Komunicologia em Farmacologia – KF1

A terapêutica é um torrencial de drogas das quais não se sabe nada, em um paciente de que se sabe menos ainda, disse Voltaire (1694-1778). Toda droga pode ser um veneno ou um caminho para a cura, tudo depende da dose. A diferença entre o veneno e o remédio está na quantidade administrada. E estes são os princípios da farmacologia.

A farmacologia interage com suas fórmulas entre a química e a biologia. Considerando que os seres vivos pertencem ao mundo dos animais, e os animais são seres compostos por células vivas, que por sua vez são formadas ou constituídas por átomos, a partir de elementos minerais. Daí a farmacologia foi pesquisar elementos químicos que possam interagir com elementos biológicos. A busca do bem estar e da perfeição. Ajustes para um equilíbrio abalado ou um sistema desequilibrado.

Os elementos minerais estão todos, ou quase todos, organizados e simbolizados na tabela periódica. Tabela organizada pelo químico russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev (1834-1907). Descrever os detalhes de uma tabela periódica pode consumir um livro. No entanto, tudo se encontra esquematizado em uma pagina. Tudo codificado em uma tabela, construindo uma komunicologia. Ideias e informações sem um uso de texto, apenas letras e siglas, símbolos e cores. As posições dos elementos químicos em um diagrama, permitindo prever comportamentos de átomos e moléculas.

A tabela periódica dos elementos químicos é uma ferramenta básica de uso de químicos e farmacêuticos. É composta de símbolos e códigos, de elementos químicos posicionados na tabela. De uma maneira tal, que suas posições já dão uma informação. Cada elemento na tabela é informado com algumas de suas principais características. Elementos em uma tabela padrão, sistemática, onde se pode obter varias informações. A primeira pratica de uma comunicologia entre os usuários e a química. Individualmente em cada espaço do diagrama é possível identificar, em cada elemento químico algumas informações: nome e símbolo; número atômico e massa atômica.

As posições dos elementos na tabela já permitem saber mais algumas informações a respeito dos elementos individualmente e de grupos que pertence: a facilidade que perdem ou ganham elétrons, sua reatividade química. Identificar seu caráter metálico: metais, semi-metais ou não metais (ametais). Hidrogênio e gases nobres. Grupos e famílias, contendo ainda espaços reservados para elementos ainda não descobertos.

Suas densidades e volumes atômicos podem ser avaliados entre um elemento e outro pelas suas posições na tabela, mais acima ou mais abaixo, mais a esquerda ou mais a direita. Eletroafinidades, eletronegatividades e eletropositividades.

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 13/09/2015
Código do texto: T5380893
Classificação de conteúdo: seguro