NAT – TIC

Enquanto não foi construído e inaugurado o canal do Panamá o transporte marítimo era obrigado a navegar até o extremo sul do continente sul-americano para atingir outro oceano. A partir da costa Leste com o Atlântico, ou na costa Oeste com o Pacífico. Atlântico e Pacífico são oceanos que banham os continentes americanos, formado por America do Norte, América Central e América do Sul. Assim Natal/RN foi como uma escala obrigatória dos navios no oceano Atlântico, que ultrapassavam a região tropical, em direção ao Norte ou em direção ao Sul.

Navios que transportavam (e ainda transportam): mercadorias, passageiros, ideias, e informação. Mídias impressas (livros, jornais e revistas) vindas de além-mar atravessam os oceanos em navios, tal como as mídias de imagens (estátuas, quadros e fotos). Alem da correspondência postal, que já foi uma mídia muito utilizada tanto entre pessoas comuns, como entre cientistas e pesquisadores, separados por longas distancias. Durante décadas os portos foram locais de chegada de notícias, informações e conhecimentos que aconteciam em outras paragens.

A partir da década de 1920, Natal/RN passou a ser uma escala aérea da Compagnie Générale Aéropostale, onde um aeronauta se tornou famoso por escrever um livro. O Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupérry, poeta e piloto da Compagnie Générale d’Enterprises Aéronautiques. (nome anterior da Aeropostale). Antes de ser incorporada a um grupo, junto a outras quatro companhias francesas, para formar a Air France, a Aeropostale fazia o transporte de malotes postais entre a Europa a America do Sul, com escalas na costa oeste da África.

Transportes modais como trens, navios e aviões também são TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação. São meios que transportam mídias. Transportam mídias impressas e gravadas, por meios elétricos ou magnéticos; pinturas e telas, quadros e fotografias, até onde for necessário chegar, driblando intempéries com variedades e diversidades geográficas. Transportam pessoas que levam informações e seus conhecimentos. Pessoas levam uma informação em suas posturas e gestos; em suas vestes, paramentos e fardamentos; peças e acessórios. O ser humano é uma mídia que incorpora conhecimentos; gestos e informações com comportamentos, jeitos e trejeitos.

Luís da Câmara Cascudo nasceu em 1898 e encantou-se (diria ele) em 1986. Ficou conhecido e famoso pelo volume de conhecimento produzido e divulgado por mídias impressas como: jornais, livros e revistas. Foi um exemplo potiguar de pesquisador que se utilizou dos meios de comunicação e correspondência postal. Teve acesso ás denominadas noticias de primeira mão. Cascudo estava estrategicamente posicionado e instalado. Uma cidade que foi considerada Trampolim da Vitória (década de 1940), mas já era antes um Trampolim da Informação e Comunicação (TIC).

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 23/05/2014

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 11/10/2015
Código do texto: T5410912
Classificação de conteúdo: seguro