Considerações sobre o porto de Natal/RN
Localizado na margem direita do Rio Potengi na Cidade do Natal/RN. É o porto brasileiro mais perto do continente europeu, o que não lhe dá nenhuma vantagem sobre outros portos, que são melhores equipados e com demanda maior de mercadorias, de importação e exportação.
A criação, a expansão e as melhorias, de um porto marítimo ou fluvial, e até mesmo lacustre, não podem ser feitas por decisão governamental ou administrativa do poder público. Não se trata de um processo decisório administrativo, governamental. Uma decisão em uma sala de escritório, ou em um gabinete parlamentar. Muitas são as variáveis a serem avaliadas e consultadas (“Aproando e Aproniando”, JH em 08/11/12).
Diversos fatores implicam na decisão de um navio ou uma empresa de navegação destinar seus navios a um determinado porto. A começar pela carga embarcada, a origem, a procedência e o destino do navio. Os tripulantes do navio.
Outros fatores. Localização do porto, movimentação do mar, níveis de marés. Rebocadores para manobras, uma exigência da Capitania dos Portos quanto a quantidade de rebocadores em função do tamanho do navio, independente do navio ter sistemas de propulsão na vante lateral. Práticos disponíveis para entrada e saída dos navios. Taxas portuárias. Quantidade de trabalhadores na execução dos serviços. Diversidade de especialidades dos trabalhadores na carga e serviços de atracação e desatracação da embarcação. Disponibilidade de caminhões e carretas para entrada e saída de mercadorias do porto. Facilidades aos trabalhadores, como vestiário com banheiros, e facilidade de alimentação.
Presença e instalações de agencias marítimas. Empresas de estiva, sindicato de estiva, sindicato de arrumadores, consertadores e conferentes. Sociedades classificadoras, Clubes de P&I (proteção e indenização), e outras necessidades de acompanhamento nos serviços solicitados. Reposição de peças e serviços de reparos, na embarcação e nos seus equipamentos.
Compatibilidade da carga embarcada com a carga a ser embarcada. Ou da carga a ser embarcada com a carga que desembarcou. As tarefas de carga e descarga de um navio, como a atracação e desatracação um navio, demandam uma enormidade de pessoas com uma infinidade de especialidades.
A oferta de mercadorias a serem embarcadas ou desembarcadas. O tipo de negociação de frete das mercadorias embarcadas ou desembarcadas. O tamanho do navio e a capacidade do porto em receber o navio, horário de funcionamento portuário, profundidade do canal de acesso, baía de evolução. Equipamentos de carga/descarga, pessoal especializado ao manuseio das mercadorias, área de estocagem das mercadorias. Tempo de trabalho quando atracado dependendo do volume desembarcado e volume a embarcar. Especialização do pessoal de terra. Representação de P&I.
Serviços diversos a serem oferecidos aos navios de acordo com as suas necessidades. Água, víveres e combustível, acompanhamento de carregamento e outras atividades com Marine Survey. É um trabalho de logística complicada, com atividades minuciosas calculadas, e sujeitas á imprevistos. Na própria logística ou de razões oceanográficas, climatológicas e meteorológicas, e até políticas, competentes ao direito internacional e á saúde pública.
Natal/RN 04/01/13
Roberto Cardoso (Maracajá) Marine Survey | Técnico em Meteorologia Cientista Social
Texto publicado em:
Jornal Metropolitano
Parnamirim/RN
Mar/2013