Do Lockheed Super Constellation ao Wide-body Boeing 777 – (part 1)

Terra planeta água. Vivemos hoje um tempo de situações líquidas onde os conhecimentos e as informações se misturam com facilidade. Tornando-se necessário cada um ter um equipamento de flutuação para não se sufocar com tantas informações ao redor. A mensagem semiológica na capa da revista retrata bem a situação. Ou aprende-se a nadar, ou ficamos à deriva.

O Lockheed Super Constellation marcou um auge da aviação comercial. A elegância e o prazer de voar. Um evento ou um momento para poucos. Enquanto alguns tinham o privilégio de voar, outros se contentavam em olhar. Uma visão clara do uso da aviação comercial ficou marcada pelo uso deste avião. De origem americana, com suas linhas esguias lembrando um golfinho, e leme traseiro triplo. Em empresas de aviação brasileiras, hoje inexistentes, fizeram parte de suas frotas. O prazer e a necessidade de voar inspiraram alguns cantores e compositores, a criar e a cantar, canções com temas de avião e aviação.

O conhecimento não é transmitido apenas em livros e escolas, mas também por musicas, corredores e pátios das universidades. Conversas na mesa de um bar, ou a bordo de um avião. Revistas para leitura em voo, características do avião. Temperatura em aeroportos, tempo, velocidade e altura do voo. Como se comportar em situações de emergência, uma comunicação verbal e gestual. Um serviço de catering troca informações e culturas, sensitivas e gustativas entre um aeroporto e outro, com um fast food à bordo.

Noé embarcou seu conhecimento em uma arca, para quando as águas baixassem, pudesse continuar sua história e suas criações. Seus animais eram arquivos de um conhecimento adquirido. Como cuidar, o que cuidar, que alimentos procurar, como alimentar. Empresas embarcam seus CEOs em aeronaves entre a matriz e as filiais. As caravelas da época de Cabral também transportavam cargas vivas. A cultura de um povo é o conhecimento transmitido por musicas e danças, alimentos e condimentos, ao longo de uma história e civilizações.

A aviação inspirou Elis Regina (Conversando no bar), Milton Nascimento (Saudade dos aviões da Panair); Chico Buarque (Samba de Orly) e Tom Jobim (Samba do avião), a compor e cantar músicas que deixaram saudades, e referencias às empresas e aeroportos: “... O que a memória guarda dos tempos da Panair ... ” (Elis Regina); “ ... descobri que as coisas mudam e que tudo é pequeno nas asas da Panair ... “ (Milton Nascimento); “ ... Vai meu irmão pega esse avião .. “ (Chico Buarque); “ ... Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão ...” (Tom Jobim); “ ... Água brilhando olha a pista chegando ...” (Tom Jobim). E Tom Jobim cedeu seu nome ao AIRJ - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão: “... E vamos nós, pousar “ (Tom Jobim).

O nome Galeão é uma referencia a um grande galeão construído naquela área, na Ponta do Galeão, o maior galeão da época (sec. XVII), o Galeão Padre Eterno. Em 1920 a aviação naval se instalou por aquelas imediações. Transportes e comunicações ficaram inter-relacionados e internacionalizados naquele local desde outros tempos, na Ilha do Governador. Ainda hoje há presença da Marinha e da Aeronáutica na Ilha.

Assim como os aviões trouxeram novidades, imprimiram novas velocidades na sociedade. Modificaram usos e os costumes. Na chamada final anunciando o embarque imediato no TPS (terminal de passageiros), não havia mais tempo de falar nomes e sobrenomes. Passageiros são convocados a comparecer ao chek-in ou embarque pelos seus sobrenomes.

O Lockheed Super Constellation passou a ser simplesmente Constellation, sem perder o glamour. Textos e títulos precisam também ser mais reduzidos, utilizando uma komunikologia precisa como: “Do Lockheed Super Constellation ao wide-body Boeing 777”; Em um trabalho escrito: “LSC to T7”; Em uma mensagem transmitida por fonia: Lima Sierra Charlie to Tango Siete.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 17/08/2014

Texto produzido para: Informática em Revista Natal/RN

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality; knowledge

CMEC/FUNCARTE Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes Natal/RN

Roberto Cardoso

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 18/10/2015
Código do texto: T5418455
Classificação de conteúdo: seguro