Aliança Petrobras e Cabotagem

A Petrobrás produz, envasa e embala óleos lubrificantes para diversas finalidades, máquinas e motores, de usos nas áreas: automotiva, navegação e aviação, mecânica em geral. Utiliza embalagens diversas, de meio litro a duzentos litros (1/2 L a 200L), em material plástico ou metal. O transporte dos produtos torna-se complicado entre tantos pesos, formas e tamanhos das embalagens.

Cabotagem é um termo da navegação que caracteriza o transporte marítimo entre portos próximos. A Petrobrás vem optando por este modal marítimo para transportar seus produtos a partir do Estado do Rio de Janeiro com destinos às regiões norte e nordeste do Brasil.

O transporte marítimo é feito pela empresa Aliança, de navegação e logística. Inicialmente o carregamento é feito, por estiva especializada e acompanhado por profissionais de seguros preventivos. A carga é acondicionada em containers sobre carretas no terminal da BR Distribuidora, localizado no município de Duque de Caxias/RJ, depois da carga estivada e apeada, os containers são fechados e lacrados. A carga depois de conteinerizada é documentada e conduzida pelo modal rodoviário ao porto de Sepetiba, litoral sul do estado, para sair da carreta e ficar no pátio aguardando o embarque em um navio containeiro de linha regular, e de bandeira brasileira, com destino ao porto fluvial de Manaus/AM, fazendo escalas nos portos marítimos de Salvador/BA, Recife/PE e Fortaleza/CE.

Cargas com destino á Natal/RN que está localizada entre dois portos da rota de cabotagem (REC e FTZ), podem desembarcar em Recife ou Fortaleza, seguindo depois por modal rodoviário, já que pode não haver demanda suficiente à cidade (porto) e/ou ao estado para compensar e considerar a realização de uma escala no porto de Natal (“Considerações ao Porto de Natal/RN” - Jornal Metropolitano, Nº 630 – Mar/2013). Além da falta de demanda deve-se considerar também a realidade portuária da cidade (“Aproando e Aproniando”, JH em 08/11/12).

Parnamirim/RN - 08/03/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 06/08/2015
Código do texto: T5336510
Classificação de conteúdo: seguro