Escuridão x Luz

De acordo com a ciência, "a escuridão é a ausência de luz". No entanto, a luz parece se manifestar de forma contraditória, ora presente, ora ausente na escuridão do cosmo.

A ciência, quando não consegue explicar o inexplicável, recorre a algumas afirmações como: "isso não existe", "ainda não há comprovação científica", "ainda estamos investigando" (risos ^^). Pois bem, vamos à seguinte questão: "a escuridão é ausência de luz", certo? E por que não o contrário? Por que só a luz tem o mérito da existência e a escuridão não?

Segundo a ciência, "a luz é uma onda eletromagnética que tem um comprimento dentro de um determinado intervalo no qual o olho humano é sensível a ela". Correto. Mas por que essa "onda eletromagnética" precisa desse "intervalo" para se manifestar tão intensamente a ponto de ofuscar a nossa visão? Não seria essa a "escuridão" que não tem nem o mérito da ausência nem da presença?

Até onde sei, o Universo é escuro e nele há "infinitos" pontos luminosos que se destacam por um determinado período. Com o passar dos bilhões de anos ou até menos, esses pontos luminosos desaparecem e, com mais alguns bilhões de anos, outros pontos luminosos surgem em algum lugar do Universo, lugar este supostamente antes escuro (imagino).

As estrelas, por exemplo, segundo a própria ciência, não são eternas. Logo, a luz não é permanente. Ela surge, some e ressurge numa dinâmica "celestial". A ciência também diz que "a luz é matéria" e, como tal, pode ser estudada. Já a escuridão não, pois ela é "nulidade". Por isso, não se considera a luz como "ausência de escuridão". No entanto, sem escuridão não há o que iluminar. Logo, a luz torna-se inútil ou não?

Tudo isso vai depender de uma dinâmica à qual chamamos de "realidade". Mas também segundo a ciência, "a realidade é relativa". Logo, tudo nela é relativo. "Nem tudo que parece ser é", pelo menos é o que diz a "verdade", que não é absoluta.

A escuridão "nula" também se faz presente e ausente. Se não se fizesse, não haveria espaço para a luz brilhar. E o que seria da luz se não fosse a nulidade da escuridão para ela iluminar? Seria apenas mais um elemento do cosmo tão nulo quanto a escuridão, tentando em algum lugar do escuro universo se encontrar.

Isso posto e aceito, podemos concluir que cada elemento material ou imaterial, sendo este nulo ou não, tem sua importância para a harmonia do universo. Tanto a luz quanto a escuridão têm sua relevância e nenhuma possibilidade deve ser descartada. Afinal de contas, a verdade ainda não é absoluta.