O 19º ocupante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI
A nomeação do ex-Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, PCdoB - Partido Comunista do Brasil – para o MCTI, confirma um fato recorrente nos últimos 30 anos dos sucessivos ocupantes da presidência da república, a Ciência e Tecnologia em nosso país não é uma prioridade para nossos governantes.
No período 1985 - 2015 Aldo Rebelo será o 19º ministro da área, durante o período Lula de oito anos, foram quatro os ocupantes da pasta, na gestão de Dilma, em quatro anos, também quatro, quinto agora, como ainda temos quatro anos pela frente há reais possibilidades de outras mudanças.
Longe de ser uma questão ideológica é certamente uma questão política em detrimento de visão estratégica que permita ao Brasil desenvolver tecnologias novas e necessárias num país com nossas dimensões geográficas e necessidades regionais específicas.
Apoio na vigilância das fronteiras, mais atenção para com a Amazônia e a impunidade secular aos responsáveis pela espoliação de nossas florestas, inclua-se o resíduo da Mata Atlântica.
As alterações radicais nas condições climáticas globais poderiam reservar ao Brasil um papel de destaque internacional, desde que se garantisse a reposição dos quadros de pessoal e recursos financeiros que propiciariam mais pesquisas e mais conhecimento não só no INPE, mas também nos demais institutos pesquisas e universidades federais do país.
Como cidadão e eleitor de Dilma esperava a necessária e imprescindível mudança nessa prática política extremamente deletéria para os verdadeiros interesses nacionais.