercial. Deve respeitar os espaços aéreos de outros países. Uma força aérea esta condicionada a acordos e convenções internacionais, com regras mais rígidas que aviões comerciais.

Em uma aeronave comercial, entre dezenas e centenas de cabeças pensantes podem estar a bordo. Pessoas com origem, procedências e destinos. Com conteúdos em suas bagagens de mão e bagagens no porão da aeronave. Transportam no corpo e na mente, bagagens culturais, sociais e intelectuais. Capitais econômicos e culturais, com arsenais de conhecimento e convencimento.

Passageiros embarcados desembarcarão em algum aeroporto, levando informações e conhecimentos, de suas vidas, suas experiências e seus estudos. Ao desembarcar entrarão em contato com outras pessoas, trocando ideias e informações. Entram em contato com saberes e sabores, a cultura do local. Viagens podem proporcionar mais conhecimentos que literaturas. Viagens complementam conhecimentos adquiridos pelas leituras.

Cada ser humano é um computador capaz de se movimentar, observar e analisar situações. Com capacidades de analises compatíveis com seu capital social e cultural. Cada ser tem um conteúdo histórico e antropológico, social e psicológico.

Um grande roteador da internet física foi inaugurado no Rio Grande do Norte (RN). O aeroporto de São Gonçalo do Amarante (SBSG/SGA), substituindo o Aeroporto Internacional Augusto Severo, com a sigla NAT no código da IATA e sigla SBNT no código da ICAO. A maior conexão de USB (United States of Brasil) para NAT (New Amsterdã Terminal). Um dia os holandeses tentaram fundar a Nova Amsterdã, e ela ficou oculta na sigla do aeroporto.

O novo aeroporto do RN foi construído para receber e acolher o maior avião comercial do mundo no momento, com pista de pouso e despacho aduaneiro. O A380 da Airbus, fabricado na Europa. Criando assim oportunidade e facilidades para receber outros grandes aviões da concorrente Boeing nos EUA. Além do Antonov russo.

Duas construtoras e montadoras de aviões que constroem e montam peças e partes de aviões e locais distintos: Boeing e Airbus. E, para com seus próprios aviões transportarem partes e peças para onde for necessário: em casos de montagens e reparos, construção e manutenção.

O RN sempre foi um ponto estratégico. Logo depois da Primeira Guerra aconteceu a presença de civis franceses, com o correio aéreo. E no período da Segunda Guerra a presenças dos militares americanos. Os dois maiores construtores de aviões atuais, entre as nações amigas. E o RN continua sendo um ponto estratégico, um TIC (Trampolim da Informação e Comunicação), com um aeroporto sagaz (SGA).

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 20/06/2014

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 18/10/2015
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