Sobre um multi-site para substituir o facebook

A internet e o facebook são instrumentos maravilhosos que nos possibilitam inúmeras facilidades. Apesar de tantas maravilhas, trazem também alguns problemas. Recentemente, perdi meu acesso ao Skype. Consigo entrar no outlook com os mesmos dados de entrada, usar o MSN em lugar do Skype, mas não consigo conectar esse dispositivo, provavelmente por falha no sistema.

Mas poderia não ser uma falha, mas sim uma censura, uma punição; estamos sujeitos a tais vissicitudes. Isso ocorre porque o Facebook, o Skype e outros sites que usamos têm donos.Temos nos sujeitado a iisso não precisaríamos, não precisamos!

Tenho certeza que outros já pensaram em uma solução simples para isso, tenho uma!

Entendo pouquíssimo de computadores, quase nada, mas, dias atrás comecei a criar uma homepage para mim, então me veio uma ideia: criar um multi-site único, um blog que incorpore (quase) tudo o que falo na rede, as funções do facebook, por exemplo. Minha pretensão consiste em criar algo assim, mas estarei sozinho em meu próprio facebook, o que, então, de nada valerá.

Pensei então em compartilhar esse site com outra pessoas, assim como faz o facebook; ele te entrega um site pronto, você entra lá,cria sua página imediatamente e sai clicando, conectado com a maior galera.

Mas por que alguém entraria no MEU facebook? Que sentido teria trocar o existente por uma droga feita por um mané ali?

Porque esse NÃO seria o MEU facebook, nas um site individual, sem dono, sem um controlador. Funcionaria assim: eu crio e controlo minha página, análoga à que temos do facebook, você cria e controla a sua.Eu controlo minha página e a mantenho conectada com outras similares, e cada um faz o mesmo! Não seremos controlados, vigiados, não estaremos sujeitos aos filtros dos donos do facebook que sugerem o que devemos ver.

Eliminando um controle central, descentralizando o sistema, evitaremos a censura, a espionagem, o controle e eventuais sanções (alguns países sofrem punições assim). Sistemas assim recebem a designação P2P, (par a par).

Bem, estou criando uma homepage para mim, uma espécie de blog, Quando estiver pronta vou disponibilizá-la para que todos façam HPs similares, quem o fizer poderá se conectar um ao outro, formando uma rede. Se tudo der certo, funcionará como um mini facebook, com uma possibilidade de contato livre, sem cerceamentos e espionagens.

Com o passar do tempo, com a colaboração dos outros participantes poderemos todos, colaborativamente, construir uma enorme rede de sites conectados controlados apenas por nós mesmos, descentralizados, livres de censuras, controles e espionagem. Com o passar do tempo, deverá se tornar um site abrangente, construído por nós mesmos e suficiente para executar quase todas as funções que outros sites realizam na internet.

Além disso, o site que tenho em mente será um poderoso instrumento de construção de si mesmo. Incorporará as ferramentas para seu próprio desenvolvimento, efetuado pelos próprios participantes. Em suma, uma rede colaborativa autoconstrutora de si própria.

A tarefa parece árdua, difícil e utópica, não é. Bastará agirmos como formigas fazendo, cada um de nós, nossa pequena parte. O resultado, sim, pode ser um sonho imenso,