MODA, entenda a diferença entre FIOS TINTOS e FUNDOS TINTOS

Quando você vai comprar uma roupa numa loja examine o avesso do tecido. Se o xadrez ou o listrado for igual tanto no direito, como no avesso do tecido usado na peça, ai você estará comprando uma roupa confeccionada com um tecido FIO TINTO.

O que é um tecido com FIO TINTO? -

Imagine um tear tecendo aquele tecido e verá que ele está usando fios tingidos, já prontos e que o tingimento foi previamente feito. Os fios do urdume correm no mesmo sentido das ourelas e podem ter cores diversas, contrastando com o fio da trama que vão formar o xadrez multicolorido desejado.

Se o fabricante quer produzir apenas um listrado, então ele vai entrar com o fio da trama na cor natural.

O que vem a ser um FUNDO TINTO.

É quando você "roda" no tear um tecido somente com fios na cor natural da fibra, algodão ou poliéster ou viscose, etc.

Tendo esse tecido em mãos você vai tingir (mergulhar na tinta em processo industrial) usando corantes reativos ou idhantren (resistente a cloro) para estabelecer a cor. O resultado é um tecido comum, branqueado, preto, vermelho, beje, etc.

Mas se você continuar o processo e leva-lo para uma maquina estampar, a indústria vai usar um ou mais cilindros com florais, listrados ou xadrezes e estampar sobre esse tingimento. Exemplo, vc fabrica um tecido pra bermuda num panamá pesado 8Oz (oito onças) e quer que ele tenha a qualidade de um fio tinto.

Tinge de preto ou café o tecido, leva-se o mesmo até a maquina estampar e aplica-se os cilindros em cores diversas matizadas e se tem um efeito parecido com o fio tinto que sugere melhor qualidade.

Geralmente o fio tinto, é mais relevante e considerado na camisa masculina, pois na bermuda essa condição de "inferioridade técnica" fica mais camuflada.

A estamparia no entanto permite recursos incríveis na aparência de tecidos diversos, pois com excessão de listrados e xadrezes, onde os fios tintos são imbatíveis, as estampas florais, geométricas, infantis, dão um show pois não podem ser reproduzidas com a mesma facilidade em teares, a não ser pelo processo de maquinetas que encarece muito o trabalho.

Luiz Bento é Representante comercial do ramo têxtil em Goiânia.

Luiz Bento (Mostradanus)
Enviado por Luiz Bento (Mostradanus) em 17/01/2015
Código do texto: T5104852
Classificação de conteúdo: seguro