Desbravador de Redes Sociais
(
Nossas Informações em redes sociais)
Não são mais nossas!



     Na edição 2332 da revista veja – ano 46 – nº 31 de 31 de julho de 2013. Os jornalistas Felipe Vilicic e Victor Caputo, na página 85, descreve um novo mercado para redes sociais em sua matéria intitulada “Com as mãos no Ouro”.
     Esta matéria e mais a publicação do livro de Gavin Bell, “Criando Aplicações para Redes Sociais” – que não deve ser o único livro sobre o assunto -, nos remete ao fato de que as redes sociais estão mudando ou mudaram no que diz respeito ao seu objetivo prioritário, enlace de interesses pessoais “descompromissados” para uma rede de negócios produtiva. Verdade que esta percepção de rede de negócios, para os desenvolvedores de redes sociais, sempre existiu, e para os usuários existia para poucos que acreditavam estar trabalhando em estratégia de negócios velada. Com o desmascaramento do verdadeiro objetivo deste mecanismo de “entretenimento”, provavelmente os usuários tomarão medidas de proteção contra abusos na manipulação de seus dados, precaver contra espionagem, medidas que hoje alguns usuários mais experientes estão tomando.
      Na matéria da revista veja é apresentado o termo Big Data – Ciencia da organização e analise da exponencial abundância de dados no mundo -, o especialista em Big Data precisa ter um perfil eclético, capaz de dimensionar e organizar o que se “diz” em redes sociais e, de acordo com a matéria, o salário deste profissional chega a 8,300 dólares.
     Uma máxima a se considerar é que todo o indivíduo em algum momento quer comprar algo, este mesmo indivíduo tem uma intenção de apoio a alguma causa ou político. Podemos então considerar que um bom analista pode prever o futuro. Provavelmente surgirá uma nova configuração para as redes sociais, que irá gerar novos conceitos sobre trabalho e empreendedorismo.