HISTÓRIA SOBRE OS TRILHOS AS VELHAS FERROVIAS EM GOIÁS - PARTE V (FINAL)
Chegamos à etapa final da nossa viagem às velhas ferrovias em Goiás. Viagem que nos levou a viver, através da leitura, uma história sobre os trilhos de ferro, desde os tempos em que o progresso do Brasil andava pelas ferrovias, com maior intensidade. Percebemos o apagamento da modernidade, e, por sorte, ainda conseguimos visitar algumas estações ferroviárias, uma ainda em pleno funcionamento, mas vimos principalmente que a criação da Estrada de Ferro em Goiás serviu aos interesses e aspiração de mineiros e goianos que tiveram nessa ferrovia um dos pilares para o artifício de desenvolvimento. A ferrovia contribuiu para uma relevante expansão da produção econômica dessas regiões, aumentando suas relações comerciais, por meio de um forte acréscimo nas importações e exportações.
Na atualidade, não há, portanto, nesses 480 quilômetros de trilhos goianos o transporte de passageiro, somente o de cargas, o que é lastimável.
A Ferrovia Centro-Atlântica, operante em solo goiano, bem como a Ferrovia Norte-sul, esta em fase de construção, com alguns trechos já inaugurados recentemente, continuam sendo alternativas viáveis de transportes eficientes e de baixos custos de operação quando comparado com o transporte rodoviário. Assim sendo, ao passo que contribuem para a maior competitividade do agronegócio local, fica comprovado que as ferrovias passam a ser indispensáveis, sendo de grande valia para os avanços nas relações comerciais, internas e externas, e para a solidez da economia goiana como um todo. Faz-se necessário que os goianos, principalmente as autoridades competentes, lutem impetuosamente pelo fortalecimento desse modelo de transporte, uma vez que assim estarão dando passos firmes na direção do desenvolvimento econômico e social dessa importante região do planalto central. É verdade que a restauração de uma ferrovia, bem como a construção de outras são processos de altíssimos custos, porém, quando uma ferrovia é colocada em funcionamento os ganhos são incomparáveis. Primeiro, enquanto um caminhão numa rodovia transporta pouquíssimas toneladas de produtos por vez, uma locomotiva consegue puxar dezenas de vagões com toneladas e mais toneladas de produtos pelas estradas de ferro e, depois, o transporte ferroviário bem planejado oferece maior qualidade e menor custo.
Para o momento, basta, mas assim como o Diário da Manhã eu também estou grato pela sua companhia. Brevemente embarcaremos em novas aventuras. Até lá.