Erro 6969
Erro 6969
Quem precisa preencher algum tipo tela em algum site prestador de serviço (seja para ler conteúdo, envio de uma simples solicitação ou cadastro para efetuar compra ou participar de um concurso), já deve ter percebido que mais de 80% destas telas apresentam falhas primárias dos mais diversos tipos. Consegui me lembrar das seguintes:
- alguns campos (cuja informação não é conclusiva como “M” para masculino e “F” para feminino – pode ser que em breve seja preciso uma 3ª letra) não possuem um exemplo se o preenchimento permite ou não caracteres especiais;
- não informam se CPF deve ser preenchido com dígitos verificadores juntos ou separados por “-“, “/” ou “.”;
- no campo do telefone não sabemos se devemos colocar o DDD e “-“;
- nenhum campo possui a tecla F9 para nos dar uma orientação em caso de dúvida;
- Não informam um erro cometido pelo usuário logo após o preenchimento – depois de preenchermos 12 campos e clicar sobre “seguir”, “enviar” ou “próximo passo” é que ele dá mensagem (muitas vezes sem indicar qual campo está errado);
- alguns ainda fazem pior: informam que o usuário errou e limpam TODOS os campos que estavam preenchidos corretamente;
- quando conseguimos preencher tudo certo e clicamos no OK, não sai mensagem de que nossas “informações foram enviadas com sucesso – aguarde e-mail de confirmação”;
- alguns campos possuem capacidade para N dígitos e nossos documentos possuem N+1;
- a sequência de informações nem sempre segue uma lógica (misturam dados pessoais com dados profissionais);
- antes do primeiro campo a ser preenchido não existe um alerta informando quais documentos devemos ter em mãos para iniciar o preenchimento;
- em alguns casos precisamos aguardar um e-mail que ao chegar, nos enviam para um link mais confuso que a fase inicial;
- as tais letras para provar “que somos humanos” são miúdas, trepadas, mal dispostas;
- demora da passagem de um campo para outro;
- letras que não dão contraste adequado com a cor de fundo;
- surgimento inesperado de propaganda;
- diversas vezes ocorre “erro 404” nos deixando com a impressão que a culpa é nossa;
- algumas telas caem se você demora mais de 5 segundos para preencher o campo (pobre dos “míopes” com mais de 80 anos);
- quando percebemos um erro de informação e tentamos reiniciar o processo, o sistema trava;
- nenhum ponto do processo exibe um telefone para explicar o erro que está ocorrendo nem a alternativa para quem precisa preencher as telas antes de um evento “fatal” (viagem ou cirurgia).
Com certeza vocês terão mais alguns itens para engordar esta lista.
Estas falhas ocorrem certamente pela falsa prática de “redução de custos”. Ao invés de oferecerem o salário R$ xx,00 a profissionais formados e de comprovado gabarito, oferecem 25% do salário acima para estudantes (estagiários) que não chegaram à metade do curso, ainda não conhecem as ferramentas adequadamente e não conhecem a empresa. Nem sabem como lidar com o público.
Estas empresas não percebem a perda de clientes que estão tendo.
É o “erro 6969” – dupla sacanagem. Com elas e com seus clientes.
Tenho saudades do tempo em que eu criava estas telas.
Haroldo P. Barboza - Vila Isabel / RJ