Os Jetsons Estão Aí

Vira e mexe e você encontra um "louco" na rua, falando sozinho; não, é só alguém que está no viva-voz do celular. Para quem lida com a linguagem e a comunicação escrita, o momento atual é preocupante. Ninguém vai negar a importância da tecnologia; o celular, pelo menos para mim, serve como um dicionário atualizado, prático para consultas, principalmente com as alterações na ortografia recentes, porém incomoda você conversar com alguém e o indivíduo divide a atenção com o aparelho e com as últimas mensagens recebidas; é algo meio esquizofrêncio, para não dizer pior.

Não se sabe no que vai dar essa revolução tecnológica, porém ainda vai haver livro de papel ,pois o que as pessoas menos fazem nesses aparelhos é ler livros, porém me preocupa o que vai ocasionar em relação à interação dos indivíduos; se antigamente sonhávamos com esses aparatos vendo Os Jetsons, hoje eles estão aí , mexendo com a vida e as relações entre as pessoas, pois a tecnologia apresenta sempre dois lados, como no atualíssimo 2001, uma Odisseia no Espaço; o computador Hal 9000 é uma maravilha eletrônica, porém ele acaba se voltando contra seus criadores- o perigo implícito de se confiar demais nos meios tecnológicos.

Por isso é bom sempre ter a mão os velhos lápis e papel, pois na hora em que a luz acaba, tudo volta a como era de antanho e, não há meio mais confiável para se armazenar dados; para mim, criar textos no computador é mais prático, porém não ficam tão bem elaborados. Confio mais no notebook( o nome já diz tudo), pois o celular , para textos, é horrível; é algo mais imediatista, de receber informações e repassá-las, mesmo que não tenha havido reflexões sobre elas, que é o que parece acontecer, porém, há também o outro lado: como há todo tipo de informação, a capacidade de apurá-las é bem maior e, aquele texto redigido às pressas e sem cuidado na rede social pode ser aprimorado e ir para blogs especializados; a facilidade para isso, hoje, sem dúvida, é muito maior.

Se vamos ficar isolados, com nossos aparelhos, nos "comunicando" com indivíduos" do outro lado do mundo ou vamos ampliar a rede de relações, só o tempo dirá; vai depender, sempre, de como o indivíduo faz uso das tecnologias; se ele já tinha tendências ao isolamento, isso vai se agravar; se é comunicativo, vão facilitar a interação, porém tenho dúvidas acerca de quem possui 5000 "amigos" na internet; será que interage com todos? De que modo? Em uma festa, no máximo, umas 150 pessoas em um salão já está de bom tamanho, dando uma ideia de nossas relações; o que se dirá de 3000? Será que alugará um ginásio para caberem todos seus "amigos". Deve haver alguma coisa errada por aí , e, vamos notar logo.