O QUE É ESPAÇO GEOGRÁFICO?
Em relação a essa pergunta tão pertinente no meio da ciência geográfica, se faz necessário uma abordagem para diferenciação entre espaço natural e espaço geográfico. Para Moreira e Auricchio (2007, pag. 12), a paisagem em processo de transformação, incluído os motivos e formas de suas mudanças, constitui o que chamamos de espaço geográfico. Na definição sobre o que é espaço natural, para Isnard (1982) o espaço natural seria “como uma totalidade resultante de relações de interdependência entre elementos constitutivos: as características físicas e a comunidade de seres vivos ou biocene”.
Atualmente, devido ao desenvolvimento tecnológico do homem e sua ocupação do planeta, esses dois conceitos sobre o espaço natural e geográfico tem sido motivo de questionamento, pois o homem por agir de forma direta ou indireta, transforma a realidade de alguma maneira, ou seja, o homem interfere de várias formas no ciclo natural do planeta, seja através de atos diretos como: a exploração de minérios, desmatamento, mudança do curso de um rio, etc; ou indiretos: em formas de delimitações políticas, leis que proíbam a prática de algum ato em determinada região, observação via satélite, etc.
A partir destes exemplos não é de forma irregular, encontrar-se opiniões, no meio geográfico sugerindo que o espaço antes nomeado como natural, já deixa de existir. A partir dessa ótica, é possível então dizer que o espaço geográfico seria todo o espaço formado pelo homem ou modificado pelo mesmo, tendo em consideração essa linha de raciocínio, e vendo que o homem já ocupou de forma generalizada o planeta e vem praticando essa transformação, fazendo assim com que o planeta se tornasse um “grande espaço geográfico”, susceptível a mudanças constantes e realizadas pela ação do ser humano. É de fundamental importância lembrar que os estudos geográficos não cessam e segundo Carvalho e Pereira (2006, pag. 03):
"Estudar geografia significa aprender a manejar um poderoso instrumento de conhecimento do mundo, que nos permite compreender e explicar todos os lugares. Ajuda-nos também a reconhecer melhor as nossas dúvidas sobre todos os lugares, mesmo aqueles inatingíveis".
Então a visão de espaço geográfico ou natural de hoje, pode não apresentar os mesmos contrastes em um amanhã bem próximo, levando em conta os estudos impulsionados por pesquisas constantes e inovadoras.
REFERÊNCIAS:
MOREIRA, Igor Antônio Gomes; AURICCHIO Elizabeth. Construindo o espaço. 3ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2007.
ISNARD, Hildebert. O Espaço Geográfico. Coimbra: Editora Almedina, 1982.
CARVALHO, Marcos Bernardino de; PEREIRA, Diamantino Alves Correia. Geografias do mundo. 1ª Edição. São Paulo: FTD, 2006.