Gêneros Digitais: um novo locus de aprendizagem de escrita e leitura no espaço cibercultural
Prof. F. Jeimes de Oliveira Paiva-Bolsista do Pacto-UFC
Essa atividade oriunda do Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio nos motivou a explicar aos alunos a importância do uso das novas tecnologias de ensino e letramento, atualizando-os ao contexto atual pelas práticas de escrita e leitura no ambiente virtual, usando os hipertextos: e-mail, blog, facebook, a exemplo. Com isso, conseguimos nosso objetivo que é: fazer com que o aluno adquira suporte em letramento digital de forma proficiente pelo uso dos recursos da escrita/leitura de gêneros digitais.
Os alunos puderam compreender as facilidade do uso do computador, da internet, da escrita digital, dos hipertextos em uma unidade temporal, considerando assim a tela como um novo espaço da escrita e o novo espaço que surge nas formas de interação entre escritor e leitor. A partir disto, enfatizamos aos alunos para cada vez mais fiquem atualizados sobre estes novos letramentos, para constantemente buscarem novos conhecimentos digitais.
Baseamos este estudo orientado aliado a investigação nas experiências e publicações de estudiosos como: Mayer (2005) que trata da aprendizagem multimídia em sua pesquisa quando a define como aprendizagem das palavras (por exemplo, texto falado ou impresso) e imagens (por exemplo, ilustrações, fotografias, mapas, gráficos, imagem ou vídeo.
Lévy (1993) ao conceber a interface na informática afirmando que “não é possível deduzir nenhum efeito social ou cultural da informatização, baseando-se em uma definição pretensamente estável dos autômatos digitais”( LÉVY, 1993, p. 177).
Até porque conforme Sousa (2011) et al deixa bem claro que, é de se esperar que a escola, tenha que “se reinventar”, se desejar sobreviver como instituição educacional. Dessa forma, é essencial que o professor se aproprie de gama de saberes advindos com a presença das tecnologias digitais da informação e da comunicação para que estes possam ser sistematizadas em sua prática pedagógica.
A aplicação e mediação que o docente faz em sua prática pedagógica do computador e das ferramentas multimídia em sala de aula, depende, em parte, de como ele entende esse processo de transformação e de como ele se sente em relação a isso, se ele vê todo esse processo como algo benéfico, que pode ser favorável ao seu trabalho, ou se ele se sente ameaçado e acuado por essas mudanças.
Finalizamos, esta narrativa de experiência, reforçando que cabe a escola fazer cumprir sua responsabilidade social de educar e formar os novos cidadãos precisa contar com professores que estejam dispostos a captar, a entender e a utilizar as novas linguagens dos meios de informação e comunicação a serviço de sua prática pedagógica que deve ser compreendida como uma forma específica de práxis, portanto, prática social que envolve teoria e prática, própria da prática educativa.
Como afirmou Freire (1991, p. 109) “praticar implica programar e avaliar a prática. E a prática de programar que se alonga na de avaliar a prática, é uma prática teórica”.
ANEXO – RESUMO DO TRABALHO
GÊNEROS DIGITAIS:
UM NOVO LOCUS DE APREDIZAGEM DE ESCRIT@ E LEITUR@ CIBERCULTUR@L
RESUMO DO TRABALHO:
Sabe-se que o crescente acesso de pessoas à rede mundial de computadores e o surgimento de vários gêneros digitais têm possibilitado a criação de uma maneira diferente de lidar com a escrita (suas normas gráficas), além de oferecer uma gama de textos, livros, artigos para pesquisa. Dessa forma, devemos compreender que “os suportes digitais, as redes, os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, gerar informação, ler, interpretar a realidade e transformá-la” (RAMAL, 2002). Nosso objetivo neste trabalho é verificar que hipertextos são usualmente produzidos pelos jovens na Internet, a qual modifica a relação leitor-escritor, tornando imprecisa a fronteira que os separavam, uma vez que, agora, o “leitor-navegador não é um mero consumidor passivo, mas um produtor do texto que está lendo, um co-autor ativo, capaz de ligar os diferentes materiais disponíveis, escolhendo seu próprio itinerário de navegação” (COSTA, 2000).
Palavras-chave: Gêneros Digitais. Internetês. Letramento Digital. Papel do Ensino e do Professor.